Fotos: Arquivo pessoal

O engenheiro civil Bruno Carreiro, de 35 anos, e o empresário José Eduardo, 49, compartilham o amor pela Portuguesa e também pelos veículos. Embora não se conheçam, eles tiveram uma ideia que uniu o melhor dos dois mundos para criar um Fusca e uma Kombi que são, literalmente, a cara da Rubro-Verde.

+ Presidente do Santos explica parceria e ausência de jogos no Canindé

Os dois veículos da montadora Volkswagen foram reformados e ganharam as cores e escudos da equipe verde encarnada. A novidade conquistou o coração não apenas de torcedores lusitanos, como também de pessoas de outras equipes, que fazem questão de tirar fotos ao lado dos automóveis.

“Um momento de emoção com a Kombi foi no jogo em que a Lusa subiu para a Série A1 do Paulista, contra Rio Claro. Ela foi lotada e a resenha foi enorme”, afirmou José Eduardo, que frisou que o veículo foi a sensação entre os torcedores presentes no Canindé.


Além da reação do público ao conhecer os veículos personalizados, a da família também é marcante para os torcedores. No caso de Bruno Carreiro, cada parente reagiu de uma forma diferente ao verem de perto o fusca lusitano.

“Cada um agiu de uma forma. Minha mãe não gostou, achou loucura (risos). Já a minha irmã gostou muito e, inclusive, já até viajamos com ele juntos, enquanto o meu padrasto gostou também. Por fim, a minha avó gostou bastante e já passeamos muito com o ‘pois é’, como ela mesma chama o fusca (risos)”, comentou.

Kombi da Lusa surgiu após brincadeira de amigo corintiano

Foto: Arquivo Pessoal

O torcedor José Eduardo comentou que a ideia de criar uma Kombi com as cores da Portuguesa surgiu após um churrasco com os amigos. A brincadeira, logo virou realidade.

“Um amigo meu corintiano ficou brincando que a torcida da Lusa cabia em uma Kombi. Com isso, eu disse que teríamos a melhor Kombi de torcida do Brasil. Fiz uma pesquisa e vi que já existia uma do Flamengo, Atlético-MG e Corinthians ai comecei o projeto”, comentou.

O projeto inteiro da personalização da Kombi durou oito meses e ficou pronto em 2019. O veículo agradou a todos os torcedores, inclusive membros da diretoria, como o presidente Antonio Carlos Castanheira.

O empresário mergulhou tão fundo na ideia da Kombi que reformou a garagem com camisas da Portuguesa. O automóvel ganhou uma versão miniatura e também com controle remoto. Quando indagado se falta mais alguma mudança a ser feita no veículo, o torcedor foi enfático:

“Só mais para frente. Talvez trocar algum adesivo”, finalizou.

Foto: Arquivo Pessoal

Kombi completa 70 anos em 2023

A Kombi nasceu na Alemanha e o seu nome vem do termo Kombinationsfahrzeug, quer dizer “veículo combinado” ou “veículo multiuso”. O primeiro modelo foi produzido em 1953, na Alemanha, e chegou ao Brasil no mesmo ano, pela Brasmotor (que logo se tornaria Brastemp).

Em solo brasileiro, a Kombi se popularizou e ganhou até versão comemorativa pelos 50 anos, em 2007. Contudo, o automóvel foi descontinuado em 2013. Neste ano, comemora-se 70 anos da produção da primeira Kombi.

Fusca foi sonho de criança

Foto: Arquivo Pessoal

O Fusca 1973 rubro-verde, por sua vez, é um projeto realizado recentemente pelo engenheiro Bruno Carreiro. Contudo, o sonho de ter o veículo personalizado com o escudo e cores da Portuguesa já era antigo.

“Esse é um sonho de criança realizado. Sempre quis ter um carro personalizado da Lusa e como o Fusca é um carro bastante popular e o querido da maioria dos brasileiros, por que não fazer um Fusca da nossa Lusa, que é também muito querida entre todos?”, frisou.

O veículo demorou seis meses para ser personalizado e o torcedor não deseja fazer mais nenhuma modificação. Contudo, ele ressaltou o desejo de colocar a placa preta no veículo, direcionado a modelos originais e de colecionador.

“Todas as partes da reforma, um amigo meu que gerenciou. Ele cuidou de todos os detalhes. A parte que mais me marcou, com certeza, foi ver o carro finalizado com todos os detalhes da Lusa e, ao mesmo tempo, mantendo a originalidade do modelo e ano”, ressaltou o torcedor, que completou:  

“Já me pediram no meio do trânsito para encostar o carro porque os filhos da moça estavam gritando que queriam tirar foto com ele. Muita gente passa gravando, elogiando o carro e a nossa querida Lusa. Isso é fantástico”.

Conheça a história do Fusca

Também conhecido mundialmente como Escarabajo, Huevito, Maggiolino, Bug e Beetle, o Fusca nasceu na Alemanha, ainda nos anos de 1930. Na ocasião, o veículo era chamado de Volkswagen (o carro do povo).

O projeto do automóvel foi desenvolvido pelo projetista Ferdinand Porsche, que depois criaria a montadora de veículos de luxo Porsche. O carro teve a produção paralisada durante a Segunda Guerra Mundial, mas após o fim dos conflitos, houve o retorno da produção.

O Fusca chegou ao Brasil apenas em 1959 e o então presidente Juscelino Kubitschek chegou a desfilar no veículo. Logo, o carro se tornou um dos mais vendidos do Brasil. O automóvel foi descontinuado em 2019, mas o nome Fusca passou a ser usado por outro modelo da marca alemã: O New Beetle, com características que remetem ao tradicional fusquinha. Inclusive, nesta quinta-feira (22), é comemorado o Dia Mundial do Fusca.

Foto: Arquivo Pessoal

13 comentários

  1. Seria bom também uma carreta com as cores lusitanas e o escudo nas laterais ! Isso vai fazer com que corinthianos metidos a besta não venham a tirar sarro do tamanho de nossa torcida ! Cabe numa Kombi aqueles abnegados que amam e acreditam numa Lusa maior ! Mas certamente temos bem mais torcida escondida e só esperando pra aparecer num momento melhor do clube !

  2. Kd os pau no cú que vivem criticando o trabalho dos MLK do NetLusa??? Pra mim a única coisa que ” ñ virou” foi aquela bandeira de Portugal, massssssss quem sou eu na fila do pão!!! Parabéns ao NetLusa e aos proprietários!!! TMJ SEMPRE!!!!

  3. Ambos estão perfeitos, mas são genéricos!
    A kombi raiz, que entregou os pães no clube por mais de 20 anos nas lanchonetes e nas festas juninas está comigo !!!!!

    Kombi std 1989

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here