Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

A torcida uniformizada Leões da Fabulosa se pronunciou logo após a eliminação da Portuguesa na Série A2 do Paulista. Pelas redes sociais, a organizada criticou diversos pontos do planejamento rubro-verde.

Os Leões citam os erros na busca por contratações, a promessa de reforços para as quartas de final, o que não ocorreu, a falta de entrevistas coletivas nos jogos, entre outros.

LEIA MAIS:
Lateral direito Alemão recebe proposta e deixa a Portuguesa
Com Marchiori, diretoria da Lusa inicia planejamento para a Série D
Portuguesa faz acordo com atacante Danilo, hoje no Cazaquistão

A organizada ainda protestou contra a contratação dos três colombianos, que sequer entraram em campo, e cita uma ditadura imposta no Canindé.


Confira a nota na íntegra:

VERGONHA – A CULPA É DE QUEM?

Mais um ano de Série A2. É segundo da gestão Castanheira. A realidade é que o torcedor da Portuguesa não aguenta mais tantos fracassos e sofrimento.

Após a conquista do torneio de várzea da Copa Paulista, o Canindé ficou tomado pelo clima de oba-oba. A preparação para a Série A2 foi um verdadeiro show de horrores: diretoria, comissão técnica e jogadores todos acomodados, achando que as vitórias viriam a qualquer momento – a primeira foi acontecer apenas na 7ª rodada, num sofrimento terrível.

A verdade é que ficamos muito longe do acesso. A diretoria tem o dever de vir a público e responder algumas questões que ficaram pendentes. A Portuguesa não tem mais tempo para errar!

14 JOGADORES ÁGUA SANTA: Anselmo, Jobinho, Thomazella, Denis Neves, Junior Prego, Alemão, Lombardi, Raphael Luz, Wellington Reis, Fabricio, Raphael Toledo, Maikinho, Lessa, Fabricio (EX-LUSA).

6 JOGADORES DO XV DE PIRACICABA: Jussani, Gilberto Alemão, Jefferson Feijão, Walfrido, Misael, Caio Mancha.

Em quase dois anos de gestão… Que tipo de planejamento é esse que faz tantas contratações de apenas dois clubes? O que tem no Água Santa e XV de Piracicaba que encanta tanto a diretoria da Portuguesa? Será o bom e velho planejamento de empresário?

FABRÍCIO (EX-LUSA): O velho conhecido da casa sempre trouxe confusão para a Portuguesa e clubes que passou. Em sua primeira passagem pela Lusa, Fabrício arrumou milhares de brigas com a torcida, forçou a saída da equipe em 2010. Fabricio nunca demonstrou o mínimo de gratidão e vontade em atuar pelo clube.

Sabendo de todo esse histórico, o que a diretoria faz? Contrata o jogador, em uma das temporadas mais importantes da história do clube. O futebol não costuma perdoar erros desse tipo. Se o Castanheira é das arquibancadas, jamais deveria ter permitido esse lixo vestindo a camisa da Lusa novamente.

PROMESSA DE CONTRATAÇÕES MATA-MATA: O Presidente sempre deixou claro que a Portuguesa iria classificar e que faria contratações para a segunda-fase. Castanheira, o que aconteceu com a sua promessa?

TIME DE SHOWBOL: Um elenco extremamente envelhecido, pesado e com grandes limitações de velocidade e criação. Qual o critério para tantas contratações de jogadores em fim de carreira? Nem precisa dizer o papelão que o zagueiro Lombardi, de 40 anos, cometeu hoje.

FERGSOUN DO CANINDÉ: O mantra citado pelo Presidente ao longo da temporada é uma verdadeira ofensa à história do futebol.

Fernando Marchiori é um treinador que se mostra promissor, mas que foi muito mal durante todo campeonato. Um time bagunçado e limitado a um único esquema de jogo. Um excesso de invenções táticas e uma postura covarde na maioria das partidas – A postura do time na primeira decisão contra o Água Santa foi completamente INACEITÁVEL e acabou custando muito para a eliminação.

