Lusa x Briosa, no Estádio Ulrico Mursa
Foto: Divulgação/Portuguesa

Na tarde deste sábado (26), a Portuguesa foi derrotada pela Portuguesa Santista por 1 a 0, gol de pênalti anotado por Franco. O jogo foi válido pela 9ª rodada da Copa Paulista.

+ Veja a classificação atualizada da Copa Paulista 2023

Os times se enfrentaram num gramado encharcado por causa da chuva que caiu na região do Estádio Ulrico Mursa, em Santos. Já classificada, a Lusa entrou em campo buscando ficar em primeiro na classificação geral, mas perdeu a invencibilidade, também o primeiro revés sob o comando de Leandro Zago.

No confronto do primeiro turno, em casa, a Portuguesa venceu a Santista por 1 a 0, gol de Luiz Felipe, que ficou apenas no banco de reservas desta vez. A vitória garantiu a classificação da Briosa à fase final da competição. Confira a classificação do três grupos da Copa Paulista.


A Rubro-Verde volta a campo contra o São Caetano, no Estádio do Canindé, pela 10ª e última rodada da primeira fase da Copa Paulista. O jogo está marcado para a manhã do próximo domingo (03), às 10h.

O JOGO

Debaixo de muita chuva, o jogo começou muito brigado, com pouco espaço para qualidade técnica. Com 4 minutos, Wendel recebeu a bola dentro da área, viu o goleiro adiantado e tentou encobrir, mas a finalização foi para fora, o suficiente para assustar os donos da casa e quase abrir o placar para a Lusa. Chegando em 10 no relógio, a tônica seguia mesma, com muita disputa, faltoso, e o gramado sendo um empecilho para a dinâmica do confronto, mas com a Portuguesa Santista mais presente no ataque.

Com 20 no cronômetro, após bola cruzada na área, a Briosa pediu pênalti, mas o árbitro não considerou. O tempo passou e quase 10 minutos depois, os times seguiam sem assustar no campo ofensivo, já que as ações ficavam mais concentradas no meio de campo e o jogo continuava lento pelo gramado encharcado. Aos 31, a Rubro-Verde ganhou falta próximo ao meio de campo e Serginho arriscou de muito longe no gol, mas não levou perigo à meta adversaria e foi direto pela linha de fundo para o tiro de meta de Wagner.

A Portuguesa teve uma boa oportunidade aos 36 no relógio em cobrança de escanteio, mas não aproveitou a bola área e, após confusão na área, a defesa da Santista conseguiu afastar a bola. Com 39 minutos, foi a vez dos donos da casa ganharem um escanteio, mas não aproveitaram também e os arqueiros seguiam sem trabalhar no confronto. No minuto seguinte, a Briosa recebeu uma falta próximo da área, a cobrança passou pela barreira, mas subiu demais. O árbitro deu 2 minutos de acréscimos e a primeira etapa terminou empatada sem gols: 0 a 0.

SEGUNDO TEMPO

Na volta do intervalo, Leandro Zago não realizou alterações. Os donos da casa começaram a segunda etapa com mais ímpeto e teve a primeira oportunidade, mas a finalização subiu muito. BOA CHANCE! Com 6 minutos, a Lusa ganhou uma falta perigosa em Chrigor na entrada da área, com direito a pedidos de penalidade. Na Cobrança, Serginho tentou mandar a bola no contrapé de Wagner, mas subiu demais e a oportunidade foi desperdiçada. Com 12 no relógio, Igor Eto’o invadiu a área, saiu de cara com Rafael Pascoal, mas a defesa travou.

Com 20 no cronômetro, o confronto estava equilibrado e com os times tentando acelerar as ações em busca do gol, mas os goleiros não trabalharam de forma mais incisiva até então, com nenhuma grande defesa exigida. Com 24 minutos, a Briosa foi ao ataque com Lucas Paraíba, entrou na área e Patrick cometeu o pênalti, assinalado pela arbitragem. Nas cobrança, Franco cobrou no lado esquerdo e abriu o placar para os donos da casa: 1 a 0. Ao 30, o técnico lusitano realizou a primeira alteração, com a entrada de Pedro Bortoluzo na vaga de Serginho.

A Lusa chegou com perigo aos 34 no relógio, quando após cruzamento pela direita, Rone deu a cabeçada, mas a bola passou por cima da meta adversária. Com a desvantagem no resultado, a Lusa tentou partir para o ataque, mas a Briosa, mais tranquila, não deixava e seguira, cautelosa, em busca do segundo gol. Com 42 no relógio, o Rubro-Verde teve três substituições de uma vez só, com as entradas de Milani, Xandy e Adriano Jr, nas vagas de Eduardo Diniz, Marzagão e Tauã. O árbitro deu 8 minutos de acréscimos e o jogo terminou aos 53, com o triunfo da Briosa: 1 a 0

