Já classificados para o mata-mata da Copa Paulista, Portuguesa e São Caetano se enfrentam neste sábado (17), às 15h, no Canindé, pela última rodada da primeira fase do torneio. No que tange ao retrospecto das equipes na casa lusitana, a Rubro-Verde luta para manter um tabu de sete anos sem perder para o time do ABC em casa.
+ Príncipe do futebol e ídolo lusitano: morre Ivair aos 79 anos
De acordo com o levantamento do historiador Sergio Luiz Henriques, do Museu Histórico da Lusa, a última derrota para o time de São Caetano do Sul no estádio Dr Osvaldo Teixeira Duarte ocorreu em 2017, quando perdeu, por 3 a 2, em jogo válido pela Copa Paulista. Além disso, esta também foi a última vitória do time do ABC Paulista diante da Lusa.
Além disso, nos 15 jogos que ocorreram na casa lusitana, a Lusa soma oito vitórias, três empates e quatro derrotas. O saldo de gols também é positivo para a equipe rubro-verde, com 24 gols marcados e apenas 18 sofridos.
A história deste duelo começou a ser contada em 2001 quando em uma partida válida pelo Campeonato Paulista disputada no mesmo estádio em que se enfrentarão, a Lusa acabou empatando por 1 a 1 e perdendo nos pênaltis por 2 a 1 (naquele ano quando um jogo empatava a partida ia para a disputa de penais). Já o último confronto ocorreu no primeiro turno da atual Copa Paulista, quando venceu o time do ABC, por 1 a 0, no Anacleto Campanella.
No que tange ao retrospecto geral deste confronto, Portuguesa e São Caetano já se enfrentaram em 33 oportunidades, com saldo positivo para a Lusa. São 14 vitórias, 12 empates e apenas sete derrotas. O placar final também tem vantagem verde encarnada: são 43 gols a favor da Lusa e 35 para a equipe do ABC Paulista.
O confronto entre Portuguesa e São Caetano terá a transmissão do NETLUSA com narração de Gomão Ribeiro e comentários de João Geraldes e Lucas Castro.
No mês do seu aniversário, a Lusa não pode dar motivos se tristeza para a Torcida Rubro Verde, vencer o Azulão, seguir em frente e ser campeã da Copa Paulista 2024!!!