Gustavo França em campo contra o XV de Piracicaba
Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

Na noite desta quarta-feira (23), a Portuguesa teve muitas oportunidades, mas não saiu do empate por 0 a 0 com o XV de Piracicaba, no estádio do Canindé. O jogo foi válido pela nona rodada da Série A2 do Campeonato Paulista.

LEIA TAMBÉM: Reunião do Conselho da Portuguesa tem apresentação inicial sobre SAF

Com o resultado, a Lusa se manteve isolada em primeiro, agora com 21 pontos, cinco a mais que o segundo, o Linense. Já o XV, foi para 13 e caiu para nono.

Em outros jogos de interesse lusitano, mais cedo, o Juventus foi derrotado em casa pelo Velo Clube por 2 a 0. O mandante caiu para a oitava colocação, com 13 pontos. Enquanto isso, o visitante subiu para terceiro, com 16. Segundo colocado, o Linense empatou por 1 a 1 com o Rio Claro, fora de casa, e foi para os mesmos 16 pontos do Galo Vermelho, mas leva vantagem no critério de saldo de gols. Com isso, a Portuguesa se manteve isolada na ponta antes mesmo de entrar em campo.


No mesmo horário do jogo da Lusa, o Lemense perdeu para o São Bento fora de casa por 3 a 1, desperdiçando a chance de assumir a vice-liderança da competição. Além disso, o time caiu de quarto para sexto, ainda com 14 pontos.

Vale lembrar que o Oeste, quarto, já havia jogado pela nona rodada por causa da Copa do Brasil. Na ocasião, a equipe de Barueri, ainda comandada por Fernando Marchiori, superou o Monte Azul por 2 a 0, em seus domínios, e está com 16 pontos também. Confira a classificação completa.

O próximo compromisso da Lusa será contra o Velo Clube, neste sábado (26), às 16h, no Estádio Benito Agnelo Castellano, o Benitão, em Rio Claro, pela 10ª rodada do Paulistão A2. Será mais uma chance para que a equipe lusitana se isole ainda mais em primeiro.

O JOGO

Nos minutos iniciais, as equipes buscaram o ataque, primeiro a Portuguesa com Gustavo França, e depois o XV de Piracicaba respondeu com Felipe Tontini, mas sem muito perigo. Com seis minutos de jogo, no entanto, os donos da casa já dominavam as ações, presente no campo de ataque. Chegando em 12 no relógio, a Rubro-Verde seguia com a bola, mas esbarrava na forte marcação do adversário. No minuto seguinte, Caio Mancha teve boa chance de cabeça após cruzamento pela esquerda, mas Luan Bueno atrapalhou o atacante e evitou o gol.

Com 15 no cronômetro, o XV de Piracicaba assustou Thomazella em finalização de fora da área, bem defendida pelo goleiro. Com 20 minutos, os visitantes já conseguiam sair mais vezes ao ataque, pausando assim o domínio lusitano. Com 25, a Lusa tentava recuperar o posto de dominante, mas seguia com dificuldade para se esquivar da marcação. No minuto seguinte, Franklin sofreu falta na entrada a área pelo lado esquerdo e, na cobrança, Warley mandou por cima do gol. Aos 28 minutos, Daniel Costa arriscou de longe e Paulo Vitor defendeu.

Já no minuto seguinte, Caio Mancha teve uma grande chance, quase na pequena área, mas finalizou para fora. Com 34 minutos, Warley recebeu próximo da área e chutou, mas a bola desviou e o árbitro deu escanteio. Aos 38, Luan pegou recebeu uma boa bola na entrada da área, finalizou forte e Paulo Vitor fez grande defesa. Com 43 no relógio, Gustavo França recebeu dentro da área, girou, chutou e mandou muito por cima. Aos 46, após confusão na defesa lusitana, Lúcio Flávio saiu de cara para o gol e finalizou com muito perigo. A primeira etapa acabou no minuto seguinte.

SEGUNDO TEMPO

Na volta do intervalo, o técnico Sérgio Soares não promoveu nenhuma mudança. Com três minutos, Carlos Henrique subiu bem pelo lado esquerdo e cruzou para Caio Mancha, que finalizou no travessão. Por muito pouco a Rubro-Verde não saiu na frente. Chegando em dez no relógio, a Portuguesa estava melhor na partida, mantendo a posse de bola, mas com dificuldades de pisar na área do adversário, que saía nos contra-ataques. No minuto seguinte, Eduardo Diniz cruzou pela direita e Luan cabeceou caprichosamente no travessão e a Lusa quase saiu na frente.

