Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

A Portuguesa sempre foi historicamente conhecida pela revelação de talentos. No entanto, nos últimos anos, as categorias de base do clube foram terceirizadas e pouco deram de retorno. Agora, porém, o técnico Fernando Marchiori quer mudar isso. Com o gerente Flávio Alves e com respaldo do presidente Antonio Carlos Castanheira, o comandante mira a revelação de atletas com integração ao profissional. A pandemia, entretanto, freou o projeto.

“Quando da minha chegada e do Flávio [Alves, gerente de futebol integrado], o presidente nos disse que queria uma integração entre profissional e base e nos colocou como responsáveis por isso. É sabido que a base da Portuguesa passou por uma terceirização, então havia muito trabalho para fazer, observação e captação de atletas. Só que, com a pandemia, a Federação não realizou competições para sub-17 ou sub-15, apenas o sub-20, então acabou que não conseguimos ainda mexer na base”, disse ao Jornal Mundo Lusíada.

“O projeto está pronto no papel, mas com a pandemia fica difícil colocar em prática. Como se vai fazer peneiras com segurança? Como observar garotos em comunidades ou outras cidades sem se expor ao vírus? Então infelizmente estamos parados, por enquanto. Mas, acredito muito na unidade do trabalho, ter a base e o profissional trabalhando juntos”, complementou.

Nos últimos meses, jovens deixaram a Portuguesa, caso de Léo Souza, que estava no clube desde a terceirização das categorias de base.


A equipe profissional da Portuguesa realizou dois jogos-treino no último sábado. O primeiro, pela manhã, terminou com vitória do EC São Bernardo por 2 a 1, de virada, enquanto na parte da tarde a equipe do Canindé goleou por 6 a 0 o Play Fútbol, da Argentina.

A Lusa se prepara para a estreia na Série A2 no dia 1º de março, segunda-feira, às 15h30, diante da Portuguesa Santista, no Estádio Ulrico Mursa. Clique AQUI e confira as datas dos jogos.

2 comentários

  1. Srs. Nosso time está muito ruim, estão jogando sem raça nenhuma, parece que comeram uma feijoada a cada jogo que assisti. A defesa muito pesada, o ataque não chuta uma bola no gol do adversário, estamos lascados com esse time, vamos rezar para não cair, porque subir vai ser difícil, tem bons times e a nossa Lusa não vai. Todo jogo já sai perdendo, depois o maior sufoco para empatar ou levar mais. Somos fregueses de todo mundo. O treinador e a diretoria precisa motivar essa galera contratada e tirar o máximo deles se não vai cair de novo. Uma pena. Vamos começar a rezar de novo.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here