Gustavo França comemora gol contra o Rio Claro
Gustavo França comemora gol contra o Rio Claro (Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA)

Na tarde deste sábado (09), a Portuguesa empatou por 1 a 1 com o Rio Claro, no estádio do Canindé, que recebeu grande público, o maior da A2 até o momento. Com o resultado, a Lusa se garantiu na decisão do Estadual e, principalmente, carimbou o acesso à elite do Campeonato Paulista.

LEIA TAMBÉM: Lusa retorna à elite do Paulista sete anos e um dia após rebaixamento

O gol lusitano foi de Gustavo França. A Rubro-Verde havia vencido no jogo de ida, no Estádio Augusto Schmidt Filho, em Rio Claro, pelo placar de 1 a 0, gol de Luan. Com isso, chegou mais tranquila para a volta, em casa, ao lado da torcida, e confirmou o favoritismo.

Na outra semifinal, o São Bento e Oeste voltaram a empatar, desta vez por 1 a 1 – na ida foi 2 a 2. Nos pênaltis, o clube de Sorocaba levou a melhor, se garantiu na final e conquistou o acesso.


Datas e horários dos jogos de ida e volta da decisão ainda serão definidos pela Federação Paulista de Futebol (FPF) nos próximos dias. No entanto, o que a torcida lusitana quer saber mesmo nesse momento é de comemorar o retorno à elite do futebol paulista depois de sete anos distante.

O JOGO

Precisando do resultado, o Rio Claro começou o confronto tomando atitude no ataque e teve a primeira finalização aos dois minutos, só que não assustou Thomazella. Chegando em sete no relógio, os visitantes seguiam com o controle da partida, empurrando a Portuguesa para o campo de defesa. Aos oito, Bruno Pará fez boa jogada pela esquerda, cruzou e Bruno Morais cabeceou por cima. Na sequência, a Lusa tentou chegar através de cruzamento pela esquerda, mas a zaga interceptou a bola.

Com 17 no cronômetro, a equipe lusitana começou a se soltar na partida, mas ainda com dificuldade de assustar o adversário, bastante irritada com a atuação da arbitragem, que marcava muitas faltas. Aos 20 minutos, o confronto estava muito travado no meio de campo, com poucas subidas ao ataque dos dois lados. Com 29 no relógio, Daniel Costa recebeu pelo meio e tocou de cabeça para Caio Mancha, que dominou e chutou mascado, mas a bola saiu à direita de Victor Golas. Foi a primeira grande chegada lusitana.

Já melhor que o Galo Azul em campo, a Rubro-Verde, aos poucos, amadurecia seu primeiro gol. Aos 33, a zaga errou feiona entrada da área e Daniel Costa achou Gustavo França, que recebeu e chutou com capricho no canto esquerdo do goleiro para abrir o placar para a Portuguesa: 1 a 0. Com isso, os donos da casa, que já venceu na ida, fora, pelo mesmo resultado, ficava ainda mais perto do acesso. O adversário sentiu o gol. Chegando em 41 no cronômetro, Felipe Pará arriscou de fora e o goleiro lusitano fez uma bela defesa.

No minuto seguinte, após confusão na área, o mesmo atacante recebeu a bola na meia-lua, mas isolou a bola feio. Com 45 no relógio, Thiago Rubim recebeu boa bola, finalizou e Thomazella fez uma grande defesa, com muita segurança. Aos 46, Railan subiu pela direita, cruzou a bola buscando Caio Mancha, mas a zaga, bem posicionada, cortou a bola. Na sequência, o Rio Claro tentou responder, mas a arbitragem marcou impedimento. O primeiro tempo foi encerrado aos 48, com confusão no gramado após o apito final.

SEGUNDO TEMPO

A Lusa voltou do intervalo com uma mudança, com a entrada de Luan na vaga de Cesinha. Com três minutos, Daniel Costa rolou para Marzagão, que meio sem jeito arriscou de fora da área, para a defesa de Victor Golas. Aos seis, o Rio Claro arriscou pela primeira vez na segunda etapa, mas o chute saiu mascado, à esquerda da meta lusitana. Com 10 no cronômetro, Daniel Costa arriscou de fora da área, mas a bola subiu muito. Com 13 no cronômetro, Bruno Morais arriscou marcou um golaço de fora da área e empatou: 1 a 1.

Com 17 no relógio, Sérgio Soares colocou Anderson Ligeiro na vaga de Gustavo França. Depois do empate, os visitantes melhoraram na partida e foram em busca da virada, o que levaria a decisão da vaga para os pênaltis. Daniel Costa rolou para Caio Mancha, que chutou de fora para a defesa em dois tempos do arqueiro adversário. Aos 25 no relógio, a Lusa subiu com Anderson Ligeiro após lançamento de Daniel Costa, o atacante tentou cruzar na área para Caio Mancha, mas a zaga salvou, evitando que a equipe lusitana voltasse à frente.