FALTA DE ENTREVISTA COLETIVA: É inadmissível que um clube grande como a Portuguesa não realize entrevistas coletivas durante a semana e jogos. Foram mais de 12 jogos sem uma única entrevista. A torcida e imprensa que cobre o clube merecem respeito e valorização. A Portuguesa não é a casa de vocês. NÃO IREMOS TOLERAR DITADURA NO CANINDÉ!

CONTRATAÇÃO DOS COLOMBIANOS: Não existe definição de oba-oba melhor do que essa. A Portuguesa com dívidas incontáveis, contrata três atletas que nunca foram relacionados e ao que parece não deverão ser utilizados. Que marketing burro é esse? Quem é o responsável por essa ideia? Flávio Alves: qual o critério para essa contratação?

A Portuguesa não tem mais tempo para errar. Esses são alguns dos vários erros cometidos nesta temporada. Em 2022, jogaremos a Série A2 pela sétima vez seguida. O que é inaceitável, uma mancha em nossa grandiosa história.

À torcida, pedimos que nunca desista. A única forma de resgatar o clube é com a participação efetiva da torcida em todos os campos necessários – seja nas arquibancadas, se tornando sócio torcedor ou internamente. Se quisermos mudanças, temos que fazer por onde.

A Portuguesa necessita de grandes mudanças políticas, estatutárias e principalmente administrativas. Se você abandonar, isso nunca irá mudar!

LEÕES DA FABULOSA – DESDE 1972
SOMOS A RESISTÊNCIA

Assista a análise do jogo:

36 comentários

  1. Se o planejamento da diretoria era para conquistar o acesso, então houve um grande fracasso. Obviamente é necessário que ocorram mudanças. Não há lógica em continuar com aquilo que não está dando certo. Isso seria dar continuidade aos erros cometidos que fatalmente levarão a novos fracassos. Não tem como defender essa comissão técnica, pois ela formou esse elenco. Não deu oportunidade aos mais jovens, escolheu jogar só com veteranos, sem um time base e sem um esquema tático definido. Se não mudar, a série D será mais do mesmo. Espero que a diretoria que está fazendo bom trabalho na administração do clube, desperte com relação ao futebol. Viva a Lusa!

  2. Muito se fala de $$$$, que não temos $$$ e tudo,…. Seria interessante ter uma comparação do orçamento da Lusa em comparação com os outros clubes da Série A2, tirando o OESTE que veio com o time a Serie B rebaixado do brasileirão passado não acredito em uma diferença tão grande assim.
    Alguém tem esse levantamento??

    • Vai tomar no cool, Alex, vc torce pra um time de portugueses, quer torcer pra time de brasileiros vire corintiano e ganhe um estádio do governo corrupto e títulos comprando juizes. Não dá pra entender alguns palhaços que escrevem aqui.

  3. Parabéns a Leões, tem que cobrar respostas mesmo, também tem que saber qual valor da folha do departamento de futebol e analisar se com o dinheiro gasto dá pra fazer melhor.
    Sempre dá, é só raciocinar com planejamento. Contrataram muitos jogadores de dois times, muito estranho.

  4. Sabe qual foi o grande problema?
    Foi ter ganhado a bosta da Copa Paulista, acharam que seriam imbatíveis.
    Não houve planejamento algum para o acesso para a A1, essa é a realidade.

  5. Sinceramente muito amadorismo na portuguesa não entendo.
    Temos que dispensa metade do elenco pra série D, pra efeito de comparação o central de Pernambuco que foi rebaixado pra série A2 do Pernambuco esse mesmo vai jogar a série D contratou essa semana um Meia chamado Matheus Rosa de 24anos estava no Águia de Marabá -PA, esse mesmo foi campeão com salgueiro ano passado melhor que todos os nossos Meia,
    Pessoal tapado esse da portuguesa.

  6. Confesso que depois do título da Copa Paulista, pensei que a Portuguesa estivesse no camimho certo. Porém, lendo a nota dos torcedores, ficou claro que não estava. Obviamente, eles acompanham a situação de perto e sabem o que estão falando. Eu, mesmo sendo torcedor de um dos rivais da capital, espero ver a Lusa de volta à elite o quanto antes. O futebol paulista precisa dos verdadeiros clubes tradicionais, e não desse monte de genéricos sem história que surgiram nos ultimos tempos.

