Foto: Divulgação/Portuguesa

Escrevo essa coluna para que não esqueçamos: a Lusa é grande! Acho que a torcida de todos os times que enfrentaram o Corinthians nesse Paulistão acreditavam que podiam ganhar. Por que com a gente seria diferente?

+ Portuguesa x Corinthians: confira informações e prováveis times

Independente do resultado, se vier uma miraculosa vitória, um empate sem graça, ou uma vergonhosa goleada, não podemos desanimar. Quarta-feira tem o jogo contra a Ferroviária, em casa, e sem dúvidas podemos ganhar! Seja pra sair da zona de rebaixamento (sendo otimista em relação ao Ituano), seja para continuar respirando, o campeonato não acabou!

Quando li os comentários da minha última coluna, senti muita gente ‘jogando a toalha’. Se nós mesmos desistirmos, como vamos cobrar os jogadores a continuar acreditando?


Respeito o sentimento de quem ‘já sabe’ o que vem pela frente (mais uma frustração). A nossa torcida foi muito maltratada nos últimos anos. A equipe atual pode ser fraca, mas joga com vontade e é o que temos.

Para um time que superou sete anos de Série A2, inúmeros rebaixamentos seguidos, incompetências, erros, e mesmo assim voltou à elite, não podemos desanimar por causa de quatro ou cinco derrotas seguidas. A Lusa não acabou do dia para a noite, e a esperança também não! As distâncias parecem gigantes e inalcançáveis, mas em duas rodadas com alguma sorte, isso tudo muda.

Me reservo ao direito de, ao menos até o fim da partida contra a Ferroviária, ser otimista. Talvez a gente perca os dois jogos e feche a rodada virtualmente rebaixado. Mas pode ser que ao fim da próxima quarta estejamos respirando aliviados.

A Portuguesa se apequenou nos últimos tempos. E nessas últimas rodadas tem jogado e agido como time pequeno: insucesso em confrontos diretos, sofrendo virada, rescisões em meio de campeonato, venda de mando, torcida irritada… É o script completo do rebaixamento.

Possivelmente uma a cada mil campanhas parecidas acabe sem queda. Mas e se essa “uma” formos nós? A volta à elite foi uma mostra de que nossa camisa ainda pesa. E uma arrancada final, ainda que aos trancos e barrancos, pode mostrar que continuamos entre os gigantes do futebol paulista.

Pelo menos até quarta-feira, fica a sugestão: segurem as toalhas!

* André Carlos Zorzi é jornalista, autor de “Para Nós És Sempre O Time Campeão – A Portuguesa de 1996” e coautor de “Lusa: 100 Anos de Amor e Luta”.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA

15 comentários

  1. Deixar de acreditar nunca, LUSA sempre LUSA, hoje já acordei com a camiseta da LUSA, minha esposa Palmeirense me perguntou se a LUSA jogava hoje e falei: sim, pé ganharemos do Corinthians por 2×1……..
    Acreditar sempre…..
    Maior que a LUSA, só DEUS e a minha Família

    • Mano, excelente texto. Mas tanto a vitoria, como a manutenção da nossa Lusa na série A1 não depende da torcida e sim dos jogadores. Enfrentar o Corinthians nessa fase do Cameponato é enfrentar o Golias. Se os jogadores não entrarem com essa garra, não é a torcida que vai fazer a diferença. Aliás a Torcida sempre foi guerreira, e os jogadores deveriam aprender com a Leões como ser derrotados de cabeça erguida e lutando até o último suspiro.

  2. Independente de onde (qual série estará jogando), a verdadeira torcida (por mais que um brigue com o outro) estará sempre torcendo pela LUSA o que você viu nos últimos comentários foi nada mais do que um protesto massivo contra uma gestão que pode até fazer um bom trabalho fora do futebol mas quando se trata desse esporte essa gestão é uma das piores que tivemos. O clube, o escudo o hino estará sempre no coração muito machucado desse torcedor, tendo chance de ser campeã ou tendo que brigar até o último minuto contra um rebaixamento.

  3. A toalha foi jogada pela diretoria depois da primeira rodada, quando o time não jogou absolutamente nada e a preocupação do presidente foi sair correndo pra anunciar que tinha vendido o mando do jogo pra Brasília, demonstrando o quanto está se cagando pro aspecto desportivo na sua administração. E logo colocou as cadelas ativas na Internet para o defender, dizendo que esse dinheiro era muito importante e faria toda a diferença. Agora o castanheira juntamente com Toninho Cecílio que peguem a toalha, o 1 milhão e vão passar uma temporada na praia, bem longe do canindé.

  4. Mano, excelente texto. Mas tanto a vitoria, como a manutenção da nossa Lusa na série A1 não depende da torcida e sim dos jogadores. Enfrentar o Corinthians nessa fase do Cameponato é enfrentar o Golias. Se os jogadores não entrarem com essa garra, não é a torcida que vai fazer a diferença. Aliás a Torcida sempre foi guerreira, e os jogadores deveriam aprender com a Leões como ser derrotados de cabeça erguida e lutando até o último suspiro.

  5. 100% Zorzi. Essa é a nossa parte!!! Agora, comissão técnica e jogadores precisam acreditar muito nessa reviravolta. Eles, na minha opinião é que são os protagonistas desse milagre!!Eu acredito.

  6. Concordo com o Zorzi. Mesmo que perca hoje, o nosso jogo decisivo é na 4a feira contra a Ferroviária no Canindé. Até lá devemos acreditar. Vamos Lusa nossa fé te empurra. E vamos trazer 1 ponto de Brasília. E esse ponto vai fazer a diferença no final. Tenhamos fé.

  7. Concordo com o Zorzi. Mesmo que perca hoje, o nosso jogo decisivo é na 4a feira contra a Ferroviária no Canindé. Até lá devemos acreditar. Vamos Lusa nossa fé te empurra. E vamos trazer 1 ponto de Brasília. E esse ponto vai fazer a diferença no final.

  8. Respeito a opinião de todos, mas nunca na vida antes desse time de agora, achei que seria derrota na certa, mas não tem como, pro corinthians será um jogo treino. Não sei como conseguiram
    montar um plantel desse, nem que fosse proposital seria difícil, não encaixa nada.

  9. Acredito muito, embora com o coração machucado, pela falta de planejamento, falta de tecnics do nosso time, podemos sonhar com uma vitória magra hj, os 3 pontos na tabela e a confiança renovada, vai minha Lusa te amo

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here