O técnico Sérgio Soares não é mais o treinador da Portuguesa. A informação foi confirmada pelo próprio clube, que divulgou uma nota oficial na tarde desta terça-feira (4). Além dele, também deixam o clube o auxiliar Denys Facincani e o preparador físico Kaio Soares. Vale destacar que a comissão técnica tinha renovado contrato até o fim do Paulistão 2023.
LEIA TAMBÉM: Partida contra o Marília marca retorno das bandeiras com mastro na Lusa
“A Associação Portuguesa de Desportos e seu Departamento de Futebol Integrado vem a público anunciar o desligamento do técnico Sérgio Soares do comando do futebol profissional do Clube. A decisão tomada pela diretoria foi informada ao treinador nesta manhã de terça-feira (04), em reunião no Canindé, pelo presidente Antonio Carlos Castanheira e pelo executivo Toninho Cecílio”, diz a nota divulgada pela Lusa.
Sérgio Soares foi contratado em novembro de 2021 para a disputa da temporada 2022. Ao todo, ele dirigiu a Lusa em 35 jogos, com 17 vitórias e 14 empates. Com isso, ele conta com um aproveitamento de 63%. O treinador levou a Portuguesa ao título da Série A2 do Campeonato Paulista, mas não atingiu o objetivo no segundo semestre e foi eliminado da Copa Paulista na semifinal para o Marília. O baixo rendimento da equipe nos jogos foi um dos motivos para a sua demissão. O próprio treinador divulgou uma nota oficial na tarde desta terça-feira (4).
Confira, na íntegra, a nota oficial divulgada por Sérgio Soares:
AOS FABULOSOS
Foi uma temporada incrível que passei à frente da Portuguesa, num dos melhores ambientes de trabalho que tive de grupo e comissão. E muito disso devo ao torcedor, os fabulosos leões e aqueles que me emocionaram quando erguemos a taça da série A2 e colocamos a Lusa na elite do futebol paulista. Mas este ciclo se encerra hoje.
O torcedor não me surpreendeu nunca pela presença nos estádios, dentro ou fora do Canindé. Mas na força que nos enviou, sim. Sua presença foi muito significativa. São vocês quem representam a temporada maravilhosa na minha carreira.
Sou treinador há 18 anos, desde os 15 frequento os vestiários e sei bem o que são as grandes conquistas e a dor de cada derrota. Por isso só posso valorizar ainda mais a opção do meu nome e lamentar a não continuidade para o Paulistão.
Obrigado ao presidente Antonio Carlos Castanheira, ao Toninho Cecílio e todos os envolvidos no ambiente. Entra na lista cada um da minha comissão, profissionais sérios e respeitosos, e aqueles que já vestiam esse manto na nossa chegada, permanecem ou saíram no meio do caminho.
Futebol não se faz apenas com títulos. Se assim fosse, eu me sentira completo por ter levantado a Copa do Brasil, os estaduais baiano e cearense, a própria série A2. Futebol se faz com humanidade e capacidade de discernimento. A gente é um caçador de conquistas, mas existem adversários e não nos eximimos de responsabilidade nunca.
Sou vice-campeão Paulista contra o Santos de Neymar e Cia. Levei o São Bernardo à sua melhor campanha num Estadual. A Ferroviária viveu sob meu comando momentos nunca antes alcançados. Levei o Ceará às quartas de final da Copa do Brasil e por duas vezes cheguei à final da Copa do Nordeste.
Aceito toda e qualquer crítica. Desde que fundamentada. O que não posso admitir é o desprezo ao meu trabalho e meu caminho por quem, sequer, sabe fazer o próprio com competência.
Obrigado aos fabulosos, mais uma vez.
Excelente série a2 do Paulista, péssima copa Paulista. O balanço é positivo, graças ao acesso, mas o futebol demonstrado ficou muito a desejar. Acho uma decisão acertada, pena que tardia, já que nos custou uma vaga no brasileiro. Quando eu vejo ituano, que coloca 200 pessoas em jogo de futebol, novorizontino, que foi refundado, mirassol, são Bernardo conseguindo acessos e aparições no cenário nacional, fico mais puto com a incompetência dessa diretoria e das anteriores em fazer futebol. Espero que a partir do ano que vem, na série a1, a portuguesa possa de fato voltar a ter o protagonismo que merece. E o senhor Toninho Cecílio também tem muito a explicar, se ficar para a temporada seguinte.
É isso aí, Rodrigo. Todos estes clubes mencionados conseguem subir e continuamos empacados. Falta até humildade de visitar estes clube e tentar entender estes trabalhos de sucesso com pouco dinheiro. A administração do futebol rubro-verde tem que mudar muito. A administração do clube mudou e livrou a Lusa da falência. O futebol ainda não evoluiu desta forma.
E nós continuamos a escutar desculpas esfarrapadas.
