O clássico entre Portuguesa e Corinthians, marcado para este sábado (15), às 18h30, na Mercado Livre Arena Pacaembu, terá sua operação comandada pelo Grupo Metrópoles. A empresa será responsável por toda a organização da partida, incluindo a definição dos preços e setores dos ingressos, venda e logística do evento, o que pode impactar no número de entradas e local onde estará a torcida da Lusa. A informação foi divulgada pelo jornalista Luiz Nascimento, do ge, e confirmada pelo NETLUSA.
+ Renan Peixoto comemora bom momento e mira classificação no Paulista
Inicialmente, o jogo estava previsto para acontecer em Brasília, fruto de um acordo firmado ainda em 2024, antes da criação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). À época, a diretoria da Portuguesa vendeu o mando de campo, recebeu o valor e utilizou os recursos para equilibrar as finanças do clube.
Com a mudança de gestão, a SAF conseguiu reverter a situação e trazer o jogo de volta para São Paulo. No entanto, como a partida marcará o retorno do Corinthians ao Pacaembu após 11 anos, a tendência é que os ingressos tenham preços elevados e que o espaço destinado à torcida rubro-verde seja reduzido. Contudo, a SAF conseguiu a manutenção dos sócios-torcedores, os quais que já contam com a gratuidade para os jogos com mando da Lusa possam assistir ao clássico no estádio.
A SAF da Portuguesa chegou a emitir uma nota confirmando que o mando de jogo havia sido negociado antes da transição para o novo modelo de gestão e que, por isso, a atual administração não participou diretamente da decisão. Ainda assim, nos bastidores, o clube trabalhou para reverter a situação e garantir que o confronto fosse disputado na capital paulista.
O retorno do clássico ao Pacaembu pode beneficiar a Lusa esportivamente, garantindo o apoio da torcida e evitando a longa viagem até Brasília. No entanto, com a operação sob controle do Grupo Metrópoles, os torcedores rubro-verdes devem encontrar um cenário desfavorável em relação à presença no estádio, já que a maior parte dos ingressos deve ser direcionada aos corintianos.