Jogadores comemoram gol de Patrick contra o Velo Clube
Jogadores comemoram gol de Patrick contra o Velo Clube (Foto: Dorival Rosa/Portuguesa)

Na tarde deste sábado (26), a Portuguesa encontrou dificuldades, mas venceu o Velo Clube por 1 a 0, com gol de Patrick. O confronto aconteceu no Estádio Benito Agnelo Castellano, o Benitão, em Rio Claro, pela décima rodada da Série A2 do Campeonato Paulista.

LEIA TAMBÉM: Há 47 anos, Lusa venceu o Corinthians pelo Torneio Laudo Natel

Foi uma partida muito disputada, com grandes chances para os dois lados. Quem soube aproveitar melhor foi a Lusa, que marcou com o zagueiro Patrick após belíssima cobrança de escanteio de Daniel Costa. Outro destaque lusitano foi Thomazella, que protagonizou belas defesas, incluindo um pênalti nos minutos finais de partida.

Com o resultado, a equipe lusitana chegou aos 24 pontos e abriu sete pontos na liderança. O segundo colocado, o Linense, apenas empatou em casa por 1 a 1 com o Primavera e chegou aos 17 pontos. Enquanto isso, o Velo Clube se manteve na terceira colocação, com 16 pontos. No entanto, pode perder posições a depender dos próximos resultados, assim como o próprio vice-líder. Confira a classificação completa.


O próximo compromisso da Portuguesa será na noite desta quarta-feira (2), às 20h, diante do Rio Claro, no estádio do Canindé, pela 11ª rodada da competição. O oponente em questão aparece numa zona intermediária na tabela, sonhando com uma vaga nas quartas de final.

O JOGO

Mesmo fora de casa, a Portuguesa tomou as primeiras iniciativas ofensivas, tentando surpreender o Velo Clube. Com quatro minutos de jogo, Daniel Costa arriscou de fora da área com muita força e Paulo Ricardo defendeu em dois tempos. Aos sete, foi a vez de os donos da casa tentarem subir, em velocidade, mas na conclusão da jogada a bola foi muito esticada e Thomazella pegou sem problemas. Com nove no relógio, Luan recebeu livre na entrada da área, mas o goleiro Paulo Ricardo saiu muito bem e evitou o gol da Lusa.

Chegando em 15 no cronômetro, Jerfeson Recife fez uma grande jogada pela esquerda, passou por dois, mas o cruzamento não foi bom e saiu pela linha de fundo. Em escanteio pela esquerda, aos 22 minutos, Daniel Costa cobrou bonito, mas Léo Castro perdeu o tempo de bola e não conseguiu fazer a cabeçada. Aos 26, a Lusa subiu em velocidade com Léo Castro, mas o passe dele foi muito fraco e a defesa cortou para escanteio. Na cobrança, Daniel Costa mandou na cabeça de Patrick, que subiu mais alto que a defesa do Velo e abriu o placar para a Lusa.

Aos 30 minutos, o técnico Sérgio Soares colocou Anderson Ligeiro na vaga de Luan, que sentiu uma lesão no adutor esquerdo. Com 35 no relógio, o Velo Clube teve uma falta na entrada da área. Na cobrança, porém, Felipinho carimbou a defesa e a bola passou longe da meta de Thomazella. Em busca do empate, os donos da casa encontravam dificuldade para entrar na defesa lusitana. Com 40 no cronômetro, Felipinho arriscou, mas não passou da zaga. Nos minutos finais da primeira etapa, o Velo Clube tomou o controle do jogo, mas a Lusa se defendeu bem e o árbitro encerrou o primeiro tempo aos 47.

SEGUNDO TEMPO

Na volta do intervalo, o comandante da Lusa colocou Carlos Henrique na vaga do amarelado Luis Ricardo. Com dois minutos, Gustavo França subiu pela direita e finalizou fraco, sem problemas para Paulo Ricardo. Já no minuto seguinte, Léo Castro recebeu livre pela esquerda, só que o cruzamento esbarrou na defesa. Aos cinco, o Velo Clube chegou ao ataque com Eric Di Maria, que finalizou muito alto, sem levar perigo. Com 11 no relógio, Anderson Ligeiro avançou em velocidade e disparou para o gol, mas o goleiro adversário defendeu.

Com 15 minutos, o Velo Clube se postava no campo de ataque, em busca do gol de empate, mas a Portuguesa conseguia se defender bem e parar as jogadas. Aos 18, Gustavo França arriscou de fora da área e a bola bateu na rede pelo lado de fora. Aos 25, Zé Andrade fez boa jogada pela esquerda e cruzou. Vinicius Pedalada apareceu do outro lado e finalizou com perigo, por cima do gol. Com 26 no cronômetro, Lucas Duni saiu de cara para o gol, após falha de Luizão Nascimento, e Thomazella fez grande defesa.

