Na tarde deste sábado (2), a Portuguesa venceu o Rio Claro por 1 a 0, com gol de Luan, no Estádio Augusto Schmidt Filho, pelo jogo de ida da semifinal da Série A2 do Campeonato Paulista. Com o resultado, a Lusa saiu na frente na briga pelo acesso à elite estadual.
Assista aos melhores momentos de Rio Claro 0 x 1 Portuguesa
No outro duelo das semifinais, São Bento e Oeste empataram por 2 a 2 em Sorocaba. A volta será daqui a uma semana, desta vez na casa do rubro-negro, a Arena Barueri, a partir das 19h.
A partida de volta entre Lusa e Galo Azul está marcada para o próximo sábado (9), às 16h, no estádio do Canindé. Com o apoio da torcida lusitana, que deve comparecer em grande número, a Rubro-Verde vai em busca do sonhado acesso à primeira divisão do Campeonato Paulista.
O JOGO
Como esperado, o confronto começou quente, faltoso e cheio de intensidade dos dois lados. Com três minutos, Magno tentou de longe, só que isolou. Instantes depois, foi a vez de Pará chuta de fora, mas de novo a bola subiu muito. Chegando em cinco no relógio, eram os donos da casa que dominava as ações da partida, que sabia da necessidade do resultado. Com nove no cronômetro, Eduardo Diniz cruzou na cabeça de Caio Mancha, que cabeceou forte e obrigou Victor Golas a fazer uma belíssima defesa e evitar o primeiro gol da Portuguesa.
O duelo chegou em 15 minutos mais equilibrado depois que a Lusa começou a levar perigo ao Rio Claro. Aos 19, Daniel Costa cortou o zagueiro e finalizou de longe, mas sem sucesso. Na sequência, o Galo Azul deu a resposta com Bruno Moraes, que chutou da entrada da área e obrigou a Thomazella a fazer uma grande defesa. Com 23 no relógio, Pará cortou da esquerda para o meio, chutou, mas a bola explodiu na zaga. Já no minuto seguinte, a equipe lusitana quase marcou com Cesinha e, na sequência, os donos da casa responderam com uma tentativa de quase do meio de campo.
Chegando em 30 minutos, o jogo seguia equilibrado, mas agora sem a mesma intensidade, com poucas chances para cada lado. Seguiu dessa forma até meados dos 40 no cronômetro. No entanto, em seguida, Thiago Rubim recebeu na entrada da área e finalizou em cima do goleiro lusitano, que rebateu a bola e a zaga cortou. Aos 43, o Galo Azul voltou a tentar de fora da área, só que não teve sucesso de novo. Enquanto isso, a Rubro-Verde seguia com muita dificuldade de chegar ao campo de defesa adversário. O árbitro apitou o final do primeiro tempo aos 48.
SEGUNDO TEMPO
Na volta do intervalo, o técnico Sérgio Soares colocou Anderson Ligeiro na vaga de Gustavo França. A Portuguesa começou a segunda etapa ativa no ataque, mas, aos três minutos, Bruno Moraes recebeu na área, finalizou bonito e Thomazella evitou o gol do Rio Claro. Com oito no relógio, o confronto estava muito truncado e com poucas chances claras de gol. Chegando em 10 no cronômetro, Bruno Moraes recebeu um grande lançamento e finalizou de primeira, para a belíssima defesa de Thomazella. Segundos depois, o arqueiro voltou a salvar a Rubro-Verde.
Com 14 minutos, a bola foi cruzada na área do Rio Claro e Anderson Ligeiro apareceu bem na área para cabecear, mas a defesa cortou a tempo. Aos 22, o técnico lusitano colocou Luan no lugar de Cesinha, em busca de nova movimentação no campo de atraque diante da dificuldade. Em sua primeira participação, já no minuto seguinte, o atacante recebeu de Caio Mancha na área e balançou as redes para a Lusa: 1 a 0. Com 28 no cronômetro, a Lusa chegou em dose dupla, primeiro com Caio Mancha que recebeu em profundidade mas não alcançou a bola e, em seguida, Daniel Costa rolou na entrada da área para Marzagão chutar por cima da meta.
O Rio Claro sentiu o gol lusitano e caiu drasticamente de produção, correndo o risco de levar o segundo. Em meados de 35 do segundo tempo, Eduardo Diniz levou cartão vermelho, com auxílio do VAR, por uma entrada violenta no adversário. Portanto, a equipe lusitana ficou com um a menos para a reta final do confronto. Aos 39, o comandante da Lusa colocou Carlos Henrique na vaga de Daniel Costa, para recompor a lateral-esquerda. Com 45 no relógio, Sérgio Soares colocou Luizão Silva na vaga de Caio Castro. Nos minutos finais, o mandante foi ao ataque em busca do empate, mas não deu tempo e o jogo acabou aos 50 com a vitória da Portuguesa: 1 a 0.