Não é só a Portuguesa que sofre perdendo espaço para times artificiais. A própria Ponte Preta foi rebaixada no Paulista esse ano e ainda perdeu pro modesto Ituano o posto de 5° clube há mais tempo na 1° divisão. Guarani passou muito tempo na A2, inclusive fugindo da zona igual a gente. Clubes como Cuiabá, Tombense, Floresta, Salgueiro etc ocuparam o lugar de times tradicionais no Brasileiro. Mas felizmente hoje existe um remédio para isso. A lei da SAF já está facilitando a entrada de aportes em times tradicionais.
Vlw S.S, ” Talvez…quem sabe…um dia!!!”!!! Gente boa, honesta, trabalhador….fez sua parte na A2 e faiô na CP. O Sr. T.C tem muito que se explicar, aproveitando a deixa do Rodrigão, se for pra vim com essa putaria de jogador de empresário, principalmente do sul, área tb!!! Masssss parece que o Sr. A.C.C mas uma ver deu a chave do clube, e dessa vez com procuração.
Perfeito, Taubaté!
Blábláblá já vai tarde, e tem muita gente para ir junto c ele…
Demoraram pra fazer isso com o Marchiori
Demoraram pra fazer isso com o Sérgio
e mais um ano a vaga na D foi pelo cano
muito profissionalismo no mkt e nenhum no futebol, e assim vamos morrendo
A próxima manchete é a da saída do Toninho Cecílio?
esperando aqui
Tá faltando mandar os jogadores embora desse elenco só aproveita 3 ou 4 ainda pra ficar no banco a culpa não é só do Sérgio um treinador honesto e trabalhador agora só quero ver o que essa diretoria vai fazer vamos esperar só não quero voltar pra série a2
Pra mim, tem que fechar só thomazella, luis Ricardo, bruno Leonardo, Marzagão, Tauã e Caio mancha pra A1, o resto pode vazar tudo
Inclusive o tira pé do Daniel Costa.
Davi vc está falando sério ou tá brincando, Luís Ricardo ( ex-jogador ), Bruno Leonardo ( limitado) e Tauã ( só esforçado), não podemos ter esse tipo de pensamento e pensar muito mas muito pequeno.
Fora Thomazella! Duas falhas grotescas contra o Marília num confronto que terminou em 4×3 no agregado. Responsável direto pela eliminação. Outras 3 falhas grotescas em 5 jogos da reta final. Vida pessoal não é desculpa, o Juventus é logo ali.
O Sérgio Soares fez um ótimo trabalho no paulista a2 e um trabalho ruim na copa paulista, porem sem suporte da diretoria fica difícil de dar uma sequencia boa na temporada.
Agora tem que contratar pessoas que tenham experiencia na serie A1 para não passar vergonha diante dos clubes fortes que irão enfrentar…
Agradecemos o acesso na série A2… mas perder a copa paulista ou várzea paulista para um timinho da 3a divisão foi demais…e o Toninho Cecílio tem que sair junto… quem contratou essas mer….. como sempre falo: Castanheira ótimo fora do campo e péssimo dentrp dele…
Agradeço ao SS o belo trabalho na A-2, mas realmente o bom futebol ficou no primeiro semestre. Boa sorte à ele na continuidade da carreira e juízo aos dirigentes da Portuguesa na contratação de um novo treinador. Tenho medo que Fernando Marchiori reapareça por aqui para o Paulistão (e ainda cheio de moral)…
Luiz não dá a idéia que é perigoso.
Em breve teremos eleições na Lusa. Espero, torço e rezo para que as aves de rapina, os senhores feudais e os usurpadores não voltem ao comando do nosso Clube. Primeiro, para que não voltem os leilões, penhoras, feirinhas, etc., e segundo que consigamos voltar ao cenário nacional, que é merecido pela nossa história centenária.
Não tenho medo da oposição na Lusa ela tem o mesmo valor que nada(zero a esquerda)
O Marília é um time arrumado independente de ser da 3ª divisão.
Em 2006 pela série B a Portuguesa tomou de 6×2 do Paysandu no canindé e pouco depois o mesmo Paysandu tomou de 9×0 do Paulista em Jundiai. Futebol tem dessa coisas. Quer erscalção da portuguesa nesse 2×6
Felipe, Jackson , Santiago, Bruno Rodriguo e Leonardo
Marcos Paulo, Cleyson e Cleber
Souza , Diogo e Joaozinho
Bom técnico , veremos quem virá em meio a eleição de presidente e a SAF, presta atenção Portuguesa.
Excelente A2, mas ficou devendo nesta Copa Paulista. = Emprestamos o Patrick e o França para que ????? – ganhar rodagem ?? – ganhar dinheiro ??? – ia ser fácil ???? – não precisávamos deles ??? – os times dessa Copa (DB – XV – Marília ) jogam todos da mesma maneira, marcação forte, dividem todas, antecipam, correm muito e atacam pelos lados, prá isso usam muitos jogadores jovens, com muito gás, o nosso time era ao contrário. – Foi planejado errado.
