Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

Três dias depois de perder no Canindé, a Portuguesa reencontrou o Água Santa em São Bernardo do Campo. Com uma postura diferente e bastante raçuda, a Lusa abriu o placar, sofreu o empate e até foi buscar a vitória de 2 a 1 . Mesmo derrubando a invencibilidade do adversário na competição, ao time rubro-verde está eliminado da Série A2 do Campeonato Paulista por conta do placar agregado de 3 a 2 para o time diademense.

Para este jogo decisivo, Marchiori abandonou o sistema com três zagueiros e optou por reforçar o meio com três volantes. A mudança deu certa e a Lusa conseguiu neutralizar melhor as jogadas adversárias.

LEIA MAIS:
Após eliminação, uniformizada critica planejamento da Portuguesa

O bom primeiro tempo da Portuguesa foi coroado aos 29 minutos. Após cobrança de escanteio, Walfrido cabeceou sozinho e abriu o placar para a rubro-verde.

O placar manual ainda era trocado quando a Portuguesa tomou uma ducha de água fria. Fernando Lombardi errou no meio-campo e perdeu a bola. Lelê saiu em disparada e foi alcançado por William Magrão, que tomou o corte do atacante e não teve outra alternativa a não ser fazer o pênalti. Dadá Belmonte cobrou e empatou o jogo.

O gol acabou abalando a Portuguesa, que passou a errar mais. A única boa chance foi uma bola alçada na área e desviada por Lombardi que obrigou Oliveira a defender de manchete. O lance, porém, já estava paralisado por impedimento.


Sem alternativa, a Portuguesa buscou o ataque no segundo tempo. Apesar disso, encontrou um adversário bem postado. Aos 18, Marchiori tirou o nervoso Ermínio, que tinha acabado de receber amarelo, para a entrada de Caio Mancha.

O lance que poderia ter mudado o jogo aconteceu aos 29. Alemão cruzou, Caio Mancha ajeitou para trás e Walfrido chutou. A bola caprichosamente bateu no travessão.

Aos 33, a Lusa foi para o tudo ou nada. Saíram Raphael Luz e Walfrido para a entrada de Lucas Douglas e Misael.

Após ver o travessão ser acertado aos 37, a Lusa fez o segundo gol no minuto seguinte. Wellington Reis recebeu e fez o cruzamento. Na tentativa de cortar, Helder jogou contra a própria meta, deixando a Lusa novamente precisando de apenas um gol para levar aos pênaltis.

Na base do chuveirinho, a Portuguesa tentou até o final, mas não conseguiu fazer o gol que levaria empate ao placar agregado. Com derrota por 3 a 2, a Lusa foi eliminada e disputa a Série A2 pelo sétimo ano seguido em 2022.

Ficha Técnica

Água Santa 1×2 Portuguesa

Data: 21/05/2021
Hora: 19h
Local: estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo
Árbitro: Salim Fende Chavez

Água Santa: Oliveira, Luis Ricardo, Rodrigo Sam, Helder e Rhuan; Diogo Marzagão, Tauã e Luan Dias (Giovanni Pavani); Dadá Belmonte, Renato Júnior (Bambam) e Lelê.
Técnico: Sérgio Guedes

Portuguesa: Thomazella; Alemão (Wellington Reis), William Magrão, Fernando Lombardi (Diego Jussani) e Vinícius Silva; Caíque, Walfrido (Misael) e Raphael Toledo; Raphael Luz (Lucas Douglas), Ermínio e Maykinho.
Técnico: Fernando Marchiori

Assista a análise do jogo:

41 comentários

  1. Parabéns ao NETLUSA pela cobertura durante toda A-2. Foram impecáveis. A Portuguesa não foi eliminada hoje e sim no vareio de bola que tomou no Canindé. Os jogadores são fracos, mas em termos de empenho acho que não posso reclamar do jogo de hoje. Correram e deram o máximo para conseguir a classificação, que quase ocorreu. Tecnicamente fraco mas com empenho nosso time foi melhor que o Água Suja o jogo todo.

