Mesmo sem entrar em campo, a Portuguesa marcou presença na decisão da Taça Libertadores, entre Botafogo e Atlético-MG, que aconteceu nesta sexta-feira (30), no estádio Más Monumental, em Buenos Aires, na Argentina. Um torcedor com a camisa lusitana foi flagrado no meio da torcida da equipe carioca pelas câmeras de transmissão.
+ Portuguesa anunciará novo treinador nesta terça, no Museu do Futebol
O rápido instante em que foi mostrado o manto rubro-verde no meio dos torcedores alvinegros chamou a atenção e logo viralizou entre grupos de WhatsApp e outras redes sociais. O adepto em questão estava com o manto da temporada 2023, produzida pela 1920, empresa própria da equipe verde encarnada responsável atualmente pela linha casual. Atualmente, a Rubro-Verde tem as suas camisas produzidas pela JOMA.
Esta não é a primeira vez que os torcedores lusitanos marcam presença nos maiores eventos do esporte no mundo. Uma bandeira da Portuguesa presente na foto do gol de Francisco Conceição que marcou a vitória, de virada, de Portugal sobre a República Tcheca, em junho, na primeira rodada da Eurocopa ganhou as capas dos principais veículos de comunicação do Brasil e mundo.
Diversos torcedores e o próprio perfil da Lusa repercutiram a imagem, que reforçou ainda mais a ligação do clube com o país europeu. Além disso, o manto rubro-verde também marcou presença nos jogos, de Brasil e Portugal na Copa do Mundo de 2022.
Vale lembrar que não apenas nos principais torneios do futebol masculino a bandeira da Lusa marcou presença. Em 2023, a bandeira da Leões da Fabulosa, principal torcida organizada da Lusa, marcou presença do Mundial Feminino, na Austrália.