Será que a portuguesa terá que pagar o restante do contrato ( salários ) ao Sérgio Soares ? Não sei , já que não foi divulgado isso mas gostaria de saber. E digo , a Portuguesa no momento não vai encontrar um tecnico melhor que o Sérgio Soares em referência à salários/ qualidade e competência, mesmo com essa campanha ruim na copa Paulista ( por culpa da qualidade técnica limitada de seus jogadores) o Sérgio deveria continuar ( então não renovassem o contrato com ele até o final do campeonato Paulista )
Vamos aguardar, porém a continuar com Toninho Cecílio à frente fica complicado.
Se queremos ser protagonistas na A1 e não somente brigar para não cair, é chover no molhado: técnico e jogadores que atuam em clubes que disputam a A1 e a Série B para isso investimentos que não dispomos infelizmente. A SAF é a saída ou pelo menos, por enquanto, a vinda de mais patrocinadores e com maior potencial de recursos para investir.
De nada adianta pensar em quantidade e não a qualidade, como ocorreu.
Segundo semestre horrível…mais culpa do Sr Toninho Cecílio do que propriamente dita do Sr Sérgio Soares. Foi tarde. Esse Daniel Costa enganou no Paulista e damos muita credibilidade à ele. Um meia esquerda que vive de bola parada. Em todos os jogos que vi no canínde…esse homem não colocou o pé em nenhuma dividida. Precisa pensar já para o Paulistão…mas como sabemos, teremos eleições…portanto, roda o filme dos 102 anos…contrataremos na quinta para jogar no sábado. Pensa no time…se perder à eleição, fodasse. Ao menos deixa a casa minimamente arrumada. Isso é profissionalismo e respeito à Portuguesa. Mas a mentalidade sempre foi…o outro que se vire.
Até que enfim alguém lúcido, pensei que era só eu que achava o Daniel Costa um jogador meia boca.
A maioria da torcida e Eu também, não entendeu até hoje as contratações medíocres que foram efetuadas para a copa paulista. Atacantes que não fazem gols e defensores pesadões que tomaram gols de bolas altas praticamente em todos os jogos. Isso é falta de visão de conhecimento, incompetência ou achavam que a copa paulista seria uma barbada? Pra mim foi realmente total incompetência também da diretoria que não conhece nada de futebol. Então essa diretoria que é mediocre no futebol precisa tomar aulas com esses clubes do interior que cresceram com competência e estão participando de divisões de campeonatos muito superiores que a Portuguesa. Já passou da hora para que os homens da Portuguesa aprendam a ter conhecimento e competência para administrar o futebol!!!!
Tudo normal, time horrível presidente frouxo a bucha ainda está por vir , merece ter saído
Nada é tão ruim que não possa ficar pior né? O SS não foi responsável pelo desmonte parcial do time campeão da A2 e a entrada de apadrinhados. Mesmo com tudo contra ele conseguiu motivar o time para brigar em campo e superar as limitações dos jogadores. Pra quem gosta só de cornetar vai lá e tenta fazer melhor com os recurso$ e a politicagem da diretoria.
Obrigado Sérgio e comissão um belo trabalho , infelizmente a memória é curta no futebol , desejo bons trabalhos no decorrer de sua carreira e fica minha gratidão por ver a Lusa novamente no Paulistão , e a chateação de ter que começar um ciclo novo com pouco tempo para trabalhar espero que nossa Lusa continue avançando degraus em sua jornada também e que nós torcedores façamos a nossa parte de sempre apoiar e quando tiver de cobrar seja de uma forma inteligente e sadia sempre ! Sempre Lusa !
Não acho que o SS seja o principal culpado desse desastre da CP.
Dentro das limitações que deram pra ele, até que ele se saiu bem, com um time muito fraco.
Na A2 o time já não era lá essas coisas e ele conseguiu buscar o título.
Mas depois os “que entendem de futebol” fizeram o favor de deixar sair os melhorzinhos e trouxeram um monte de tranqueiras.
Digo e repito, o Castanheira é um grande gestor, porém de futebol…não entende porr@ nenhuma. Acho que não caiu a ficha dele ainda que o futebol é o carro chefe da APD.
Não adianta um belo mkt se o futebol esta na merd@.
Minha preocupação é quem vem para ser o novo treinador !!!!
O SS foi bem na A-2 , mas nas CP foi um desastre, time horrível, chegou até longe de mais.
Com certeza vamos ser saco de pancada na A-1 em 2023.
Nesse clube tem alguma coisa errada não é possível. Quando você pensa que as coisas vão caminhar vira um “pau de sebo” do cacete. sobe até a metade e escorrega para baixo. Bem citado Novorizontino, São Bernardo, Mirassol etc.
Agora tá de brincadeira que com o Fabrício e França seria diferente.
Boas férias!