  2. Agora que falei do esforço, da luta dos jogadores hoje, vou agradecer à alguns personagens de mais uma campanha frustrante que nos fará apodrecer pelo menos mais um ano na A-2 enquanto times “poderosos” como Rio Claro, Água Suja e São Bernardo disputam o acesso.
    1º agradecimento – Douglas Dias, que entregou a paçoca no primeiro jogo e os dois gols saíram nas costas dele.
    2º agradecimento – Fernando Lombardi, que hoje foi o culpado pela marcação do pênalti contra a Lusa que resultou no gol do Água Suja. Gol este que nos eliminou. Também vai crédito à mais um juiz ladrão e sua gang do VAR (pênalti inexistente, deixou os caras baterem, marcava “perigo de gol” toda hora e permitiu a cera).
    3º agradecimento – Ao técnico e principal responsável pelo desastre deste ano. Contratou mal, escalou mal e substituiu pior ainda. Não consegue dar padrão ao time nem ler o jogo em andamento. Tem que sair JÁ. FORA MARCHIORI!!!!!!
    4º agradecimento – À diretoria que aceitou e contratou este monte de tranqueiras e quer manter este pseudo-técnico de futebol no comando. Parte administrativa, nota 9,0. Futebol, nota 2,5 (porque ganhou o torneio de várzea chamado “Copa Paulista”)

  3. 15 dias é muito pouco tempo, mas tem que fazer alguma coisa!! Um meia armador URGENTE!! Pelo menos um Zagueiro, um lateral esquerdo, um 2 volante, um atacante confiável… E um novo treinador.
    Vamos precisar de ajudar!

  4. Tínhamos jogadores para o nível da competição, mas a falta de competência do técnico (junto com um pouco de arrogância) e a falta de atitude da Diretoria causaram a eliminação. Resultado: mais um ano fora da principal divisão Paulista e como consequência mais ficaremos escondidos e lentamente caminhando para o ostracismo como o Juventus e o Nacional!!!

  5. A eliminação é pesada. E cada ano fora da elite paulista pesa mais. Mas, desde a queda em 2015, a Lusa nunca esteve tão perto do acesso. Apesar de todos os erros cometidos, desde a montagem do elenco, até os erros nas tomadas de decisão da comissão técnica e o desempenho ruim de vários atletas, se tivesse feito um pouco mais, desempenhado um pouco melhor, dava pra chegar lá.
    Claro que precisa melhorar muito, precisa corrigir os erros, acertar nas próximas contratações, fazer tudo o que for possível pra retomar os trabalhos da base. Mas não pode ficar um cenário de terra arrasada. Não está bom, não é o lugar que Lusa sempre ocupou no cenário nacional, nem no estadual, mas já esteve pior. Tem que corrigir o rumo e seguir em frente, não há outra alternativa.

    • Gostei da análise Daniel, e acrescento um pouco mas….buscar outro técnico e jogadores com a grana que temos ???? Talvez aqui nos comentários só existem milionários com seus negócios em pé e ganhando muito dinheiro na pandemia….acordem….certo está o Taubaté, criticar é lindo sempre aqui na Portuguesa…apoiar é só para quem ama!!!!

      • Bla bla bla… Rio Claro ta cheio da grana né? Ta aí na semi final. O problema não é e nunca vai ser a grana (ou a falta dela), o problema é a incompetência de gastar errado.

  6. Vc tem certeza que torce para a Portuguesa? Acho que não, quando a gente gosta muito de alguém queremos o melhor para ela e não isso que vimos nesta A2, fora Marchiori e leva junto essas tranqueiras que vc contratou.

    • Concordo que tem muita coisa que precisa ser corrigida. Mas na situação que a Lusa se encontra, não dá pra trocar o elenco todo de uma vez. Um novo treinador ajuda, mas aí tem que buscar um cara mais cascudo, nem que precise pagar um pouco mais. Investimento em técnico nunca é demais.

      • Daniel só trocar o técnico não adianta, não é o técnico que erra o passe, não é o técnico que toma drible com facilidade, não é o técnico que perde o gol dentro da pequena área, os jogadores ( 80% deles) não tem condições de vestir a camisa da Lusa e tem que ir embora junto com o técnico. A Portuguesa precisa de pelo menos 6 jogadores para serem titulares( com uma boa qualidade) e mesclar com os que ficarem, não precisa contratar por baciada como fez essa comissão técnica, com esses 6 jogadores vão gastar menos e vamos ter muito mais qualidade é questão de planejamento, bom senso e competência.

