Foto: Divulgação/Portuguesa MS

A Portuguesa conta com diversas xarás não apenas no Brasil, como também ao redor do mundo. Seja no litoral paulista, com a Portuguesa Santista, que se sagrou campeã da Copa Paulista deste ano, a Carioca, que conquistou a Copa Rio ou até mesmo na Venezuela, que garantiu a classificação para a Libertadores. Agora, outra homônima retornou ao futebol profissional e busca o seu lugar ao sol, desta vez na região Centro Oeste do Brasil.

+ Lusa e Palmeiras empatam no 1° jogo das quartas do Paulista Sub-20

A Associação Atlética Portuguesa do Mato Grosso do Sul chama a atenção por conta do seu escudo, muito semelhante a equipe do Canindé, e disputa a segunda divisão do sul-matogrossense, onde estreou com vitória sobre o São Gabriel, no dia 15 de outubro por 3 a 1, no estádio André Borges. Contudo, você sabia que esta equipe nasceu inspirada por nossa Lusa do Canindé?

A Onça do pantanal foi fundada como um time de futebol amador em 1972 por Arnaldo Domingues Fernandes. Filho de pais portugueses, ele é torcedor fanático da Portuguesa e levou o amor pela equipe verde encarnada para a região sul-mato-grossense. Coincidentemente, o nascimento da xará do centro-oeste ocorreu um ano antes da conquista do Paulista de 1973 dividido com o Santos.


Em 2004, a Portuguesa-MS buscou alçar voos maiores, se profissionalizou e passou a disputar a segunda divisão estadual. Contudo, em 22 de setembro de 2013, a Lusa fez sua última partida oficial no Estado em jogo contra o Costa Rica, no Laertão, e ficou 10 anos licenciada das competições profissionais. O ano, coincidentemente, também foi o último da Rubro-Verde na Série A do Brasileirão.

De volta aos torneios profissionais

Foto: Divulgação/Portuguesa-MS

Após uma década sem participar de torneios profissionais, o time retornou neste ano, por meio de uma parceria entre o novo presidente Gilmar Ribeiro (Mazinho), que fazia parte da diretoria antes da pausa, com a União Esportiva de Futebol Amador de Mato Grosso do Sul (UEFAMS) através do presidente Cleiton Ferreira e Júlio do Campo Nobre, que estão à frente da liga de futebol amador e integram a diretoria da Portuguesa.

A parceria se deu por conta da experiência da liga com o futebol no Estado, já que é responsável pela Liga Terrão, a maior competição de futebol amador do Centro Oeste. Além disso, durante o ano todo promove dezenas de campeonatos espalhados pela cidade. Mazinho comentou sobre o projeto que está sendo desenvolvido neste retorno da equipe aos torneios profissionais.

“Nós nascemos do terrão e viemos para o gramado, mas nunca deixaram de ser o time do povo. (…) A gente percebe que muitas pessoas do Mato Grosso do Sul torcem para diversos times. A gente quer ser esse time local para que eles ficaram cheio eles de orgulho e falam assim olha agora está surgindo um time que vai representar o Mato Grosso do Sul, que é a Portuguesa”, afirmou.

Além de oportunizar jogadores destaques do terrão para disputarem o profissional junto ao restante do elenco de peso montado, a ideia também é levar a torcida e a paixão do Terrão para o futebol profissional. Para o comando técnico, foi contratado o técnico Glauber Caldas, de 36 anos, que atuou no Operário-MS e esteve há dois anos como auxiliar técnico do Marília, ao lado de Guilherme Alves.

“O projeto da Portuguesa me chamou a atenção, me cativou, porque ele traz coisas muito positivas do terrão, desde a paixão das pessoas que dirigem, torcem, jogam, associado a uma expectativa de profissionalismo. Eu sou prova porque estive no terrão várias vezes desde que eu fechei aqui. Vi jogos, finais. É um ambiente que falta no ambiente profissional aqui. Então a ideia é juntar o melhor dos dois mundos. A gente quer que a Portuguesa seja realmente o time que o povo torce”, comentou.

Ex-Lusa na Lusa?

Foto: Divulgação/Portuguesa MS

Entre alguns dos reforços da equipe para a disputa da segunda divisão do Mato Grosso do Sul, um é um velho conhecido do torcedor da equipe do Canindé. Trata-se do lateral-esquerdo Júnior Prego, que atuou na Série A2 do Campeonato Paulista, em 2021.

Na ocasião, o jovem chegou indicado pelo então técnico Fernando Marchiori e atuou em oito jogos, sem marcar gols. Embora tenha tido uma passagem apagada na Rubro-Verde de São Paulo, o atleta de 28 anos guarda com carinho o tempo que esteve na Lusa e agora quer se destacar na xará rubro-verde.

“Tenho uma enorme gratidão por ter vestido uma camisa como da Portuguesa. Um lugar que foi importante para mim na carreira. Camisa de peso, time grande e com suas histórias. (…) Começamos bem, tendo a primeira vitória e seguimos em busca do objetivo que é ter o acesso”, frisou o jogador.

O próximo compromisso da Portuguesa-MS no Sul-Matogrossense da segunda divisão é diante do Misto, neste domingo (29), às 15h, no estádio Sotero Zarate.

Futebol feminino também retorna na Portuguesa-MS

Foto: Divulgação/Portuguesa MS

Não apenas no time masculino, mas a Portuguesa-MS também deseja alcançar voos maiores com a equipe feminina. O time fechou uma parceria com o Atletico Clube Santista, que está levando suas atletas pela primeira vez em uma competição como o Campeonato Sul-Matogrossense.