Aos 16, Daniel Costa cobrou um escanteio fechado pela esquerda, o goleiro cortou parcialmente e Luan quase aproveitou a sobra, mas errou a bola e perdeu a chance. Com 22 minutos, o comandante lusitano colocou Anderson Ligeiro no lugar de Gustavo França. Ainda com o domínio da partida, a Portuguesa tinha cada vez mais dificuldade de furar a forte retranca do XV, isso com 25 no relógio. Já no minuto seguinte, os visitantes tentaram levar perigo à Lusa, mas pararam na defesa. Com 30 no cronômetro, Sérgio Soares colocou Railan na vaga de Eduardo Diniz, e Léo Castro no lugar de Luan.

Com 26 minutos, Anderson Ligeiro cruzou pela esquerda na medida para Caio Mancha, que cabeceou bem e exigiu uma grande defesa de Paulo Vitor. Com o meio fechado, a equipe lusitana tentava chegar através dos cruzamentos e desperdiçou algumas chances claras de sair na frente. Com 38 no relógio, Diego Rosa recebeu uma bela bola pela esquerda, invadiu a área e finalizou. Thomazella evitou o gol. Dois minutos depois, o adversário voltou a ficar próximo do gol numa cabeçada na trave. Aos 43, o técnico da Lusa colocou Danilo Pereira na vaga de Kriguer. No entanto, de nada adiantou e o jogo terminou aos 50 minutos, com o 0 a 0 mantido no placar.

FICHA TÉCNICA

23 de fevereiro de 2022, Estádio do Canindé, SãoPaulo

Confronto válido pela nona rodada do Campeonato Paulista Série A2

ESCALAÇÕES

PORTUGUESA: Thomazella, Eduardo Diniz (Railan), Luizão Nascimento, Patrick e Carlos Henrique; Marzagão, Kriguer (Danilo Pereira) e Daniel Costa; Gustavo França (Anderson Ligeiro), Luan (Léo Castro) e Caio Mancha.
Técnico: Sérgio Soares

XV DE PIRACICABA: Paulo Vitor; Weriton, Luan Bueno, Robson (Mika) e Kaike; Adenilson, Felipe Tontini e Paraíba (Ian Carlo); Warley (Diego Cardoso), Franklin (Diego Rosa) e Lúcio Flávio (Michel).
Técnico: Roberto Cavalo

ARBITRAGEM

A partida em questão foi apitada por Ilbert Estevam da Silva, auxiliado por Mauro André de Freitas e Denis Matheus Afonso Ferreira, na função de bandeirinhas.

28 comentários

  1. Não gostei. Na minha opinião é preocupante esta dificuldade de vencer em casa. Quando ganhamos foi um parto e empatamos com São Bento e o maldito XV que podem ser adversários no mata-mata. Muitos erros de passes, erros nas finalizações e queda no rendimento físico e técnico. Fiquei preocupado. Espero que o Sérgio Soares dê uma chacoalhada no povo. Sábado em Rio Claro um jogo muito chato contra o Velo. Hoje meteram 2 X 0 no Juventus na Rua Javari e chegaram a terceira colocação no geral. Precisamos reencontrar o bom futebol e consequentemente as vitórias. Avante, rapaziada! Vamos subir, Lusaaaa!

  2. CAIO MANCHA NÃO DA PELO AMOR DE DEUS!! Que jogador bizarro.

    O time em si ta sendo bem treinado e é organizado pelo Sergio, o que é uma surpresa tendo em vista o que a gente via e ouvia durante a pré temporada. Mas não adianta nada se o time tem um poste medonho lá na frente pra perder gol sozinho e estragar todos os ataques. Imagina no mata-mata precisando de um gol pra subir e essa aberração chamada Caio Mancha me perder 2 gols igual ele perdeu hoje…

    Esse Luizão é outro medonho também. Lento, mal posicionado, afobado e não passa confiança nenhuma. Toda hora dá a sensação que pode falhar ou ser expulso. Patrick tá jogando muita bola e tá cobrindo muito das fraquezas desse cara porque ele é muito ruim. Marzagão é foda e Daniel Costa tem a qualidade que a gente precisava faz tempo.