FICHA TÉCNICA

26 de agosto de 2023, Estádioo Ulrico Mursa, Santos-SP
9ª rodada da Copa Paulista 2023

PORTUGUESA SANTISTA: Wagner; Michel, Glauco, Wellington e Kaio; Jean Henrique, Ítalo (Dieguinho), Franco (Luccas Gabriel) e Lucas Paraíba (Diogo Carlos); Anderson Magrão (Schutz) e Igor Eto’o (Lucas Grossi).
Técnico: Sérgio Guedes

PORTUGUESA: Rafael Pascoal; Hudson, Robson, Patrick e Eduardo Diniz (Milani); Marzagão (Adriano Jr), Tauã (Xandy) e Serginho (Pedro Bortoluzo); Rone, Wendel e Chrigor.
Técnico: Leandro Zago

Gols: Franco (28′ do 2º tempo)
Cartões amarelos: Lucas Paraíba (24 do 1º tempo), Wellington (7 do 2º tempo), Robson (7 do 2º tempo), Michel (27 do 2º tempo)
Cartões vermelhos:
Público:
Renda:

ARBITRAGEM

A partida foi apitado pelo árbitro Pablo Rodrigo Soares de Oliveira, auxiliado por Alex Alexandrino e Denis Matheus Afonso Ferreira nas bandeirinhas, além de Tarciano Jose de Lima, como quarto árbitro.

34 comentários

  1. Nem deveria ter jogo mas até aí morreu Neves!!! Essa derrota já vinha amadurecendo faz tempo, São José lá…aki, e agora chegou!!! Nem sei o que dizer masssssss um fiasco nessa Copa Paulista será um desastre sem dimensões.

  2. Se em campo em condições melhores o time já é limitado, imagina num campo dessa maneira, mas valeu essa fase já está quase terminada agora que vai contar mesmo é o mata mata aí meu vai pegar não fes a parte já erá

  3. Jogo que não deveria ter acontecido hoje, gramado encharcado ainda bem que nenhum jogador saiu machucado. Quanto a LUSA, penso que Serginho e Rone, deveriam ter saído no intervalo , não aproveitaram estado do gramado para chutar mais em gol, que me lembre só houve um chute que passou rente a trave do Wagner ( goleiro da Santista ), o penal cometido pelo Patrick infantil , era só cercar o adversário mas enfim , como diria Fiore Gigliote agora não adianta chorar. Lusa sempre em qualquer situação.

  4. Bom…pelo menos vamos ver mais 3 jogos, um dessa fase e dois da próxima, e só!

    Parabéns para Castanheira e Castanhetes! Que acreditam em Papai Noel.

    Time de merda, TNC, se duvidar só os mesmos p A1.

  5. Eu acho que foi um jogo atípico.Infelizmente a Portuguesa Santista teve mais sorte nesse pólo aquático. Vamos em frente Lusa ,ver os erros e acertar para o próximo jogo. Só lembrando ainda podemos perder.

  6. Mesmo com o gramado impraticável o Ataque foi inoperante e a jogada do penalti mostou a inesperiência do Patrick. Era só para não deixar cruzar!. É preocupante pois o nosso futebol não evoluiu e no mata mata vai ser futebol e coração!!!! Vamos torcer para que no mata mata possamos melhorar !!!!

  7. Duas considerações: 1) Patrick é muito burro!!! Penalti imbecil!!!! 2) o time é fraco como todos já sabíamos.. não vai a lugar algum… a mulambada é muito ruim… Mais um ano de vergonha no futebol.. e ainda querem torcedor no estádio… só se for otário!!! Parabéns ao presidente e sua turma!!!

    ACC: FDP!!! VTNC!!!

  8. a portuguesa na copa paulista parece um episódio do chaves: a gente assiste, mas já sabe o final. O time é fraco. Não sei se o treinador é fraco também, pois com esse time montado é difícil analisar. A verdade é que título é surpresa para mim. E só de imaginar que esses jogadores de ataque, que são fracos até para esse campeonato, estão tendo a melhor temporada de suas vidas. O crigor nunca teve um campeonato com tantos gols, o rone idem. Agora, o tal de montemor poderia vir a público explicar a contratação de xande e rochinha.

    • Rodrigo, nosso técnico de Sub-20 é culpado e fraco sim. Ele e o outro incompetente, Edgar Montemor, montaram este elenco de pés-de rato dizendo que montaram um time qualificado. Precisávamos de um técnico experiente e trouxeram este aprendiz. Quase a sorte acabou a derrota veio.

  9. Impraticável o futebol nessas condições, o que se viu não dá pra chamar de futebol e a Santista deu sorte e um pênalti infantil do Patrick, que é um bom zagueiro mas se precipitou no lance.

