Foto: Jhony Inácio/Ag. Paulistão

O que já estava ruim ficou pior. A Portuguesa conseguiu a proeza de perder três jogos que, em tese, seriam confrontos diretos: Água Santa, Inter de Limeira e Guarani. Não só não fizemos ponto, como três concorrentes à queda fizeram três. Vamos visualizar o impacto disso vendo a pontuação na tabela.

+ Thomazella lamenta derrota e pede união para a Lusa reagir

Logo após a derrota pro São Paulo:

4 pontos – Portuguesa
4 pontos – Inter
4 pontos – Guarani
2 pontos – Água Santa


Hoje, após a derrota pro Guarani (7ª rodada):

10 pontos – Inter
8 pontos – Água Santa (um jogo a menos)
7 pontos – Guarani
4 pontos – Portuguesa

Como estaria hoje caso tivéssemos empatado os três jogos:

8 pontos – Inter
7 pontos – Portuguesa
6 pontos – Água Santa (um jogo a menos)
5 pontos – Guarani

Não vou nem simular como seria se tivéssemos vencido algum jogo, porque nosso time pelo visto não ganha de ninguém. Mas é aquilo que todo mundo alerta desde o início do campeonato: o Paulistão de 12 rodadas é muito cruel. Quem ganha dois jogos seguidos, vai ao céu, quem perde alguns seguidos, vai ao inferno.

Agora temos mais três jogos difíceis pela frente. Dois gigantes, Corinthians e Santos, e a lanterna Ferroviária no meio.

Não tem jeito: precisa vencer a Ferroviária, por ser confronto direto. Mas é preciso muito cuidado, pois além de não estarmos aproveitando o fator Canindé, o time de Araraquara só pontuou jogando fora (venceu Água Santa e empatou com o Santos).

Contra os outros dois, é fato que não temos time parelho. Mas acho realista pensar em empate, sim. O Corinthians perdeu para o Red Bull que nós fizemos 3 a 0 e jogou de igual para igual com o Guarani, que fez um jogo parelho conosco. Na Vila Belmiro, o Santos empatou com Ferroviária e Água Santa, e venceu São Bento e Mirassol por um gol de diferença.

Mas farei uma projeção otimista, mesmo sem ser tão otimista. Vamos supor que perderemos os jogos contra os outros grandes. Ainda parece plausível vencer Ferroviária e São Bento em casa e empatarmos com o Mirassol fora, o que nos deixaria com 11 pontos e boas chances de não cair, a depender da tabela – e ela não é difícil só para a Lusa. Há diversos confrontos diretos entre times brigando para não cair, e todos ainda enfrentam equipes da Série A.

Até já sei a resposta que muitos darão: “Essa conta é muito bonita, mas tem um problema: a Lusa”.

De fato, pra quem venceu um jogo em sete, é difícil vencer dois em cinco. Mas quem sabe aquela partida fora da curva que fizemos contra o Red Bull não se repita? Ou que surja um cartão vermelho do adversário, um time reserva em campo, um pênalti no momento certo…

Não precisamos nem ir muito longe pra nos inspirar, lembram da Série A-2 de 2019? Um time horrível, a torcida brigada com a diretoria, nenhum craque no elenco. Ficamos sem vencer durante as NOVE primeiras rodadas! Não sabemos como, mas vencemos quatro dos cinco jogos seguintes e não caímos.

Quem souber rezar, reze, e quem puder sonhar, sonhe, porque acho que vamos nessa toada até a reta final. É o que nos resta!

Por sinal, fiz a tabela dos jogos restantes nossos e dos outros times com menos de 9 pontos. Eu ainda acredito, e você?

C = Casa | F = Fora

LUSA – 4 pontos

F – Corinthians (Nosso mando, mas em Brasília)
C – Ferroviária
F – Santos
C – São Bento
F – Mirassol

FERROVIÁRIA – 4 pontos

C – Botafogo
F – Portuguesa
C – Guarani
F – Palmeiras
C – Inter

ITUANO – 6 pontos

C – São Bernardo
F – Mirassol
C – Santo André
F – Red Bull
C – Santos

GUARANI – 7 pontos

F – São Bento
C – São Bernardo
F – Ferroviária
F – Inter
C – Palmeiras

MIRASSOL – 8 pontos

F – Red Bull
C – Ituano
F – Corinthians
F – Santo André
C – Portuguesa

BOTAFOGO – 8 pontos

F – Ferroviária
C – São Bento
F – São Bernardo
F – Água Santa
C – São Paulo

ÁGUA SANTA (ainda não fez o jogo da 7ª rodada) – 8 pontos

F – Santo André
C – Palmeiras
C – Red Bull
F – Inter
C – Botafogo
F – São Bernardo

