Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

O presidente Antonio Carlos Castanheira falou sobre sobre a retomada das equipes sub-15 e sub-17 da Lusa neste ano. O mandatário lusitano esteve no NETLUSA Debate da última segunda-feira (1) e destacou o desejo de retomar as categorias até abril, com a SAF (Sociedade Anônima do Futebol) já estabelecida.

+ Fernando Henrique espera ajudar a Lusa com sua experiência

“Essa parte do sub-15 e sub-17 eu espero que em março ou abril, juntamente com a vinda de um investidor para SAF, que estou intenso na busca, a gente consiga, no ano de 2023, resgatar a base toda da Portuguesa e na essência. Você fazer o 17, 15, 13, 11, escolinhas, o futebol de salão e aquela vontade minha que vocês sabem de integrar com a várzea de São Paulo. Então, fazer isso com recurso de investidor, vai dar. Agora sem recurso é complicado tomar essa decisão”, afirmou.

Inclusive, o dirigente lusitano revelou as dificuldades que a Rubro-Verde encontrou para ampliar as equipes de base. Um dos pontos principais diz respeito aos valores para a manutenção das equipes. Além disso, ele falou sobre a infraestrutura, que terá que ser ampliada para comportar as categorias, o que pode ser desenvolvido com a resolução da SAF.


“Vou ser sincero com a torcida da Portuguesa: está dificílimo tocar o sub-20 e o profissional. Imagina só eu inventar de trazer o sub-17 e sub-15, aumentar o refeitório, dormitório e mais custo, viagem, campeonato, onde o foco nosso é trazer a Portuguesa para a Série A1 do Paulista, que já foi feito, e agora para o Brasileiro, além de fazer um sub-20 bom. Então acho que temos que fazer com calma, porque quando você começa a arrumar problema, começa a faltar do outro lado, falta dinheiro e não consegue pagar salário, imagem e o dia a dia da operação do futebol, que é caríssimo. Estou tomando muito cuidado para não perder o respeito e a credibilidade adquirida não apenas no mundo do futebol, mas fora dele”, completou.

Apesar disso, Antonio Carlos Castanheira frisou a estrutura que vem sendo desenvolvida, tanto para a equipe sub-20 quanto também para o profissional nesta temporada.

“Graças a Deus montamos um sub-20 comandado pelo Alan [Dotti] e sua equipe. Agora com a vinda do Eduardo [Ferreira] e do César [Michelon], que estava faltando essa linha de gerência da base. Um trabalho de captação e análise de jogadores, com sistema de minutagem e histórico de jogador. Nada mais é feito porque fulano indicou ou o empresário do A ou do B indicou. Tanto no profissional quanto na base existe uma análise criteriosa de cada jogador para vestir a camisa da Portuguesa e, mesmo assim, a gente erra. Estamos procurando fazer o melhor possível e como administrador creio que o melhor é ter uma linha gerencial e backoffice para dar apoio para os profissionais da área técnica, que são os comandantes Alan Dotti, no sub-20, e o Mazola Júnior, no profissional, que estão bem ancorados com esta equipe que são o Ramon [Bisson], Eduardo, César, toda a linha de backoffice que eles têm. Comandada em geral pelo Toninho Cecílio”, finalizou.

Confira a entrevista, na íntegra, com o presidente lusitano:

11 comentários

  1. Caralho!!!! Um conselheiro é responsável pela feirinha???? Com certeza um padeiro da V.Maria aliado do FDP de A.B, que por acaso é filho do finado maior CÂNCER do Canindé, o maior leva e traz da história do clube, construiu patrimônio às custas de membros da colônia que acreditavam nesse velho canalha.

        • Tá perdendo a linha muito fácil, amigo. Que prazer é esse em xingar e atacar os torcedores? Recentemente fui apedrejado por falar mal do Gustavo França e do Thomazella. Enquanto uns acham que são “herois do acesso”, tenho minha opinião que um tropeça na bola e o outro é frangueiro. Mas até aí tudo bem, porque o confronto não é pessoal e sim de opiniões de jogo. Mas você fica xingando a galera de graça e passa longe do futebol. Você é um pombo defecando no tabuleiro, sugiro que tente levar uma vida mais saudável pra tratar isso

  2. Chamei mesmo e vou continuar chamando porque você e o Alexandre Barros Mendes gostam de provocar e ofender os outros de graça e merecem tudo isso. Quem não merece é o resto da torcida que é educada.
    Educada até com dois lixos como vocês. Mas eu aprendi que gente como você a gente não trata com educação e sim com chumbo grosso. Não corre não que isso é só o começo, capiau

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here