Fotos: Divulgação/Portuguesa e Ronaldo Barreto/NETLUSA

Com a Portuguesa garantida no Paulistão e também na Série D do Brasileiro de 2025, a torcida agora analisa, com atenção, aos times que disputarão a elite estadual no lugar dos rebaixados Ituano e Santo André. Na última quarta-feira (27), foram definidos os semifinalistas, que disputam por duas vagas para a primeira divisão do Campeonato Paulista.

+ FPF divulga tabela do Campeonato Paulista Sub-15 e Sub-17

Velo Clube, Juventus, Portuguesa Santista e Noroeste conquistaram as vagas e disputam, além de um lugar na decisão, também um lugar entre os dois que conquistarão o acesso. Contudo, você sabia que três dos quatro treinadores dos times semifinalistas já comandaram a Portuguesa?

Guilherme Alves, Sérgio Soares e Sérgio Guedes já vestiram a camisa da Rubro-Verde, sendo que um deles foi campeão da Série A2 com a Lusa. Apenas Moisés Egert não comandou a Rubro-Verde. Confira abaixo a trajetória dos ex-comandantes da Lusa que estão nas semifinais da Série A2 do Paulista.


Sérgio Guedes

Foto: Douglas Teixeira/Agência Briosa

Atual campeão da Copa Paulista com a Portuguesa Santista, Sérgio Guedes foi o primeiro treinador dos três citados que comandou a Lusa. O técnico desembarcou no Canindé na Série B do Brasileiro de 2010 e foi demitido no decorrer do Paulistão do ano seguinte. Ao todo, ele comandou a Lusa em 21 jogos e venceu 11.

Na Santista, o time sofre com atrasos salariais e dívidas que ultrapassam os R$ 3,7 milhões. Apesar disso, a equipe conseguiu a classificação na quinta colocação, com seis vitórias, cinco empates e quatro derrotas, em 15 jogos disputados. Nas quartas de final, eliminou o XV de Piracicaba, após uma vitória em Santos, por 3 a 2, em um empate em Piracicaba, por 1 a 1.

Guilherme Alves

Foto: Lucas Ventura/NETLUSA

Em seu primeiro trabalho após deixar o Marília, clube em que comandou nas últimas quatro temporadas, o técnico Guilherme Alves está próximo de conquistar o acesso para a elite do Paulistão. O comandante passou pelo Canindé em 2018, onde esteve em campo em oito jogos, com apenas uma vitória.

Após deixar o Canindé, ele passou pelo Paysandu antes de chegar no clube do interior paulista, no qual ficou quatro anos. Na equipe de Rio Claro, ele assumiu a vaga de Fahel Junior e garantiu quatro vitórias, cinco empates e três derrotas, em 12 jogos disputados. A equipe ficou na sétima colocação. No mata-mata, surpreendeu ao eliminar o São José, um dos favoritos ao título, com vitórias por 2 a 1. Inclusive, um dos gols do time rubro-verde foi anotado pelo ex-Lusa Caio Mancha.

Sérgio Soares

Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

Campeão da Série A2 do Paulista com a Portuguesa em 2022, Sérgio Soares está próximo de levantar novamente o título, desta vez com o Juventus. Na Rubro-Verde, ele foi campeão estadual e levou o clube às semifinais da Copa Paulista, onde acabou eliminada para o Marília, e foi demitido para o Paulistão do ano seguinte. Ao todo, ele soma 17 vitórias em 35 jogos disputados. O comandante ainda passou por Altos-PI e Floresta-CE antes de retornar a São Paulo.

O treinador chegou ao time da Mooca no decorrer da competição, na vaga do também ex-Rubro-Verde Jorginho. Ao todo, Sérgio Soares somou cinco vitórias em 12 jogos disputados. A equipe acabou classificada na sexta colocação. Nas quartas de final, teve pela frente a Ferroviária, que disputará a Série C do Brasileiro este ano. Após empatar em 1 a 1 na Javari e sem gols na Fonte Luminosa, o time se classificou nas penalidades, por 3 a 1.

Confira os jogos das semifinais da Série A2:

Juventus x Velo Clube
Noroeste x Portuguesa Santista

19 comentários

  1. E a diretoria da portuguesa não vê isso vai buscar técnico lá no raio que o parta, e trás um monte de jogadores refúgios juntos, ontem observei o Caio mancha fazer um belo gol ,ai pensei não poderia estar com esse sem aqueles bispo dourados gligor e paraizo, sem contar o Carlão do norusca, até o mesenga,cairia muito bem na portuguesa tem que abrir os olhos lusa vê se essa diretoria fas alguma coisa melhor o ano wue vem

    • Não é bem assim, um só teve uma vitória em oito jogos ! E o Ghrigor é muito bom jogador sim, o fato dos três terem passado é porque desde 2013, pra cá é uma leva de treinadores …. E pra mim o Sérgio Guedes é o de melhor potencial, o Soares teimoso e retranqueiro o Guilherme nem considero.

  2. Juventus e Noroeste serão os finalistas, por dois anos o clube do interior terminou a primeira fase como líder mas por questões financeiras caiu na semifinal e quartas no ano seguinte, esse ano com a Unimed de patrocínio master estão prontos para subir e se manter, como foi no início dos anos 2000 com o patrocínio da Kalunga, Juventus é treinado pelo mais competente dos 3 que já estiveram na Lusa e se a diretoria não fosse expert em fazer trapalhadas era pra ainda termos ele como comandante e tocando um projeto de longo prazo, aos imediatistas só lamento…

  3. Grande Sérgio Soares, pegou o Juventus quase na lanterna e no centenário do clube vai levar o time pra A1. Ele tem muito carinho pela Lusa.
    A Briosa sofreu um duro golpe. Apostou na Copa do Brasil e um dos ex-presidentes entrou com ação para reter o prêmio e com isto os jogadores ficaram sem salários.

  4. A Portuguesa Santista mostra que tem profissionais comprometidos com o ofício. Mesmo com salários atrasados além da dívida com ex-presidente que bloqueou as contas do clube já mencionada pelo Dgl, os atletas correm e se doam em campo realmente como se cada jogo fosse uma final. Acho que nossa Lusa deveria investir em tentar levar para o Canindé o Franco (meia) e o atacante Maranhão que jogam aqui. Poderiam ser testados na Copa Paulista e dependendo do resultado serem parte do elenco do próximo Paulistão (garanto serem melhores que Rone e Xandy). Se Deus quiser irei assistir aqui em Ulrico Mursa ao acesso da Briosa para a A-1.

    • Tem total razão!! Muitos destaques da A2 devem ser observados, mesmo pq muitos não devem nada a outros cheios de “grife” por aí nas divisões superiores…
      Franco, Maranhão e o zagueiro Lucas Cunha da Briosa; Felipinho do Velo; Liberato volante e Thiago Rubim do Juventus entre outros bons jogadores e com perfil de jogo mais pegado como da Série D.
      E técnico, olho nesse Júnior Rocha da Inter de Limeira…. 2025 é logo ali

  5. E tem gente aqui que fica defendendo o Castanheira, como vai trazer jogador se não tem dinheiro, olha o exemplo da nossa xará de Santos, com dívidas montando bons times. É uma questão de competência e não de dinheiro.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here