  7. Cobrar sem agressividade é o caminho. Parabéns aos Leões! Espero que a diretoria tenha peito pra responder e esclarecer isso pra torcida.
    Só não vejo problema em contratar jogadores do mesmo time. Desde que sejam bons jogadores. Eu queria que trouxexemos uns 4 ou 5 do Água Santa desse ano.

    Mas só um comentário, boa parte dos jogadores relacionados passaram por esses dois times, mas não vieram diretamente deles. Misael veio só Votuporanguense (ele jogou no XV antes disso), Raphael Luz veio o Boa, Caio veio do Pelotas, Prego e Denis do futebol paranaense, Maykinho do Taubaté, Lombardi do Criciúma…a maioria veio por já ter trabalhado com o Marchiori antes.

  8. Parabéns à Leões. Com respeito e objetividade tem mesmo que cobrar a diretoria. Montamos dois times com muitos jogadores ruins quando poderíamos inscrever apenas quase metade dos atletas. Mais uma vez me juntos aos outros comentários que falam que falta de dinheiro não é desculpa. Tirando o Oeste, dinheiro ninguém tem. Aliás, eles não tem dinheiro nem tradição como a nossa. O que falta é competência no departamento de futebol. Garotos que estão no elenco não são aproveitados, não temos categorias de base e acabaram com o futsal. Vai garimpar talentos aonde? Dois jogadores do Santos, Kayque e o Ângelo, foram meus alunos três anos atrás. Começaram no futebol de salão. Não tem pandemia que seja desculpa para não procurarmos jovens talentos. Inclusive o futuro das finanças do clube passa por termos jogadores para negociar. Falta profissionalismo.

  9. Só faltou um ponto: a tradição da Lusa sempre foi por revelar jogadores e, assim, valorizar as categorias de base. Mesclar experiência com jovens talentos deveria ser o carro-chefe desse maravilhoso clube

  10. Alguns anos atrás ouvi uma entrevista do ex jogador Zé Mario, volante, que acho que veio do Vasco para a portuguesa na década de 70.
    Ele foi cobrar algo mais profisional e disse que ouviu da diretoria(coisa assim) que a portuguesa não tinha interesse em ser campeã, ficar onde estava era bom.
    Não posso garantir que foram esses os termos falados pois faz muito tempo, mas o esboço era esse.

    • Mentalidade de time pequeno. Se isso for verdade, e considerando que o processo de renovação das lideranças dentro do clube é extremamente lento e conservador, temos a explicação do principal motivo da Portuguesa não conquistar um título de primeira divisão há 48 anos.

  11. Gente calma o time não ruim assim faltou um meia sim, agora tem os que salientar que o GEOVANI, fez muita falta. Então acho que para o lugar dele poderíamos ter trazido a experiência do EDNO, em vez desse FABRCIO. E tb o ANDERSON CAVALO que nos ajudaria bastante pois o time perdeu mtos gols nesse campeonato e poderíamos ter saído melhor classificados.

  12. Um velho ditado que pode ser aplicado à atual direção: “Quem falha ao planejar, planeja falhar!”.
    Infelizmente me parece que a ideia era exatamente não subir, talvez por não ter condições de montar uma estrutura para a A1, talvez por incompetência ou ainda por outros motivos……

  13. Alberto Lz Para a Portuguesa voltar a ser um time de A1 e série B, precisa ter homens sérios e competentes a frente setores estratégicos. Hoje por exemplo o Castanheira cuidando muito bem do clube, arrumando parceiros , saneando o clube e mantendo os compromissos em dia. Muito bom gestor. Mas deveria fazer uma auto crítica e avaliar que o Portuguesa deve estar acima de todo tipo de vaidade e abrir mão do futebol, entregar para pessoas competentes, colocar metas a serem conquistadas e ser um gestor de verdade, cobrar e acompanhar passo a passo o processo. Mas como abrir mão se a vaidade fala mais alto !!! Enquanto isso a senhora centenário segue agonizando, até quando ela aguentará tal situação. Quem viver verá.