  7. Parabéns aos nossos “heróis”, que, apesar de serem pernas de pau, quebraram a invencibilidade do “imbatível” Água Santa.
    Parabéns ao bem intencinado presidente e aí excelente treineiro. De boas intenções o inferno está cheio.
    Vão todos para a puta que vos pariu !
    Jogadores de merda.
    Nunca mais subiremos.
    A Portuguesa virou o América do Rio.

  8. Entendo, porém Alan All, esteve por aqui, saiu, subiu o Cuiabá para a 1a., e quase colocou o Guarani na semifinal final do Paulista…. Marchiori fez um belo trabalho no Água Santa…continuidade traz resultados, até porque Cláudio Tencati tirou o Londrina (sem divisão) e quase o colocou na série A, depois de 6 anos de trabalho….acho que o caminho não é este (trocar técnico)……

    • Marchiori fez um belo trabalho no Água Santa kkkk. Ô se fez. Foi demitido depois levar os “parceiros” dele pra lá e não ganhar nenhum jogo no Paulistão. Baita trabalho que ele fez.

    • Vc não sabe o que está falando, o Marchiori deixou o Água Santa na zona do rebaixamento e por isso foi mandado embora e o time acabou caindo, o Marchiori é muito fraco mas concordo que só mandar o técnico embora não adianta, tem que mandar pelo menos uns 12 jogadores junto.

  9. Tivéssemos entrado c essa escalação e essa garra no 1 jogo hj talvez estaríamos comemorando passagem pra semifinal… dói ver q dava pra ter passado… parabéns aos jogadores pelo empenho de hj e precisamos refazer o planejamento trocar peças q não deram certo e termos elenco forte

    • Ge o único motivo porque ganhamos não foi porque a Portuguesa jogou melhor foi porque o Água Santa não jogou nada nesta partida. Se o Água Santa tivesse jogado metade do que jogou no primeiro jogo não teríamos vencido.

  10. Boa Noite
    Na Minha opinião se a portuguesa quiser brigar por algo na Série D ela precisará passar por uma reformulação com jogadores mais jovens, pois vejo esse time muito velho o que ocasiona uma grande falta de intensidade durante as partidas, levando a Lusa as derrotas.

  11. Sou contra a saída do Marchiori. Pra mim ele faz um bom trabalho, errou? Claro que errou. Mas os acertos foram maiores na minha opinião. A Lusa esta voltando a ser competitiva e isso é importante, não tem cenário de terra arrasada. Agora é lutar para ir bem na Série D e na Copa Paulista.

  12. O time jogou regular , por que o Água Santa não pressionou , jogou c o regulamento debaixo do braço.

    Com esse futebolzinho, de voltar a bola para o goleiro, chutões e cruzar na área (isso quando acertar) , e muito pouco .

    Como o Luís Ricardo, com 40 anos, consegue jogar todos ( ou quase todos) e durante 90 minutos ??? E essas merdas não conseguem ???

  13. Com esse time desaparece novamente no cenário nacional. Precisamos de no mínimo 8 jogadores de qualidade para serem titulares. Laterais. Meia armador 2 atacantes e 2 zagueiros. Vontade ajuda mas não ganha jogo se não tiver qualidade. O Água Santa jogou pelo regulamento e não tivemos competência. Precisamos rejuvenecer nnosso time com muito mais qualidade. Castanheira chegou a hora da competência em novas contratações.

