Quatro vezes campeão do Mundo com a Seleção Brasileira e ex-técnico da Portuguesa em 1999, o técnico Mario Jorge Lobo Zagallo faleceu na noite da última sexta-feira (5), aos 92 anos. O perfil oficial de um dos grandes nomes do futebol brasileiro no Instagram confirmou a informação. A causa da morte não foi informada.
+ Torcida realiza caravana para jogo entre Lusa x Goiás, na Copinha
“É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo. Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas. Agradecemos a Deus pelo tempo que pudemos conviver com você e pedimos ao Pai que encontremos conforto nas boas lembranças e no grande exemplo que você nos deixa”, afirmou a nota divulgada nas redes sociais do ex-comandante.
Nascido em Maceió em 9 de agosto de 1931, o treinador foi campeão mundial quatro oportunidades, sendo duas como jogador, uma como técnico e outra como coordenador. Zagallo chegou à Lusa em 1999 após ter trabalhado com Carlos Alberto Parreira como coordenador técnico da Seleção.
O comandante ficou no Canindé por 10 meses, onde ajudou a Rubro-Verde a ficar na quinta posição do Paulistão. Ao todo, comandou a equipe verde encarnada em 44 jogos, com 20 vitórias, 10 empates e 14 derrotas.
Em setembro de 2023, Zagallo foi eleito um dos 100 melhores técnicos da história, em ranking foi desenvolvido pela revista inglesa FourFourTwo. O comandante foi o brasileiro mais bem colocado, na 27° colocação. Ele foi elogiado, principalmente, pelo trabalho com a seleção brasileira campeã do mundo em 1970.
Além disso, em abril de 2021, o ex-treinador fez uma postagem em suas redes sociais no qual aparece vestindo um agasalho rubro-verde, a beira do campo, com a torcida ao fundo. No post, ele exaltou a sua passagem pelo Canindé. “Por quase um ano vivi intensamente a paixão da torcida da Lusa”, escreveu na legenda da foto, na ocasião.
Até a publicação desta matéria, não foram divulgadas as informações acerca do velório e enterro do ex-treinador.
Confira a nota divulgada pelos familiares no Instagram de Zagallo:
Ínfelizmente a morte é a única coisa que temos real certeza!!! Meus sentimentos!!!
Parabéns e gratidão por sua trajetória como jogador, treinador e coordenador na seleção brasileira! Sempre com uma postura profissional exemplar! A Torcida Rubro Verde da Lusa sente-se honrada e orgulhosa por ter estado conosco! O futebol mundial perde um grande personagem! Que Deus o receba de braços abertos e conforte seus familiares e milhões de fãs! Adeus Zagallo, que deixa um legado imensurável!!!
Eu lembro desta época. Estória de orgulho para poucos. Vai em paz, mestre…
Vai com Deus velho lobo, obrigado por treinar a Portuguesa um dia,
Sentimentos a família
Os principais sites não citam a Portuguesa no seu currículo e os que fazem, fazem de forma tímida
O Departamento de Comunicação da Portuguesa devia também ser mais ativo, pessoas passam mais a história fica e nossa história não pode morrer
Somos o único clube Paulista treinado por uma personalidade mundial
Mais uma de nossas memórias que partiu. Descansa em Paz velho Lobo do mar. Como estava predestinado morreu no mês 13 ou seja dezembro 12 mais 1 janeiro.
Enorme respeito pela trajetória do grande e vencedor Zagallo!!! Por outro lado, de fato o Depto. de Comunicação da LUSA está devendo… vários clubes já publicaram mensagens a respeito do falecimento e nada vimos sobre a Portuguesa… é o mínimo que esperamos em respeito ao trabalho e a passagem desse grande profissional pela LUSA..
Descanse em paz .
Talvez, o velho Lobo tenha sido a cereja do bolo na história centenária da nossa lusa. Vá ao encontro da luz. Obrigado. Dos 5 títulos mundiais da seleção brasileira em 4 esteve presente. Uma lenda, um lobo, um apaixonado, um patriota e um amante do futebol. Fanático e coerente como poucos. Um único erro na carreira…se vendeu em 98 como todos naquela investida. Uma pena esse fato numa carreira tão bacana e uma pena sua partida.
Que descanse em paz.
O velho Lobo era o último campeão do mundo de 58 que estava vivo. Zagallo é uma lenda do nosso futebol. Sua única passagem por São Paulo foi justamente na Portuguesa. Um dos maiores vitoriosos do futebol mundial. Deixou seu nome marcado para a eternidade na história da APD.
Zagallo é patrimônio do futebol mundial. Fica com Deus velho lobo, e obrigado pelo carinho e respeito que sempre teve pela nossa Lusa. Em sua passagem como treinador da Portuguesa certa vez afirmou nunca ter sido tão roubado pela arbitragem quanto estava sendo na ocasião. Meus sentimentos aos familiares e amigos próximos.
Só para complementar, Zagallo estava internado desde 26 de dezembro e faleceu devido a falência múltipla dos órgãos.
Zagallo só é comparável a Ayrton Senna no que se refere ao seu amor pelo esporte brasileiro ! Não empunhava a bandeira brasileira a cada vitória mas dava pra notar seu amor incondicional ao esporte que praticava , o futebol ! ” Vocês vão ter que me engolir ” , bradou com orgulho quando classificou a seleção brasileira para o Mundial de 98 ! Não fosse ele e não teríamos derrotado nos pênaltis a Holanda na semifinal de 98 ! Não foi Taffarel , foi Zagalo o protagonista , com sua energia contagiante na hora dos pênaltis! Nasceu para ser campeão e devemos ter orgulho de sua passagem pela RubroVerde ! Nenhum outro clube paulista teve essa honra ! Descanse em paz , grande Zagallo ! O único tetra campeão brasileiro ! Merece uma estátua em cada estado brasileiro !!!