FICHA TÉCNICA
02 de abril de 2022, Estádio Augusto Schmidt Filho, Rio Claro, São Paulo
Primeiro confronto da semifinal do Campeonato Paulista da Série A2
ESCALAÇÕES
RIO CLARO: Victor Golas; Raul, Suéliton, Sosa e Alysson (Cesinha); Peixoto (Crispim), Magno e Diego (Adriano); Thiago Rubim, Pará (Gleydson) e Bruno Moraes (Jadson).
Técnico: Alberto Félix
PORTUGUESA: Thomazella; Railan, Naldo, Patrick e Eduardo Diniz; Marzagão, Tauã e Daniel Costa (Carlos Henrique); Cesinha (Luan), Caio Mancha (Luizão Silva) e Gustavo França (Anderson Ligeiro).
Técnico: Sérgio Soares
ARBITRAGEM
A partida foi apitada pelo árbitro Vinícius Furlan, auxiliado por Mauro André de Freitas e Rafael Tadeu Alves de Souza, os bandeirinhas, e a equipe de arbitragem de vídeo foi formada por Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral e Leonardo Augusto Villa.
A expulsão na minha opinião não merecia ser expulso, o Luan estrela, e o Thomazela hoje foi MONSTROOOOOO
Vai LUSA o acesso é logo ali!!!
LUSA EU TE AMO!!!!
Vitóriaaaaa! Resultado importantíssimo!!!!! Estamos a um empate do acesso! Placar maravilhoso, já o futebol apresentado, nem tanto (na minha opinião). Respeito quem acha que jogou muito contra o Primavera e hoje, porém na minha visão de futebol o time deixou a desejar. Hoje em específico tinha que ganhar e ganhou. Não entendo ver um time jogar a favor do vento e só chutar uma bola ao gol de fora da área (com o Marzagão), enquanto no primeiro tempo o adversário quase abriu o placar usando deste expediente. Mais uma vez o mentecapto, jogador grosso chamado Eduardo Diniz quase põe tudo a perder. Graças a Deus está fora do próximo jogo. Mas. nem todo jogador foi mal assim… Naldo foi cirúrgico e o Marzagão combateu demais no meio campo. Mas… Thomazella SENSACIONAL!!!! Parabéns! E a jogada do Caio Mancha no gol, hein??? Maravilhosa assim como a chegada e a frieza do Luan. Sábado que vem estarei com a família no Canindé! Que felicidade! Parabéns, moçada. Vamos subir, Lusaaaa!
Vamossss subirrrrrr lussssaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, vamos subirr lusaaaaaaaaaaaaaaaaaaaawwaaaaa…….vamossssss subirr LUUUUSSSAAAAAA…THOMAZELA MELHOR EM CAMPO……CAIO MANCHA QUE PROTECAO DE BOLA, COLOCANDO O LUAN NA CARA DO GOL……todos no Caninde sábado q vem.
Vamos elogiar nossa equipe….
12Vitorias, 5 empates e 1 derrota, comissão técnica e jogadores merecem só elogios..
A mais importante vitória até o momento graças ao grande Thomazella e ao Luan que tem aquela estrela! Não jogamos bem, o Daniel Costa também não e nosso ataque é o problema de sempre, não cria quase nada e apenas o Caio Mancha cria alguma coisa como a jogada do gol e a cebeçada no travessão. Agora no Canindé precisamos jogar com inteligência e na marcação sob pressão porque eles terão que se abrir e assim poderemos resolver no contra ataque. Só falta uma!
VAMOS SUBIR LUSA!!!
Ataque não cria? Não sei que jogos vocês estão assistindo. Esquece fase de classificação. Estamos no mata mata. Do goleiro ao último reserva todos estão dando sangue e jogando muito bem. Quem não estiver satisfeito, torçam para os outros clubes da a2.
Nota 10 para os resultados e nota 5 para o futebol apresentado, temos que ser realista.
É este realismo que muita gente não tem, Edu. Aí só elogia nas vitórias e critica nas derrotas. Está muito bom, estamos felizes, vamos subir, a vitória foi o mais importante de tudo, agora dizer que foi um futebol lindo… Vamos subir, Lusaaaa!
O lateral não teve culpa na expulsão, estava olhando a bola e o jogador do Rio Claro veio d encontro. E não acho o Eduardo Diniz grosso, memória e apoio moral saõ duas virtudes que poucos torcedores da Lusa tem. Quem deu o passe pro gol do Caio mancha contra o primavera na terça ?? e quem deu o cruzamento que deixou o mesmo Caio mancha hoje na cara do gol no primeiro tempo ???????
Por favor, vamos incentivar e agradecer, são 7 anos de agonia, hoje é dia de comemorar e incentivar, são pouco mais de 90 minutos que nos separam do acesso. Vamos subir Lusaaaa
Estou com você Virgilio
Ganhamos, ótimo, é isso que interessa. Parabéns ao time e comissão técnica.
Mas pelo amor de Deus, jogamos muito mal, o time parecia que tinha comido uma feijoada antes do jogo.