  14. Que o presidente abra os olhos e corriga esse elenco juntamente com a comissão técnica e diretoria.
    Tem crédito e temos a chance de subirmos nessa longa batalha do brasileiro. Foco na D e rumo para a C. Essa é a grande meta!

  15. Ao leões reclamar e fácil pq vcs não compraram jogadores e fácil só reclamar ou arrume um patrocinador. Aí sim podem reclamar. Ano passado não tínhamos nada. Tem de pensar antes de falar.

  16. Então Alex, mas vai contratar quem? O Felipão, o Mancini, o Luxemburgo ?
    O que sobra por ai para série D e A2 são todos mais ou menos iguais, o mais estão nos times melhores, os menos não interessa. Tem que contratar 3 ou 4 jogadores medianos para bons, e mandar 7 ou 8 prá procurar emprego isso sim.
    Acho até esse FM mediano.

    • Dos times que chegam nas semifinais, tem dinheiro? São super times?? O que falta é competência, muito fraco Marchiori, esse Flávio Alves e o presidente que não entende de futebol simples assim !

  17. Durante todo esse tempo a Leões não se manifestou nem alertou o erros crassos que estavam sendo cometidos! Agora é tarde! Eu comentei varias sobre os erros de Marchiori!
    Ele é tecnico de time pequeno, não serve para a Portuguesa!

  18. E Simples,…vai no Santos,e empresta alguns jogadores da categoria de base,ou do sub 20,23.. O salário e pequeno,e vai ser ótimo para os 2 lados…a Lusa,sobe de divisão,e o Santos faz os jogadores ficarem um pouco mais rodados …e olha tem muitos jogadores bons..

    • Precisa convencer o jogador da base do Santos a disputar uma Série D, não só o jogador, seu empresário também. A maioria prefere continuar jogando nos torneios sub-20 porque tem mais visibilidade que a quarta divisão nacional. Até mesmo jogadores encostados nesses times da Série A tem mercado pra jogar nas Séries B ou C. Para viabilizar esse tipo de empréstimo, a Portuguesa precisa, pelo menos, conseguir um acesso para a Série C, ou até mesmo a A1 do Paulista.

  19. Nossa Lusa é um time sem sequer um jogador que pode resolver uma partida time muitissímo limitado. Agora não adianta reclamar é bola para frente.

  20. Voces querem alexandre barros de volta …… aquele incompetente , traira , vamos nos unir ..
    senao sera o fim , tenho 61 anos , sou torcedor , e espero , ainda em vida , ver a Portuguesa de desportos , na A1 DO PAULISTA E A SERIE A DO BRASILEIRO , enquanto isso, nao devemos perder a esperanca, Portuguesa de desportos voce faz parte de nossas vidas, o amor que tenho por voce , remonta aos anos 60 , pra frente , para o alto …

    Grato

  21. Sempre fui critico ao Fernando Marchiori, acho ele medroso e montou um time muito fraco.
    Porem, estamos a 15 dias da estreia da Serie D. Será que mudar agora vai resolver o problema? Da tempo de montar um time novo a tempo da estreia?
    Me assusta que na Lusa nada é tão ruim que não possa ficar pior.
    De cabeça fria acho que temos que ter paciência e esperar que o FM corrija as cagadas que fez e tragam jogadores mais jovens e promissores e que ele repense a forma de jogar. Mesclar juventude com experiência.
    Dar credito e uma pausa nas criticas até a estreia.
    Precisamos urgente de um meia que distribua o jogo e pare com esse negocio de zagueiro ficar dando lançamento. Impossível um centroavante conseguir fazer alguma coisa nessa maneira de jogar.
    Se nada mudar nesse período, ai sim exigir sua saída, bem como toda diretoria de futebol !!!
    Não é se contentar com pouco, mas sim evitar que as coisas fiquem piores do que já estão.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here