  14. A régua da portuguesa realmente caiu muito desde 2013 e o pior é que tem torcedor que acha bom. Acha bonito. Então quer dizer que somos eliminados de um torneio de segunda divisão Paulista por uma equipe que até uns anos atrás era pertencente a várzea, tomando 6 gols em 3 jogos e temos que destacar a raça do time? Que ontem tiveram vontade? Puta que o pariu. É a linguiça mordendo o cachorro. Ora, raça, determinação, vontade deveria ter sempre!! Isso não é digno de elogio. Isso é obrigação!! Vamos todos para o caralinho aqueles que vem aqui escrever que o time correu. Correr é obrigação! Ser eliminado pelo água santa é uma vergonha! Uma vergonha completa!! Deveriam voltar a pé de São Bernardo do campo. Time de futebol que não corre não é equipe de futebol, é casado X solteiro. Esse presidente que leve o marchiori e seus filhos (Douglas sei lá oq, Vinícius qualquer coisa, tomazela e mais 6 ou 7 idosos), os colombianos e esse caio mancha e que vão todos pro Cuiabá, pro Maringá, pra casa do caralho. Sumam da portuguesa. A portuguesa se tornou um time de série a2. Só que eu não aceito essa merda.

    • Rodrigo,
      O pior é que nosso torcedor se acostumou a perder sempre. Lembram do maldito AB e dizem que era pior. Lógico que era pior, mas temos que trabalhar para subir. Ficar em 7º é melhor que em 12º numas… Ambas não levam à lugar algum. Temos que subir urgentemente. Se contentar com o trabalho do Marchiori e seus time de seniors é deprimente. Eu quero a minha Portuguesa de volta!!!!

  15. Há 10 anos atrás a Portuguesa, com um time horrível, terminou na 8° colocação do Campeonato Paulista após perder para o spfc sem ver a cor da bola, Mas não faltou raça e o time foi aplaudido na beira do campo apesar da extrema ruindade. Esse time, com poucos reforços e o mesmo treinador, parecia que não passaria do meio de tabela mas fez 81 pontos na Série B e ficou eternizado como a Barcelusa. Torcedores dramáticos, menos por favor.

    • Quanta besteira. O time que jogou contra o São Bernardo tinha Luis Ricardo, weverton, Ananias, Guilherme, Domingos, jael, Marco Antônio. De horrível aquele time não tinha nada. Sua memória está bem seletiva. Bem menos, por favor.

    • Pelo amor de Deus! Você já se esqueceu do time de 2011. Fora os jogadores citados pelo Rodrigo tínhamos o Sérgio do Palmeiras na reserva junto com o Ivo, Boquita e o bom zagueiro Leandro Silva. Entre os titulares tínhamos o Marcelo Cordeiro. Não há como comparar com Lombardi, Vinicius Silva, Douglas Dias, etc. Vamos respeitar a história.

  16. Gosto da ideia de pregar um técnico e ficar pelo menos um par de anos com ele. Bom futebol requere ótima organização e tempo para montar uma estratégia. Mas para isso precisa de um técnico bom. O problema que eu tenho com marchiori e que ele teimoso, não dá consistência ao time com os jogadores. Com excessão de uns 4, ele sempre mudava o time. E não tem nada haver com o pequeno tempo entre os jogos. 90% de um time precisa consistência. E isso não tivemos. E quantas vezes aqui que falamos que três zagueiros não funciona. Bem, fomos até longe demais pois chegamos a brigar para não cair em um certo momento. A Lusa não dá pessoal. Que saudades da Barcelusa.

  17. Muito torcedor reclama que a portuguesa tem muitos “idosos”, mas o problema não é um jogador de 34, 35, 36 anos, o problema é a qualidade deles como jogador, ontem o Luiz Ricardo com 37 anos jogou muito bem o jogo inteiro, o goleiro deles tem 39 anos. Agora contratar idoso de perna dura é foda né.

  18. Este jogo ficou claro que o time da Portuguesa estava no mesmo nível dos adversários e o técnico, acreditando realmente que era um Guardiola, estragou tudo. Ele inventa muito e é “covarde” quando tem que ir pra cima (excessão ao último jogo). A2 não tem tempo para esse tipo de postura, muito menos Série D. FM tem que se preparar melhor, mas em outro time. Fora MARCHIORI.

  19. A revolta da torcida é porque não conseguimos entender como um time que quebrou a invencibilidade dos líderes do campeonato consegue não fazer um gol no Sertãozinho e consegue perder um jogo do agua santa no Canindé daquela forma na ultima terça.
    Sobre o NETLUSA, nossos agradecimentos pelo excelente trabalho do melhor time de esportes na cobertura da Portuguesa neste campeonato paulista.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here