Foto: Divulgação/Portuguesa

Gol de pênalti no último lance e um ponto fora de casa. Independente da qualidade do jogo, o resultado contra o Ituano ontem à noite me deixou feliz. Mas o que significa um ponto na conta? Numa Copa Paulista que passam mais da metade dos times do grupo, tem um peso. Numa Série A de 38 rodadas, outro.

+ Paraizo salva a Lusa de um desastre; veja as notas da Portuguesa

Nossa torcida pela primeira vez está experimentando um Paulistão com 16 times, caindo dois. Aproveitei para fazer um breve levantamento da pontuação das duas equipes rebaixadas desde que o regulamento atual foi adotado, há seis anos:

2017 – São Bernardo/10 pontos e Audax/9 pontos
2018 – Linense/10 pontos e Santo André/8 pontos
2019 – São Caetano/9 pontos e São Bento/7 pontos
2020 – Água Santa/11 pontos e Oeste/10 pontos
2021 – São Bento/9 pontos e São Caetano/3 pontos
2022 – Ponte Preta/9 pontos e Novorizontino/3 pontos


Ou seja, fora o ano de 2020, nas outras cinco ocasiões, dava pra se salvar com 10 pontos na tabela – em 2017 e 2018, nos critérios de desempate.

Sendo otimista, esse pontinho de Itu pode representar 10% de um objetivo completo daqui a dois meses. É o que eu sempre digo: não importa se o nosso time não empolga, se tiverem outros dois que empolguem menos, tá valendo!

Parece pouca coisa, precisar só de 10 ou 11 pontos pra cumprir um objetivo. Mas quando a gente lembra a quantidade de times de Série A, B e C e outros que tiveram um retrospecto recente melhor que o nosso que encontraremos no caminho… Vai ser primordial o confronto direto contra os times que efetivamente brigarem para não cair.

Pés no chão e rumo ao tetr… Digo, rumo à permanência!

* André Carlos Zorzi é jornalista, autor de “Para Nós És Sempre O Time Campeão – A Portuguesa de 1996” e coautor de “Lusa: 100 Anos de Amor e Luta”.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA

14 comentários

  1. Meus Deus…catando migalhas já na segunda rodada? Não sei se é otimismo ou desespero.
    Time sem finalização. Sem qualidade no passe.
    Sem liderança em campo. Trocas que não surtem efeito. Marzagão no banco. Torcer para surgir times piores na competição? O medo de cair já é a própria miséria humana…

    • Boa tarde.
      Concordo com você Novaes.
      A minha esperança, ou melhor, a nossa é que o Paraizo com seu fôlego, vontade e habilidade consiga os gols que tanto precisamos.
      Grande abraço.

  2. Infelizmente a Inter de Limeira ontem venceu…nossa sorte que o Mirassol e Água Santa já perderam 2!
    Conseguir duas vitórias contra esses times, não ser goleada pelos grandes e 2 empates fora…Agora é só orar

  3. Vamos Analisar a Tabela para Portuguesa

    Bragantino – CASA –
    São Paulo – FORA
    Agua Santa – FORA
    Inter de limeira – CASA
    Guarani – FORA
    Corinthians – “CASA”
    Ferroviária – CASA
    Santos – FORA
    São Bento – CASA
    Mirassol – FORA

    Se para para analisar, temos a obrigação de ganhar os seguintes jogos, Inter de limeira (Casa), Ferroviária (Casa) e São Bento (Casa), só ai já são 9 Pontos, e ainda sao times que brigam diretamente pela vaga a Serie D e ao Rebaixamento. E ainda dá para tentar buscar um empate fora contra os seguintes times. Guarani, Mirassol e Agua Santa. Se conseguir 14 pontos no total, se livra do rebaixamento e ainda depende de alguns clubes consegue o objetivo de se classificar para a Serie D. O pensamento com o time que tem hoje nao vai ser muito fora disso, teoricamente contra os times que brigariam pelo descesso e por vaga na Serie D, enfrentamos três deles EM CASA, por isso temos que ganhar.

  4. O problema é ganhar!!! O time é fraquíssimo para a série A1. Castanheira e Toninho Cecílio fizeram um péssimo trabalho até agora… Não entendem nada de futebol ou…. deixa para lá… Ninguém confia nesse time e técnico… A nossa salvação seria outros dois piores que nós… não tem outro jeito… Mas a solução é a venda do mando contra o curinthia… acho que tem gambá escondido no Canindé… Pobre LUSA!!! quem te viu e quem te vê…. o que fizeram com o clube!!!! Meus Deus!!!!

  5. Perfeita análise, Zorzi !
    Infelizmente a nossa realidade atual é exatamente essa.
    O objetivo é permanecer na A1. Tudo que vier a mais é lucro, principalmente com a qualidade do elenco montado.
    No mais, temos que torcer e apoiar. A merd@ está feita.

  6. Quando se tem uma equipe muito ruim, o pensamento é esse.Se tivessemos uma boa equipe , pensariamos na série D. Falta dinheiro e consequentemente o planejamento é sofrivel. Agora a pergunta é : O treinador pode piorar esse cenário??Isso eu tenho medo!!! Ele é um cara estranho e me parece teimoso. Fiquei me questionando ontem, o cesinha não jogava nessa equipe??

  7. Nosso maior problema é a defesa, falta um beque que imponha respeito ( o VR é sacanagem) e um volante pegador ( que está no banco )- Na frente o Mazzola tem de achar uma maneira de acertar o Daniel com o Nathan para acionar o Paraizo.

  8. Esse cara, esse Zorzi, é assessor do Castanheira? Só fala em cair, só faz prognóstico de time pequeno…Empatar com Ituano no último minutos é motivo de felicidade? Vamos fechar as portas, meu….Diz aí, Zorzi: perder hj no Canindé de um a zero pro Bragantino vai te deixar feliz também? Vender mando de jogo com Corinthians vai te deixar feliz TB? Ser esse time eternamente pequeno vai te deixar feliz TB? Socorro!!!!! Que os fantasmas de Alexandre de Barros e Mané da Lupa se afastem de nós!!!!!!

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here