  10. Futebol não dá para analisar, campo impraticável. Porém o Sérgio Guedes montou melhor a equipe para a condição da partida. Apesar de perder no Canindé, ele encurralou nosso time. Este técnico de Sub-20, candidato a Professor Pardal, que coloca volante na lateral direita, lateral esquerdo na ponta direita e meia atacante de centroavante vai acabar arrasando nosso sonho de Série D. Hoje conseguimos perder a liderança na classificação geral para o maldito XVI de Piracicaba (XV + I juiz). Este Wendel é um lateral esquerdo ruim e ainda é improvisado no ataque/meio campo? O Rone, que é muito fraco tecnicamente, é voluntarioso e bem ou mal estava ajudando foi tirado de sua posição original. Colocado de centroavante sumiu como vai sumir qualquer 9 que não seja ótimo cabeceador e tenha sempre aquele pé na hora “H”. Nosso 9 joga sozinho, isolado, vivendo de estourões e com 2 zagueiros nas costas. Vejo com muita preocupação a próxima fase porque até quem tem qualidade, como Patrick (mas não tem experiência), arruína o jogo com um pênalti idiota numa jogada que não daria em nada.

  11. Saí de São Paulo para ver a Portuguesa vencer. Muito trânsito na serra, chuva, neblina e sem tempo de almoçar. Resultado: estou feliz vi a Primeira Portuguesa Vencer. Avante Briosa…

  12. Na verdade meus amigos se o gramado estivesse em condições normais o vexame seria pior ia tomar uns 4 gols precisa melhorar muito para próxima fase,senão a vaca vai pro brejo.Cada o centroavante do time não tem ninguém para chutar a bola ao gol,eu acho que a defesa se porta bem apesar do pênalti infantil cometido.

  13. É só perder um jogo e o pessimismo toma conta de todos ! Considero que num gramado encharcado e enlameado tudo pode acontecer ! E as condições do campo estavam horríveis para os dois lados , não adianta dizer que esse time não é para um gramado desses ! Também não era para a Briosa ! O fato é que o pênalti foi tão claro quanto escuro e chuvoso estava o tempo ! Pênalti bobo pois o jogador santista estava do lado esquerdo da meta e sem ângulo. O defensor luso deveria saber que a bola ou pararia na água ou o “brioso” pararia no alambrado ! Jogo atípico e não podemos dizer que não sobrou raça para os dois lados ! Um futebol transformado em polo aquático com os pés! Faltou mais chutões para a área da Briosa e ali dentro da área tudo poderia acontecer ! Paciência,mas só perdemos devido ao pênalti desnecessário ! É levantar a cabeça e derrotar o São Caetano no Canindé , se Deus quiser enxuto ! Ainda acredito no primeiro lugar na classificação geral !

  14. Não existe derrota boa, mas essa era previsível, independentemente das circunstâncias. Patrick tem mesclado eficiência e ineficácia numa mesma partida, mas ainda tem crédito.

  15. A Lusa não tem que subir porque não existem divisões da Copa Paulista ! Tem que papar o título para que no próximo ano esteja dentro do cenário nacional ! Vejam que times interioranos e de expressão menor estão na B ,como Ituano,Mirassol, Botafogo RP , Ponte Preta Guarani e Novorizontino ! Ou seja ,pelo menos seis !!!! Se eu tivesse um amigo fora do Brasil ,nem iria contar pra ele essa decadência lusitana ! Ficaria de bico calado pelo menos até 2026 ( possibilidade de estarmos na série B ) , se os anjos disserem amém !!?

  16. Temos uma longa caminhada pela frente e bastante árdua! É como escalar o Everest , com bastante precaução ,calma e fé , pra poder chegar ao topo , o que seria o equivalente a série A ! E reencontrar nossa turma (demais clubes ) , se é que não vão nos achar um clube de outro planeta , por tantos anos estarmos fora….. LUSAMARTE !!!

  17. Este time somente poderá chegar ao título por conta de muita sorte que teve neste ano com a copa de pior nível dos últimos anos. Se a final fosse neste ultimo jogo a taça seria perdida.

  18. ja era, agora a conta chegou,nao estamos jogando nada faz tempo e agora é só jogo decisivo,vamos cagar no pau novamente nas fases decisivas e ficar mais um ano na “escuridão”, eu desisti de ir em jogo, aos otimistas de plantao ,boa sorte, mas o destino ja esta traçado,vamos morrer no 1 ou 2 mata mata, xv piracicaba,juventus e noroeste tao subindo de produçao e nós decaindo..

  19. Se perdermos essa Copa Paulista ,diretoria e comissão técnica terão que procurar emprego em outro clube ! Aqui , a torcida vai ter que ser ouvida finalmente ! Eles que rezem pra dar tudo certo o que se apresenta , no momento, muito errado ! João Carlos Martins ,nosso torcedor mais ilustre , merece ser feliz ! Ele não quer e não merece tocar músicas fúnebres ,depois que a vaca for pro brejo ! Neste caso , vamos direcionar a vaca para um lugar bem seco ! Ouviram ,diretoria e comissão técnica ? Não só o maestro ilustre , mas nós também merecemos ser felizes !

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here