Quando a Lusa marcou os gols contra o Botafogo eu gritei: “Vamos classificar!”. Vindo de cinco jogos sem vencer, podia soar como exagero. Ainda temos muito chão pra isso, mas faltando quatro rodadas pra acabar o Paulistão, as chances parecem bem reais.
+ Patrocinador comandará a operação de Lusa x Corinthians no Pacaembu
O regulamento do Paulistão nos últimos anos tem sido uma loucura, especialmente para nós, torcedores da Portuguesa. A obrigação é não cair e garantir a vaga na Série D. Além disso, é lucro. Mas uma vaga na Copa do Brasil, conforme foi no ano passado, seria ótima.
O jogo contra o Água Santa é primordial. Se perdermos, ficamos a apenas um ponto do time que hoje é o lanterna. Se vencermos, a distância aumenta para sete, e provavelmente ficamos mais uma rodada na zona de classificação. Na sequência vêm o Corinthians, já classificado e pensando na Libertadores, e o São Bernardo, páreo duro, mas em casa. Encerramos contra o Noroeste – como estarão até lá é uma incógnita. Posso estar sendo otimista demais, mas fazer 8 ou 9 pontos nessa sequência parece bem plausível. Quem sabe não seria o suficiente pra passar?
Mais uma vez estamos no pior grupo em termos numéricos. Somando os quatro integrantes, foram 36 pontos conquistados até agora. O do São Paulo não está tão à frente, com 37. O do Palmeiras tem 49 e o do Corinthians 51. Se o sorteio fosse outro, a Lusa teria chances? Talvez se brigássemos por essa vaga que hoje está com o Novorizontino. No restante, sem chance.
Ano passado tivemos sorte. Neste ano, diria que estamos tendo de novo. Tivemos uma sequência muito difícil nas cinco partidas iniciais, mas isso melhorou muito depois.
Eu confio na prancheta do ‘Cauandiola’. Confio na força de vontade dos nossos jogadores. Confio também na ruindade dos adversários de grupo. Confio na nossa torcida – é impressão minha ou a formatação do Pacaembu está fazendo mais barulho que o de costume no Canindé?
Em resumo, confio na classificação. Se não vier, está tudo bem, também. O importante é não cair e não deixar de jogar o nacional no segundo semestre. A Lusa está voltando!
Time de hoje é melhor que o dos últimos Paulistas?
PS: Ainda naquela fase sem conseguir vencer, cheguei a debater com alguns amigos: o time deste ano é melhor que os do ano passado? Na minha visão, sim. Mas fui voto vencido.
Aproveitei a deixa para fazer um breve levantamento e relembrar quanto tempo levamos para chegar à pontuação atual que a Lusa tem, 9 pontos (após 8 rodadas) nas outras Séries A1 desta década e da passada.
Em 2024, chegamos à penúltima (11ª) rodada com 7 pontos. Vencemos o Mirassol e fomos a 10.
Em 2023, chegamos à última (12ª) rodada com 7 pontos. Vecemos o Mirassol e fomos a 10.
Em 2015, chegamos aos 9 pontos na 7ª rodada – mas em nosso 6º jogo. Nos nove jogos seguintes, não vencemos mais nenhum e acabamos caindo.
Em 2014, chegamos à 10ª rodada com 8 pontos. Vencemos o Comercial e fomos a 11.
Em 2012, chegamos aos 9 pontos na 7ª rodada. Ainda venceríamos o jogo seguinte, o 8º, e depois mais nenhum. Caímos, também.
Em 2011, chegamos aos 9 pontos na 6ª rodada. Semanas depois, nos classificamos às quartas.
Em outras palavras, tudo ainda pode acontecer – inclusive o rebaixamento. Mas é um alívio sentir, de fato, uma evolução na melhora do nosso sofrimento a cada ano desses últimos três.
* André Carlos Zorzi é jornalista, autor de “Para Nós És Sempre O Time Campeão – A Portuguesa de 1996” e coautor de “Lusa: 100 Anos de Amor e Luta”.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA