Foto: Reprodução/Lusa TV

Depois de um começo incrível, a Portuguesa teve uma queda acentuada no nível de atuação nas últimas rodadas. Os resultados não são tão ruins, mas o rendimento em si preocupa para a sequência do Série A2 do Campeonato Paulista. Após a primeira fase, o Estadual será disputado no sistema de mata-mata, começando pelas quartas de final.

LEIA TAMBÉM: Zagueiro e lateral são punidos pelo TJD e desfalcam a Portuguesa

A Lusa já se garantiu na segunda fase do Paulista, mas pode perder posições nos últimos quatro jogos. Sobre a queda de rendimento, Sérgio Soares creditou a adversários mais defensivos nesse momento, mas também não tirou a responsabilidade da equipe lusitana e apontou o caminho para melhora.

“A queda de rendimento, eu entendo que você está numa fase aguda da competição e nela encara alguns adversários que também têm propostas mais defensivas, de compactação, de bloco baixo, e isso acaba trazendo um pouco mais de dificuldade. Mas também não deixo de dizer que nós precisamos agredir um pouco mais, rodar um pouco mais, individualizar um pouco mais em alguns momentos para que criem esse volume de situações de gol, chutar de fora da área também, porque estamos tentando, a todo momento, entrar com a bola. Quando se pega um adversário com bloco baixo, tem o espaço para fazer os arremates de fora da área. Tem que buscar algumas variações e a gente não fez, mas vamos trabalhar para que voltemos a fazer, porque vai ser assim daqui para o final e temos que estar preparados no momento que vamos decidir o campeonato”, afirmou o técnico.


Um caminho para sair das ‘teias de aranha’ impostas pelos oponentes é a variação tática, experimentando outros esquemas para deixá-los confusos. Questionado sobre uma possível mudança para o 4-4-2, entrando com dois homens de criação e não apenas Daniel Costa, o comandante da Lusa disse que mudar nesse momento seria complicado, devido ao pouco tempo para treinamentos.

“Uma mudança de esquema, com jogadores com característica que temos, com extremos dentro da nossa construção de elenco, sair com 4-4-2 nesse momento não cabe para o nosso time, até porque não temos tempo para treinar e sou muito a favor de treino para poder ter uma mudança de esquema. A gente varia do 4-1-4-1, do 4-2-3-1, que é dentro da característica do elenco. Não dá para variar para um 4-4-2 sem treinar, porque vamos descansar amanhã, treinar sexta e sábado tem jogo. Como é que treina uma nova formação? Precisamos ter as variações dentro daquilo que temos e trabalhamos durante a pré-temporada e desenvolver dessa forma, e até o 4-4-2 com duas linhas, não com dois homens por dentro, com dois meias trabalhando, como era o antigo 4-4-2, onde os dois meias ficavam atrás dos dois atacantes. É muito difícil de a gente fazer essa formação nesse momento”, explicou o comandante.

Sabendo que precisa melhorar daqui em diante, a Lusa terá um desafio delicado na próxima rodada do Estadual. O adversário será logo o vice-líder, o Oeste, que está a dois pontos da Rubro-Verde, um com 24 e outro com 22, ou seja, trata-se de um confronto direto pela liderança. A partida está marcada para a manhã deste sábado (05), às 11h, na Arena Barueri. O NETLUSA, claro, transmite com narração de Gomão Ribeiro e comentários de Lucas Ventura (em áudio). A jornada começa às 09h30, com o pré-jogo apresentado por Chrystian Gedra.

16 comentários

  1. Queimaram a gordura e os testes, agora é manter um primeiro lugar, pensar em um empate não seria um mal resultado, mas pela sequencia dos últimos jogos, temos que ganhar este (contra o vice-lider) para dar um pouco mais de tranquilidade.
    Vamos à luta!
    LUSA!!!LUSA!!!LUSA!!!

  2. Infelizmente nosso time não é confiável, de a muito está encontrando os resultados, estou receoso não deste final de classificação , porque ja estamos classificados, o meu medo é no mata a mata, se perdermos fora o primeiro jogo, o time contrário vai vir na retranca e poderá levar o empate ou até mesmo em um contra ataque fazer 1 a 0 e ai este ano foi para o vinagre, vamos torcer para que o time retorne a jogar como no início da competição

  3. Coitadinhos
    “não tem ninguém no mercado”
    Caio Mancha na A2 do ano passado 6 jogos e 2 gols
    Anderson Ligeiro em 2021, 25 jogos e 2 gols
    Will em 2021, 15 jogos 2 gols
    Ele renovou e contratou, com o dinheiro podia ter investido melhor
    Mas ele é a vítima
    Tadinho
    Nossa existência em risco e nesses pés estão nossas esperanças
    Não leu os muitos comentários aqui postados contra essas contratações, vai ler as as enquetes criadas pela Alice no País das Maravilhas

  4. Ô mijão, fala um centroavante então….p q não fala? Basta falar 1 q eu coloco a estatística tb, covardao (próximo jogo 19:30 estarei nas catracas da entrada com a gloriosa camisa da Leões (só me chamar).

  5. porque ele nao tira o gustavo frança? é protegidinho do ss? o gol que ele perdeu no fim do jogo contra o rio claro merecia uma rescisão contratual na hora, atacante bisonho, nao sabe chutar uma bola em baixo do gol, e eu que reclamava do lucas douglas……

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here