A pouco menos de dois meses do início da Copa Paulista, a Portuguesa já anunciou a maior parte dos reforços para a competição. Uma ausência, contudo, me preocupa: um homem de criação de jogadas. Após a saída do veterano Daniel Costa e a frustrada tentativa de emplacar Lucas Nathan no campeonato paulista, a Portuguesa se viu sem um jogador que pense o jogo e que tenha o passe e a visão de jogo como suas principais virtudes.
+ Portuguesa recorre e consegue manter suspensão das dívidas cíveis
É essencial termos alguém que se encaixe nesse perfil e que saiba atuar na Zona 14, faixa de campo que vai da intermediária ofensiva até a entrada da área. Estatisticamente, é nesse trecho que se originam cerca de um quarto dos gols no futebol mundial e aproximadamente 70% dos passes decisivos que geram chances claras de gol.
Independente do estilo de jogo a ser adotado pelo novo treinador, Leandro Zago, a importância de um jogador com esse perfil é indiscutível. Não precisa ser um camisa 10 clássico, no estilo do Daniel Costa, que não apresenta o dinamismo exigido para se jogar em transição. Pode ser um jogador mais móvel, até com maior poder de recomposição defensiva, mas que seja capaz de encontrar espaços e dar passes entre linhas desconfigurando o sistema defensivo adversário. Isso se faz ainda mais necessário quando se tem jogadores como Xandy, Rochinha, Misael, Paraizo, que sabem atacar espaços e são favorecidos ao receber bons passes em profundidade.
Até o momento, nenhum jogador assim foi contratado, mas o novo executivo de futebol, Edgar Montemor, já confirmou que a Lusa ainda busca um meio-campista para compor o atual elenco. Espero eu que seja alguém com essas características e que apresente um bom desempenho para se firmar como titular da equipe. Precisamos disso.
* João Geraldes, 28 anos, osasquense, cursei História na USP e técnico em Serviços Jurídicos na Anhanguera. Servidor do Tribunal de Justiça de São Paulo. Descendente de imigrantes transmontanos. Lusitano fanático desde que nasci. Sim, é genético.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA
Belo texto e até agora nada de chegar um meia pra articulações de jogadas, presta atenção Portuguesa, VAI LUSA PÔ!
João Geraldes Parabéns pela sua colocação o futebol mudou muito nos dias atuai, NÃO precisamos de um ” MESSI ” mas precisamos de um jogador camisa 10, que venha para ser Titular e fazer a diferença. Vamos confiar no nosso Diretor Dr. José Roberto Cordeiro a responsabilidade é sua.
Com esse sobrenome , Cordeiro tem que agir logo quanto a um bom armador de jogadas ,se quiser escapar dos Leões famintos !
Como a lusa vai contratar um meia eu não sei. Mas teria que buscar um meia promissor do sub 20 sub 23 dos grandes clubes Brasileiros
Um jogador com essas características de CAMISA 10 já é raro em circunstâncias normais, pior ainda sendo para jogar uma simples CP, pra ganhar um salário baixo e não ter sido procurado por clubes de série B, C ou D….. muito difícil realmente!! Vamos na esperança, quem sabe….
Interessante, sr Orlando não fez um comentário sem citar DR Jose Roberto Cordeiro, poderia nos dar a ” wikipedia” deste senhor na portuguesa.
Sr. José o Dr. José Roberto Cordeiro Fez parte da minha vivencia do campo do Areião e quadras internas da Lusa. Hoje ele ocupa um cargo de Diretor de Esportes na Lusa portanto ele está diretamente ligado as contratação da Lusa, existe algum mal nisso jogamos bola junto no época de ouro da Lusa. Vou citar quem a Leões da Fabulosa? Sr. José queremos sim uma Lusa Vencedora independente daqueles que só saber ” Cornetar os trabalhos hoje em andamentos na Lusa “
Que papo besta..” zona 14 ” porra de zona, esse time dá é medo, ainda bem que não tem rebaixamento.
Eterno problema da Lusa.
Será que só a torcida enxerga isso?
“Ataca em leque, defende em concha” com os pontas bem na beiradinha e os beques dando bico pros lados. kkkkk, cada uma…….
Galera, o que ele falou está correto e é disso que precisamos e temos reclamado por aqui. Ao menos, estão enxergando nossas necessidades. Vamos confiar. Sem o pessimismo que vira e mexe toma conta de alguns de nós. VAMOS LUSA!!!!
Sr Orlando se o sr sentiu-se ofendido minhas desculpas, mas não foi essa minha intenção, mera curiosidade mesmo. Estou satisfeito por saber que tem poder de contratar na lusa e pode ser elogiado caso o time vá bem, e se o time não for bem sucedido também será mais um a receber criticas. Justo?
Na haver nunca levantou um caneco…surfista de pia de cozinha
Zona 14… Esse papo de futebol gourmet está muito longe da nossa realidade.
Só um articulador é pouco , basta ver o Santos que só tem perdido ultimamente ! Tem que ser dois com características ofensivas , mesmo que se tenha que tirar um da banheira ! De nada adianta quatro lá na frente e só recebendo chutões da defesa ….A bola chega quadrada ou vai pro adversário ! Um volante guarnecendo a defesa e dois formiguinhas abastecendo o ataque ou dando uma de Zico , ao se transformar num falso atacante ….Tem que municiar e dependendo se infiltrar ! Aí teremos mais opções de bola na rede !