Aos 27, Sérgio Soares colocou Danilo Pereira no lugar de Léo Castro. Com 36 minutos, Anderson Ligeiro saiu de cara com o goleiro, mas finalizou em cima de Paulo Gustavo e perdeu uma boa chance. Chegando em 39 no relógio, o Velo Clube voltou a subir pela esquerda e quase chegou ao empate em cabeçada de Rafael Kanu. Dois minutos depois, os donos da casa tiveram mais uma grande chance em chute de fora da área, mas Thomazella fez nova grande defesa. Com 46 no cronômetro, a arbitragem marcou pênalti do goleiro rubro-verde. Na cobrança, Felipinho bateu no canto direito de Thomazella, que fez uma defesa espetacular e salvou a Lusa. No minuto seguinte, Flávio Boaventura entrou na vaga de Gustavo França para dar mais sustentação à defesa e garantir o triunfo rubro-verde.

FICHA TÉCNICA

26 de fevereiro de 2022,  Estádio Benito Agnelo Castellano, Rio Claro, São Paulo

Confronto válido pela 10ª rodada do Campeonato Paulista Série A2

ESCALAÇÕES

PORTUGUESA: Thomazella; Luis Ricardo (Carlos Henrique), Luizão Nascimento, Patrick e Eduardo Diniz; Hudson, Tauã e Daniel Costa; Gustavo França (Flávio Boaventura), Léo Castro (Danilo Pereira) e Luan (Anderson Ligeiro).
Técnico: Sérgio Soares

VELO CLUBE: Paulo Ricardo; Vinicius Pedalada, Gabriel Santiago (Renan), Felipe Codó e Jeferson Recife; Eurico, Zé Andrade (Pedrinho), Franco e Felipinho; Lucas Duni (João Pedro) e Eric Di Maria (Rafael Kanu).
Técnico: Fahel Júnior

ARBITRAGEM

O confronto será apitado por Adriano de Assis Miranda, auxiliado por Alberto Poletto Masseira e Amanda Pinto Matias, os bandeirinhas.

Assista à reação da equipe NETLUSA com o pênalti defendido por Thomazella:

18 comentários

  1. Grande vitória! Contra tudo e contra todos. Juizão safado dando cartão amarelo para o time todo (alguns merecidos, outros não), inventando pênalti não marcando as faltas feitas pelo Velo… Nem assim!!! Deu Lusa! Agora precisamos melhorar a bola para o mata-mata. O resultado foi muito melhor do que o futebol apresentado. Já elogiei muito o Gustavo França, mas de três jogos para cá não jogou mais nada. Anderson Ligeiro, Luan e Léo Castro muito mal, este último péssimo no meu ponto de vista. Acredito que o Daniel Costa está sentindo a sequência de jogos e prega no segundo tempo. Agora é necessário fazer uma preparação visando a outra fase sem se descuidar com os resultados destes últimos jogos. Confio que o Sérgio Soarez vai fazer um bom planejamento. Vamos subir, Lusaaaa!

  2. Parabéns por mais uma vitória
    Parabéns Patrick
    Parabéns Thomazella

    A arbitragem continua nos perseguindo
    Festival do cartão amarelo
    Não foi pênalti, o cara se jogou

    Continuamos sem atacantes

  3. não foi penalti, e distribuiu muitos cartões, querem aparecer muito .
    Mesmo assim ganhamos e o que vale são os 3 pontos, mas Alguns jogadores ficaram devendo.
    Ainda não vi nenhum time melhor que o nosso

  4. Luizao barba nao me parece a melhor opção para jogar ao lado do Patrick. Temos os jogos restantes para encontrar o parceiro ideal para ele, que está um nível acima dos demais. Para o mata mata, eu traria um centroavante, visto que o caio mancha não é suficiente. De resto, é comemorar e continuar somando pontos para chegar embalado onde realmente interessa.

  5. Thomazella grande goleiro, Patrick tem q ser titular e mais um, gde resultado, portuguesa sobrando (7 pontos na frente do 2o), uma pena não ser pontos corridos. Praticamente, garantimos a 1o colocação, agora é manter uma base nos 5 próximos jogos e ir com tudo no mata mata.

  6. Mais uma Vitória importante e sofrida pelos nossos próprios erros de finalização, conclusões e no passe final!. Jogo para ser 3 ou 4 a 1 e em razão da nossa incompetência poderiamos sofrer o empate. Estamos jogando um bom futebol só que precisamos ser muito mais eficientes nos passes finais , nas conclusões e nas jogadas trabalhadas que resultem em gols. Poderiamos com inteligência e melhor qualidade nos passes e finalizações ter marcado mais dois ou três gols. Outro ponto importante é que há muito tempo não temos 3 jogadores da base com tanto potencial. Patrick, Hudson e o Carlos Roberto ( este ainda um pouco afoito) que poderão render muito até em dinheiro par a Portuguesa. A diretoria tem que renovar o contrato dos 3 para que possamos ter retorno no futuro. Alguns vacilos na defesa que precisam ser também corrigidos. Mas a estrutura do time está bem montada e agora é continuar com essa vontade e no mata mata sermos mais eficientes nas conclusões
    e nas jogadas finais para podermos fazer os gols e assim subir para a elite do Paulistão.

  7. Como resultado foi ótimo! Graças a Thomazella ( juizinho safado)
    Porém estamos pecando nas finalizações. Precisamos muito de um bom centroavante. Ontem acho que o Caio faria uns dois.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here