Chegando em 30 no cronômetro, o técnico lusitano colocou Geovani no lugar de Daniel Costa. Com 32, Carlos Henrique cobrou lateral na área, a bola sobrou para Caio mancha, que ajeitou e finalizou, mas sem sucesso. No lance seguinte, Bruno Morais fez a parede na área e rolou para Felipe Pará, que bem colocado, tentou o chute mas foi travado pela zaga lusitana. Aos 39 minutos, o comandante da Lusa colocou Luis Ricardo na vaga de Railan. Os minutos finais foram de muita pressão do Rio Claro. O árbitro encerrou o jogo aos 51 e a LUSA VOLTOU: 1 a 1

FICHA TÉCNICA

09 de abril de 2022, Estádio do Canindé, São Paulo

Jogo de volta da semifinal do Campeonato Paulista Série A2

ESCALAÇÕES

PORTUGUESA: Thomazella; Railan (Luis Ricardo), Naldo, Patrick e Carlos Henrique; Marzagão, Tauã e Daniel Costa (Geovani); Cesinha (Luan), Caio Mancha e Gustavo França (Anderson Ligeiro).
Técnico: Sérgio Soares

RIO CLARO: Victor Golas; Raul (Gleydson), Suéliton, Juan Sosa e Cesinha (Jair); Magno, Alysson (Nathan) e Adriano Paulista; Thiago Rubim (Diego), Felipe Pará (Jadson) e Bruno Morais.
Técnico: Alberto Félix

ARBITRAGEM

A partida foi apitada pelo árbitro Douglas Marques das Flores, auxiliado por Alex Ang Ribeiro e Leonardo Tadeu Pedro, os bandeirinhas, e os árbitros de vídeo serão José Claudio Rocha Filho e Marco Antonio de Andrade Motta Junior.

25 comentários

  1. O gigante voltou
    Parabéns time
    Parabéns comissão técnica
    Parabéns diretoria
    Parabéns presidente

    Ah tempo
    Sombra e Domenico Gato do Estádio 97 que na quinta feira fizeram piada quando o Mano disse que a Lusa voltaria a elite no final de semana
    Babacas
    Trouxas
    Chupa

  2. Mais feluz que pinto no lixo…. agora é planejar para o ano que vem e também buscar acessos no brasileiro…. parabéns a todos que fizeram parte desse acesso…. e à nossa torcida uma saudação especial… a LUSA vive e viverá sempre!!!!!

  3. subimos,parabens jogadores, tecnico e principalmente a torcida,foi só profissionalizar um pouco o futebol que tudo corre naturalmente, chega de “dungas” na diretoria, valeu toninho cecilio,a lusa é grande demais pra fica morrendo na serie a2

  4. Parabéns guerreiros !!!
    Time que lutou muito e a torcida jogou junto, cantou do inicio ao fim incentivando o time.
    Agora é buscar uma vaga na Serie D e planejar para a Serie A do Paulista do ano que vem. Precisamos nos manter lá, pois com certeza permanecendo, as coisas vão melhorar.
    Coisa linda ver o Canindé lotado !!!
    Vai Lusa, nunca pare de lutar.

  5. O gigante voltou
    Parabéns ao time
    Parabéns a comissão técnica
    Parabéns a diretoria
    Parabéns presidente
    Parabéns a torcida

    E um recado para o Sombra e o Domenico Gato do Estádio 97 que ficaram fazendo piada depois que o Mano disse que a Lusa ia subir
    Chupa seus trouxas!

  6. Juiz muito ruim, mas subimos –
    demos muito espaço no meio, mas subimos –
    erramos muitos passes, mas subimos –
    não precisava ser tão sofrido, mas subimos –
    o Canindé estava LINDO – S U B I M O S –
    Missão impossível-parte I – concluida com sucesso –
    Missão impossível – parte II – segundo semestre – a realizar

    • Estava lindo mesmo. Era interessante ver alguns jogadores olhando impressionados para a torcida, não tinham noção da grandeza desse clube. Ainda a relatos de torcedores que foram embora por estar muito cheio. Para mim o campeonato acabou ontem, estávamos num lugar que não era nosso.

      • Outro momento engraçado, shopping D sendo tomado pela torcida Lusitana devido ao estacionamento, um cara com a camisa do curintia viu a multidão Lusa, baixou a cabeça e saiu de fininho mostrando claramente que estava com o piii na mão mas não teve uma palavra de desprezo ou ameaça, essa e a torcida Lusa.

  7. VIVA A LUSA , VIVA A LUSA!!!! TAMBÉM ESTIVE NO CANINDÉ! MUITO LEGAL VER A TORCIDA MOTIVADA E APOIANDO O TIME. A GARRA DE TODOS NOS AJUDOU A SUPERAR AS FALHAS TÉCNICAS ! OBRIGADO ATLETAS, COMISSÃO TÉCNICA, DIREÇÃO E TORCIDA!

  8. Festa linda e emocionante que a nossa torcida proporcionou. Mas hoje o objetivo de subir foi alcançado jogando mal, e no meu entendimento em um campeonato de baixo nível. Essa foi a realidade. A partir de agora a diretoria e comissão técnica precisa contratar várias peças ( ataque e laterais) para A COPA PAULISTA . Para o ano que vem então será necessário reformular praticamente todo o plantel porque o nível da série A é muito mais qualificado. Estes jogadores atuais foram guerreiros e esforçados mas sem nenhuma condição para disputar uma série A. Tomazella, Patrick , Marzagão e o Daniel Costa ( que jogou mal as 2 partidas) pra mim são os únicos que poderão ficar. O profissionalismo é fundamental se quizermos continuar a disputar campeonatos da elite do futebol brasileiro.

  9. Subimos! Que emoção, que festa linda e contagiante no Canindé
    Não consegui resistir e chorei após o apito final. Ufa! Que final de semana feliz! Agora para fazer justiça à belíssima campanha, que venha o título para coroar a melhor equipe deste campeonato. Parabéns à diretoria, comissão técnica, jogadores e todos envolvidos direta ou indiretamente neste feito histórico, momento da virada, se Deus quiser! Meu sangue é rubro verde.

  10. Sou Santista e adorei de saber que a Lusa voltou para onde nunca devia ter saído, time de tradição onde quando tinha clássico com meu Santos, tinha o prazer de ver Badeco, Xaxá, Wilsinho, Dener ç, José Roberto e claro sem falar do maior de todos o grande Enéas que foi um dos maiores craques que vi jogar, bem vindo ao seu lugar de sempre lusa, aqui é lugar de time grande

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here