    Mas esse zagueiro pela direita e o Centroavante me preocupam demais. Na zaga estamos sempre correndo risco com esse Luizão e na frente vai ser sempre um parto fazer gols com Caio Mancha…. Duas posições que precisam urgentemente de mudanças

  3. Cara discordo em criticar o Caio mancha, hoje se não fosse a trave ele teria marcado um golaço. Aliás a trave atrapalhou a portuguesa por 2 ou 3 vezes o que impediu de sairmos com o resultado positivo e os 3 pontos. Parabéns aos dois arqueiros que trabalharam muito e por vezes não deixaram o placar sair do 0 x 0. Sábado é força total e reencontrar a vitória. Vamos luuuuusa 💚❤️💚❤️

  4. NA MINHA OPINIÃO, SEM DISCORDAR DE NINGUÉM, NOSSO ATAQUE É FRACO! FALTA QUALIDADE NA CONCLUSÃO E FALTA PELO MENOS UM ATACANTE COM MAIS QUALIDADE E VELOCIDADE DE DRIBLE E INFILTRAÇÃO. FALTA MELHOR PONTARIA NOS CHUTES A GOL. AGORA TODOS JÁ SABEM O NOSSO ESQUEMA E VÃO DIFICULTAR JOGANDO NOS CONTRA ATAQUES. ESSE SERÁ O NOSSO GRANDE OBSTÁCULO PARA OS PRÓXIMOS JOGOS E NO MATA MATA. PRECISAMOS SER MUITO MAIS EFICIENTES NO ATAQUE E COM ESSES ATACANTES VAMOS TER PROBLEMAS PARA FAZER GOLS.

  5. Há quem diga que o Palmeiras poderia ter se saido melhor no Mundial se tivesse um centroavante …
    Faz tempo que digo o mesmo em relação à Portuguesa. Caio Mancha nunca se firmou em lugar algum. Inclusive foi rerserva no próprio XV.
    Queimou o estoque ao fazer dois gols na estreia.
    Conseguiu perder um gol embaixo da trave.
    Repito, poderemos pagar caro se não tivermos um homem gol no mata-mata.
    No mais, os atacantes de beirada são rápidos, porem não fazem gol.
    Carlos Henrique é uma grata surpresa. Ganhou a posição.
    Hoje o SS poderia ter colocado o Danilo Pereira mais cedo para ajudar na armação. O Daniel Costa joga muito, mas ficou sobrecarregado e previsível.
    Agora, a arbitragem continua no padrão FPF O goleiro deles fez cera desde o primeiro minuto. Não tomou sequer um amarelo e ainda o soprador de apito concedeu apenas os 5 minutos de acrescimo.
    Deveriam ser ao menos 10…

  6. A Lusa não tem um ” DENER ” portanto é conviver com esse time Limitado com bolas alçada na área e nada de uma finalização resultando em gols gols. Mas é o que temos no momento e vai ser sofrido até o mata mata.

  7. Kkkk eu disse pessoal, apareceram os corneteiros de plantão encher o saco, qdo a lusa ganha, ficam pianinhos. Aposto q ficam com a bunda no sofá e nem vão ao estádio. Temos q acabar com esses torcedores de merda. VAI LUSA, SOMOS LIDERES.

  8. Time certinho, claro q em todo campeonato tem altos e baixos, mas somos líderes, quem foi no caninde contra o juventos e, ontem, mesmo, viu um time aguerrido q joga com o coração, comendo grana. É isso q queremos.

    • Estou com voce Mauro. Eu acho que temos varios jogadores qualificados para ganhar uma A2.

      Mas no futebol e 90 mins e 11 contra 11. E os caras vao vir para cima da Lusa.

      A tempos que nao via tantos jogadores qualificados…Me preocupo que talvez temos ate demais. E podem jogar uns emcima dos outroa…Geovani, Leo Castro, Luan, Franca, Danilo…Agora o Daniel Costa e o diferenciado…Patrick, Marzagao muito bons tambem…

    • Meu pai foi da Leões babaca, no tempo em que todos usavam calças brancas, coisa que você nem deve saber o que é
      Um trouxa como você não deve ser o porta voz de uma instituição tão séria como a Leões
      Você tá satisfeito com A2 e com a freguesia que o poderoso XV de Piracicaba nos impõe
      Deve na verdade ser o filhinho de algum diretor que enquanto não ver a Lusa extinta não ficará satisfeito

  9. Seu trouxa, tenho 55 anos de idade, Chiquinho, Lambao, tudo amigos…vc é corneteiro e torcedor de poltrona…mostre os ingressos q vc foi esse ano…eu fui em todos os jogos.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here