A Portuguesa está irreconhecível na Copa Paulista de 2022. Eu sei, eu sei, a frase é forte, desconfortável e não agrada aos ouvidos, mas é um fato. Até agora, a Lusa de Sérgio Soares não jogou essa competição. Entrou em campo, mas não atuou.
LEIA TAMBÉM: Sérgio Soares pede desculpas ao torcedor após derrota
Tudo bem, tudo bem, que o campeonato não brilha os olhos de ninguém. Tudo bem, tudo bem que deve dar alguma preguiça de vez em sempre, mas se a Portuguesa deseja conquistar a vaga à Série D em 2023, esse é o caminho mais direto e rápido que ela hoje tem à mão.
Muito embora dez entre dez torcedores da Portuguesa saibam disso, muito embora até o banco que fica em frente ao busto do eterno presidente rubro-verde, dr. Oswaldo Teixeira Duarte também tenha conhecimento sobre, há algo se perdendo nesse caminho. No caminho entre o saber e ter consciência a respeito.
Com toda honraria que o EC São Bernardo mereça, é impossível achar normal, corriqueiro ou rotineiro essa derrota diante do time do ABC, ainda que o jogo tenha sido fora de casa. Ou ainda que o árbitro possa ter deixado para lá um lance de penalidade. Ainda assim, não dá!
Quero crer que o acesso à Série A1 do Paulista não tenha anestesiado uns e outros. Quero crer. Mas a sensação que me dá é que a Lusa pode jogar em alto nível a qualquer momento nessa competição, mas ela posterga. Adia sempre para o próximo jogo. E isso é ruim. Tira a confiança do elenco e preocupa a torcida, que sonha com dias melhores definitivamente.
O fato é que a Portuguesa deve uma exibição de gala nesse campeonato. Uma exibição para qualquer um dizer, “tá vendo…”. E, novamente, com todo respeito, já passou da hora. Os líderes do time precisam tomar pulso. O técnico também. E, em boa medida, o mesmo vale para a gestão de futebol e do clube. Mais ou menos, como uma advertência do tipo “preste atenção, rapaziada, porque o caminho da recuperação é bem longo”. E difícil, acresceria.
O resultado, contudo, é que agora em vez de curtir um jogo suave no próximo sábado, no Canindé, a Portuguesa vai jogar a vida na Copa Paulista diante do São Caetano, um time que sempre complica o caminho de qualquer agremiação.
O jogo de ida já mostrou como a situação esteve longe de trafegar em águas calmas. Bem longe. Foi um zero a zero murcho e sem grandes emoções.
Mas no sábado, a situação promete ser outra. Primeiro, porque o São Caetano talvez queira se classificar em primeiro no grupo. E depois porque pode ser bem interessante empurrar a Lusa para fora do certame.
Portanto, há muito por fazer dentro e fora do gramado. E fora, além de uma boa promoção de ingressos, conscientizar a galera que o jogo é matar ou morrer. E para tudo dar certo no ano que vem para Associação Portuguesa de Desportos, classificar não é luxo. É obrigação.
Ah, antes de um finalmente, uma necessária ressalva. Se a torcida da Lusa quer vê-la na D em 2023, chegou a hora de se fazer presente, com ou sem promoção. Porque se der ruim, o semestre vai acabar neste sábado.
* Maurício Capela é jornalista há 28 anos. Comentarista, já trabalhou em diversos veículos, como RedeTV!, 105 FM, Tropical FM, Veja, Valor, Gazeta Mercantil.
Tá sendo muito difícil ouvir os 5 minutos finais, fico só no áudio do Netlusa ouvindo a raiva dos narradores e comentaristas,vamos mudar isso, torcendo como sempre , VAI LUSA PÔ!
Galera passando aqui pra convidar todos vocês pra irem pro Canindé sábado! É um jogo importante pra Lusa, precisamos da nossa torcida em peso! Bora lotar o Canindé! Torcedor de verdade apoia sempre o time! Vai lusa
Portuguesa x São Caetano
03/09-2022
Horário: 15:00
Bora levar pelo menos 7.000 pessoas
Vamos acordar o nosso time é fraco fomos iludidos com a coquista da A2 . Esperando um time mais qualificado para a A1 caso contrario vamos dsnçar
Texto impecável. Acho que o time tá achando que ganha os jogos na hora que quiser e isso tirou o ímpeto. Sem falar em pontos bobos desperdiçados, como no empate sofrido nos acréscimos contra o Oeste. Mas agora é a hora de mostrar se aquela vibração do time que conquistou a A2 ainda existe. O Canindé não vai lotar, a gente sabe disso, vai ter 2 ou 3 mil pessoas, mas o time vai ter que fazer por onde dentro de campo.
Além de chamar a torcida pro jogo de sábado, precisamos que a FPF escale um juiz de série A1, porque o jovem arbitro de sábado passado foi lamentável e não teve pulso de coibir o cai cai dos jogadores do Cachorrão e foi pessimo tanto quanto foi num jogo anterior apitado por ele no Canindé.
Na décima rodada da Copa Paulista já era para a Lusa estar classificada tranquilamente. No entanto, triste e inexplicavelmente, vai enfrentar o São Caetano e uma pressão danada! Tomara que consiga êxito!!!
Olá amigos torcedores da nossa Lusa . Sou torcedor da Portuguesa , vou fazer 67 anos e sei o que sofrer , por gostar da Lusa. Precisamos de grandes empresas , para investir no esporte.
Bom dia crianças, sábado jogaremos em alto nível e classificamos em primeiro do grupo.
Lusa 3 x 1
Concordo totalmente com o texto, e com os comentários publicados até agora.
Começamos nossa coleção de erros pela escalação do time. Balbino e Ligeiro NÃÃÃÃOOO, pelo amor dos meus filhinhos (parodiando aquele experiente e excelente locutor, o Sílvio Luiz). Se Tauã não puder jogar, põe o Hudson como primeiro volante e libera mais o Marzagão. Veremos que a defesa se estabilizará!
VAI LUSAAAAA! Temos que conseguir a vaga na Série D do Brasileirão!
Vamos pra cima do S .C. Sul e garantir a classificação. Eu estarei lá com meus dois filhos e muita fé. Basta repetir a mesma pegada da final contra o S. Bento que classificamos. O time foi péssimo contra o E.C.S. Bernardo, deu tudo errado, passes errados e nada de futebol. Vai Lusa ……………. Bora todos no Canindé amanhã.