Foto: Amanda Paiva/CBF

Durante a apresentação do regulamento da Copa do Brasil 2023, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) promoveu mudanças nas vagas para a edição de 2024. De acordo com o documento, a entidade máxima do futebol extinguirá as vagas para a competição via o Ranking Nacional de Clubes e vai priorizar os Estaduais.

+ Elenco da Portuguesa se reapresenta após folga de Natal

A decisão deverá promover alterações no regulamento da Federação Paulista de Futebol (FPF) para os clubes que disputarão o torneio nacional. Agora, seis clubes de São Paulo terão direito a vaga na Copa do Brasil, ao contrário das cinco atuais. Três vagas, no entanto, serão obrigatoriamente para os três primeiros do Paulistão.

Essa definição vai contra o que havia decidido a FPF em conselho técnico. A ideia da entidade paulista era distribuir as vagas entre Paulistão, Troféu do Interior e Copa Paulista. Com a nova mudança, surge uma incógnita sobre uma das vagas. Isso porque a FPF pode optar por manter as três vagas para a Taça Independência (antigo Troféu do Interior) ou ceder uma delas para a Copa Paulista. Vale destacar que o torneio do segundo semestre classifica um time para a Série D e outro para a Copa do Brasil.


Entretanto, 12 clubes seguirão com direito a entrar já na terceira fase da Copa do Brasil. Neste caso serão os representantes do país na Libertadores, além dos campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B de 2023. Caso essa lista não preencha as 12 vagas, as restantes serão distribuídas entre os times do Brasileirão.

10 comentários

  1. Provavelmente o Paulistão ficará com as 3 vagas para a Copa do Brasil e outras 3 vagas para a Série D. Troféu Independência com 2 vagas para a Copa do Brasil. E a Copa Paulista com 1 vaga para a Copa do Brasil e outra para a Série D. Considero uma distribuição mais justa das vagas.

  2. Mais um ano vamos precisar Da Copa Paulista, espero que em 2023 tenhamos mais sucesso e mais planejamento no segundo semestre, e que o primeiro semestre seja tão bom quanto o de 2022, aí sim em 2024 teremos um ano ótimo com calendário cheio de competições importantes para nosso futuro, Série A do Paulista, D no Brasileiro e retorno a Copa do Brasil … Lusa até a morte

  3. Havia um caminho mais fácil
    Copa Paulista
    Mas o planejamento era ajudar o ABC de Natal subir de divisão
    Um outro caminho era realizar um planejamento decente e com antecedência para quem sabe passar de fase
    Mas o planejamento era a reeleição
    Agora ?
    Oremos e ficamos lendo os comentários dos torcedores da Associação Castanheira de Desportos

    • Toda hora alguém aparece com essa falácia de que o clube não jogou a Copa Paulista com força total… Gente, jogador não quer jogar Copa Paulista não, nem pagando em dia… Quando o jogador não quer jogar, ele não joga, saindo ou ficando, e é por isso que nos times menores da A1 muitos jogadores saem após o estadual, justamente pra não jogar Copa Paulista. Qual a dificuldade de entender isso?

  4. Primão, Richard, Custódio ???? Esqueci o lixo da LE!!! Força total??? Me poupe…nos foderam com forca total!!! Desfiguraram a porra do time, deram o rabo pro ABC e ainda tem gente defendendo, aí é de cair o cú da bunda.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here