Falta pouco galera, coração na ponta da chuteira. Não precisa ser campeão, apenas subir, pois é isso que mais interessa.
Vamos jogar o próximo jogo como se estivesse 0x0, vamos jogar pra ganhar e acabar de vez com esse martírio de Serie A2. Sem ficar correndo risco achando que esse placar conquistado é o suficiente. Chega de dar chance pro azar.
Vamos subir Lusaaaaa !!!
Mais si for campeão vai ganhar mais dinheiro já e uma ajuda para a lusa vamos subir lusa
Com certeza meu amigo, porem subindo pra Serie A e se mantendo por pelo menos 1 ano já teremos direito a participar do Brasileiro Serie D, com certeza na Serie A do Paulista teremos melhor retorno financeiro.
Se formos campeões da Serie A2, melhor ainda !!! Esse grupo merece pela campanha que fez até agora.
Só não podemos dar chances !!!
Lindo nossa torcida em Rio Claro, somos grandes, quem tem torcida não morre jamais…
Sábado, 16hs Estadio do Canindé… o compromisso mais importante dos últimos 7 anos da história da Lusa… todos… todos… todos… todos… no Canindé…
vamos subir lusaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Não esqueça que muitos torcedores do Velo compareceram, e deram uma “forcinha”, na torcida para a Lusa. Parabéns para vocês, rumo a 1ª divisão.
Ponte que caiu… É o melhor goleiro do Brasil!!! Thomazella!!!
Vamos lusa, o mais importante foi a vitória, estamos perto do acesso e em seguida o título
Sim, pelo amor de Deus, até nessa hora tem gente que critica rs, somos LIDDDEERRRR desde o início do campeonato, no mata mata ganhamos todas…querem mais o q?
Mais um campo horrível, ; Thomazella ( morador de Atibaia) FANTÁSTICO,- está semana vai demorar muito a passar
Campanha limpa, equipe de homens na concepção da palavra, obrigado senhores jogadores, comissão técnica muito boa e competentes, diretores e funcionários competentes, tudo isso para dizer que com garra e profissionalismo, iremos voltar aos áureos tempos da nossa amada Portuguesa.
Não podemos jamais esquecer desse predestinado presidente sr Castanheira., digo predestinado porque o senhor veio para erguer nossa Portuguesa amada.
Essa é a verdadeira função de um presidente.
Não aqueles que usaram o cargo de presidente da nossa Lusa, para deixar de defender nosso manto sagrado, nos deixando passar por 7 anos de humilhações. Agora temos homens trabalhando para colocar nossa Portuguesa de volta ao cenário do futebol Brasileiro. Vamos subir Lusa amada !!!
Ganhamos!!! Estamos a uma vitória da final. MARAVILHA!!! Agora, cá entre nós, CESINHA, GUSTAVO FRANÇA, LIGEIRO são ruim demais. ´PELO AMOR DE DEUS!!!
Para alguns críticos de sempre, espero que a Lusa jogue muito mal no sábado, o melhor em campo seja o Tomazela, os caras percam 5 gols embaixo da trave e chutem mais 8 nela e em um recuo despretensioso do zagueiro deles o goleiro não domine a bola e ela entra…aos 49 do segundo tempo…Acesso, porra!
O que importa quem joga bem ou não a essa altura do campeonato?
Deixem pra criticar no começo do próximo campeonato e só incentivem, pelo menos nessa semana.
Caramba não pude assistir, foi aniversário de um grande amigo medico fazendo 82 anos não tinha como não comparecer, mas cada 10 minutos procurava o resultado no celular.quando acabou tomei alguns chopp gostoso. muito contente. valeu.
VAMOS SUBIR LUSAAAAA, FALTA 1 JOGO.
Vamos subir lussssaaaaa onde e seu lugar.
Vamos subir lussaaaaa onde e seu lugar.
Vamos subir lusaaaaa onde e seu lugar.
Pelas circunstâncias a Lusa foi bem, parabéns a toda a equipe que se empenhou e venceu. Equipe montada para a série A2 que está sobrando encima dos adversários. Ontem o Tauá não apareceu tanto mas sobrou em campo principalmente depois que o Marzagão tirou o pé ainda no início do jogo depois de uma entrada dura e advertência do árbitro. Caio Mancha foi super bem. Falta pouco, pés no chão e vamos pra cima, falta pouco.
Muito feliz aqui no Rj, vendo essa campanha memorável da Lusa, como nos velhos tempos
Apesar da expulsão, devo dizer que midei de opinião sobre o Eduardo Diniz. Nos primeiros jogos que vi, achei ele fraco e até questionei porque não jogava o Carlos Henrique. Mas nessa fase de mata-mata tenho achado o Eduardo um dos melhores do time, não dando espaços na defesa e ainda ajudando no ataque sempre se apresentando como opção e fazendo bons cruzamentos. Quem ainda não percebeu, basta prestar atenção.
Tomazella e Caio Mancha calando a boca de muitos q criticaram no começo. Chúuuuupa