* André Carlos Zorzi é jornalista, autor de “Para Nós És Sempre O Time Campeão – A Portuguesa de 1996” e coautor de “Lusa: 100 Anos de Amor e Luta”.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA

20 comentários

  1. Zorzi, infelizmente nem Nossa Senhora de Fátima salva mais, a segunda divisão nos espera, graças ao Sr. Presidente, comissão técnica e o ex técnico, eles contrataram essa cambada de jogadores de várzea, nosso destino já estava decidido antes de começar o campeonato, clube que não tem planejamento n]ao vai para a frente, vai ficando sempre derrapando, sou um torcedor da velha guarda, acho que a Portuguesa se não arrumar uma SAF vai ficar de mal para pior, já sofri muito, agora estou aplicando o FODA-SE

    • Faço minhas suas palavras….
      O mínimo seria montar um time ao menos razoável para disputar esse campeonato Paulista….
      Nem um time de várzea foi montado..
      Entra ano, sai ano sempre os mesmos erros….
      Tenho 57 anos de idade, o primeiro jogo da Lusa que assisti ao vivo foi uma goleada de 5 x 1 aplicada sobre o Corínthians em 1975 no Pacaembu….
      9 anos de idade, encantado com um timaço….
      E nos dias de hoje, a quase impossível tarefa de tentar não cair novamente…
      Lamentável, ou entra a SAF, ou é melhor fechar as portas….

    • De onde a lusa vai arrancar esses 7 pontos? Talvez 3 da ferroviária, 1 do são bento e com muita sorte mais 1 do mirassol (esse acho muito difícil), portanto chega nos 8 ou 9 pontos…

  2. Seguramente temos o pior elenco.
    A cada rodada a situação piora.
    Enfrentamos adversários diretos e perdemos, comprovando que somos os piores.
    Sinceramente, quem perder pontos para o nosso time atual, merece cair.
    É aquela estória: o homem feio e o homem mais feio…
    É como a morte, temos que nos conformar.

  3. Pessoal, boa tarde.

    Infelizmente já caímos. A Portuguesa disputa esse campeonato como se já estivesse rebaixada desde o início. É como se o time estivesse cumprindo tabela o campeonato inteiro, apenas esperando por sua despedida. Isso é muito triste.

    Assistindo aos jogos, eu vejo que não falta vontade por parte dos jogadores, eles têm raça e suam a camisa. Mas, o nosso problema, é a falta de qualidade técnica. No segundo tempo do jogo de ontem, isso ficou evidente.

    Sejamos realistas. Não vamos vencer nenhum jogo fora de casa (Corinthians, Santos e Mirassol). Se conseguirmos três ou quatro pontos nos jogos em casa (Ferroviária e São Bento), já será milagre.

    Em 2024, estaremos na Série A2.

  4. Contas são feitas para times que ganham pontos, jogam bola. Se alguém disser que a portuguesa não faz mais nenhum ponto até o final do campeonato, não acho nada exagerado. Esse time montado pelo Toninho Cecílio com a aprovação de António castanheira não tem capacidade de fazer pontos nesse campeonato. Aliás, esse time passa dificuldades na copa Paulista.

  5. Nosso jogo chave para a Lusa vai ser Domingo contra o Corinthians nesse campeonato Não existe Bicho papão existe sim varias equipes muito ruins e nessa lista está a Lusa. Mas vamos lá porque esse time da Lusa é muito ruim ? Não houve planejamento e sequer contratação de jogadores que possa chegar para fazer a diferença, uma grande quantidade de jogadores contratados e muito limitados e sem preparo físico ideal. o Resultado é esse agora é ganhar para não cair. Quem são os culpados: Diretor de Futebol e seus parceiros muito limitado tecnicamente DEVEM ser todos sem Dispensados. Solução: Contratar urgente um Profissional de futebol comprometido com a Lusa. Depois que venderam nossa vaga as coisas está se complicando dia a dia.

    • Orlando, você disse algo muito importante que parece estar esquecido da torcida, imprensa e diretoria (lógico). Alguém de dentro vendeu a vaga no caso Heverton, e ficou por isso mesmo.

  6. Infelizmente, o colunista está sonhando!!!! Esse time de várzea, que está vestindo uma camisa grande devido a dirigentes medíocres e incompetentes como TC e ACC, é péssimo e já está rebaixado…. não tem salvação…. Essa é a realidade!!!!!
    ACC: FDP!!! VTNC!!!
    TC: FDP!!!! VTNC!!!!
    TIME DE VÁRZEA: VTNC!!!

  7. Com Patrick e Naldo na zaga. Fabiano na lateral esquerda. Marzagão, Hudson, Tauã (ou Bochecha) e Daniel Costa no meio de campo. Talvez haja alguma melhora. Acreditar é preciso.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here