De acordo com a Lusa, a ideia é retornar já oportunizando e investindo também no futebol feminino.

19 comentários

  1. Mais uma portuguesa sem torcida, sem divisão, sem mídia, sem prestigio e também acredito que não tenha dinheiro. Na década de 60 muitas cidades do interior de São Paulo tinha também uma portuguesa na várzea. mas acredito que sobraram muito poucas ou nenhuma

  2. Não vou surtar ,não ! Na verdade mais uma xará da Briosa , a primeira Portuguesa do mundo ! Só acho que em 1.920 poderíamos ter sido mais originais ! Continuo insistindo em REAL BANDEIRANTE ( rubroverde , com a Cruz de Avis … e com a coroa de D Pedro I !!! Cansado de se chamado de português burro !!! Transformariamos nossa Kombi numa frota nacional de ônibus 2 andares , com ar condicionado e música ambiente !!!!

  3. Concordo só com Bandeirantes, nada de Real Bandeirante, D.Pedro, cruz de avis, coroa, tem que nacionalizar esse clube/time senão acaba. Os portugueses de São Paulo a grande maioria torce para corinthians, palmeiras, são paulo etc, estão pouco se lixando para a portuguesa,aqui só tem mesmo a kombi.

  4. Infelizmente ! Não queria que fosse dessa maneira, mas é a realidade do século XXI ! Clubes de colônia tinham vez até a metade do século passado ! Uma nacionalização do clube o colocaria com mais chances de brigar com os outros quatro grandes . O Santos mesmo , tem origem portuguesa e poucos sabem disso .Mas não mostra isso de maneira declarada ,como a Portuguesa ! Brás Cubas fundou a cidade de Santos e era português da gema ! Ele deu o nome de Santos ‘ a cidade ! Bem depois disso veio o Santos FC , fundado em 1912 com as cores azul e dourada . Só em 1914 se tornou alvinegro ! Em 1913 ,o primeiro clássico paulista entre Santos e Corinthians . O Palestra Itália só foi fundado em 1914 , numa dissidência do Corinthians ! Em 1920 foi fundada a Associação Portuguesa de Esportes que para entrar no Paulista teve que se unir ao Mackenzie ( Portuguesa Mackenzie ) …Mais tarde mudou o nome para Associação Portuguesa de Desportos ….Como disse ,seus fundadores não foram nem um pouco originais ,pois já existia a Portuguesa de Santos ,fundada em 1917 . O escudo da Lusa também foi mudando , até se chegar ‘ a Cruz de Avis ,advindo de uma batalha portuguesa séculos antes ! Mas os escudos do Santos e do Corinthians também foram mudando com o passar do tempo ! Uma pena que continuemos estagnados em tudo , mesmo sendo um clube da capital paulista , a maior cidade da América Latina ! Mais de vinte milhões de habitantes e nossa torcida não corresponde a essa grande população ! Somos minoria em meio ‘ a torcida dos outros quatro ! Tudo porque se teima em não mudar nada ! Quem sabe , se mudarmos tudo ,esse bando de portugueses da direção lusa não desaparecem do mapa ! Sim , porque só estão sepultando lentamente um clube brasileiro de muita tradição!

  5. Nunca fui contra o nome Portuguesa , desde que esse nome não emperrasse mais torcedores …O brasileiro em si é meio tapado e não entende que o nome de nosso clube representa muito mais que um nome tipo Cornthians ou mesmo Palmeiras ! A maioria não é letrada como o nosso João Carlos Martins ! Ninguém daqueles que costumam pegar trens ou metrôs pensam como o maior poeta da nossa língua Fernando Pessoa” Minha verdadeira pátria é a língua portuguesa ” ! ” Eles querem um Curintia da vida pra chamar de seu ” … E precisamos do povão pra lotar o Canindé ou até 3 Canindés ! Por tudo isso precisamos mudar sim o nome da nossa agremiação! Não sou tão radical como o José ! Acho que tem que permanecer o vínculo Portugal Brasil sim ! O Vasco da Gama tem origem de portuguesa e está entre as cinco maiores torcidas do Brasil ! Os estagnados que continuem pensando o contrário !!!!!

  6. Olha mais um estagnado aí ! Quer continuar dentro da Kombi ! …Temos que ser o 12° jogador ,mas pouca comida não enche a barriga !!! E assim tem sido ! Esses pseudo diretores não fazem nada porque não temem uma torcida pequena, que tem que viver do passado porquê o presente pode enfartar !!! E torcida pequena dentro da maior cidade da América Latina é de arrepiar os pêlos até da orelha ! Judiação !!!!

  7. Esses portugueses que comandam a Lusa são decadentes e não querem um clube grande ! Continuar mamando é o que importa pra eles ! Aqueles que querem a continuidade do nome , copiado da Briosa em 1920 , estão parados no tempo e se brincar ainda andam de bonde !

  8. Me baseio só nos torcedores que escolhem seu time sem verificar raízes ! Quando vejo um português corinthiano acabo observando que esse sim é tapado e decadente a um só tempo ! Tem muito português palmeirense também , esse além de porco é burro ! Mas vão pelo vizinho , pelo churrasco de fim de semana e por aí adiante ! Vejam que ninguém fala da Portuguesa , mesmo porque muitos nem sabem falar o português….O português ou descendente de portugueses que torcem pela Lusa são sábios e coerentes ! Mas são poucos e aí reside o problema , não somos populares !

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here