O ex-lateral direito da Portuguesa, Djalma Santos, apareceu na lista desenvolvida pela revista britânica FourFourTwo dos 100 maiores jogadores de todos os tempos. O atleta aparece na 95ª colocação da publicação, na frente de nomes como os argentinos Mario Kempes e Javier Zanetti e o brasileiro Kaká.

LEIA TAMBÉM: Mais uma saída! Luis Ricardo deixa a Portuguesa

De acordo com a publicação, a lista seguiu seus critérios de avaliação para definir, por ordem de grandeza no esporte, os 100 nomes. Ela fez uma breve biografia de cada um dos integrantes e justificou a posição escolhida.

A publicação lembrou da nomeação feita por Pelé, que colocou Djalma Santos em sua lista dos 125 maiores futebolistas. Além disso, citou as conquistas do jogador verde encarnado com a camisa da seleção brasileira. Contudo, em relação aos atletas da posição, o ídolo de Lusa, Palmeiras e Athlético-PR fica atrás de Cafú (76°) e Daniel Alves (73°) (confira, no fim do texto, o artigo da revista traduzido sobre o ex-Lusa).


Djalma Santos nasceu em São Paulo, em 27 de fevereiro de 1929, e foi um dos principais nomes da Lusa na conquista do bicampeonato do Torneio Rio São Paulo, em 1952 e 1955, além do torneio Fita Azul. Ele atuou em 434 jogos e anotou 33 gols. O ex-lateral direito morreu no dia 23 de julho de 2013, aos 84 anos, vítima de uma pneumonia grave e instabilidade hemodinâmica.

Considerado o maior jogador da história da Portuguesa, Djalma Santos foi para a Copa do Mundo de 1958 e acabou eleito o melhor lateral direito do torneio, além de ter levado a seleção canarinha para o bi. Foram mais de 100 partidas pelo Brasil.

Uma das maiores polêmicas da lista, no entanto, aparece no Top 4 da publicação. Isso porque Messi, Maradona e Cristiano Ronaldo, respectivamente, ocupam a primeira, segunda e terceira colocações. Considerado o melhor jogador da história, Pelé ficou na quarta posição. A publicação viralizou nas redes sociais, com muitos internautas criticando a ausência do ex-camisa 10 na primeira colocação. O ranking completo pode ser visto no site da revista.

Confira o Top 10 e a posição dos brasileiros:

1. Lionel Messi
2. Diego Maradona
3. Cristiano Ronaldo
4. Pelé
5. Zinedine Zidane
6. Johan Cruyff
7. George Best
8. Franz Beckenbauer
9. Ferenc Puskas
10. Ronaldo Nazário
14. Zico
15. Garrincha
18. Romário
25. Carlos Alberto Torres
26. Ronaldinho
29. Sócrates
46. Didi
47. Rivellino
50. Nilton Santos
53. Jairzinho
73. Daniel Alves
76. Cafu
90. Roberto Carlos
95. Djalma Santos
98. Kaká

Veja, traduzido e na íntegra, o que disse a revista sobre Djalma Santos:

Nomeado pelo ex-companheiro e compatriota Pelé em sua lista dos 125 maiores futebolistas, o bicampeão mundial foi o primeiro brasileiro a somar 100 internacionalizações. Ele começou apenas um jogo na Copa do Mundo de 1958, mas ainda foi escolhido como o melhor da posição no torneio. Então isso deve ter sido alguma exibição.

Ao lado do lateral-esquerdo Nilton Santos, Djalma Santos raramente se conteve, iniciando a tradição brasileira de laterais ofensivos e servindo de modelo para o futuro da posição.

Destaque da carreira: Na final da Copa do Mundo de 1962 contra a Tchecoslováquia, Santos armou o gol final de Vavá para o Brasil.

3 comentários

  1. Daniel Alves na frente de Djalma Santos?
    é isso mesmo produção
    Um bi campeão do mundo (1.958 e 1.962) atrás de um cara que nunca ganhou nada pela seleção a não ser uma Copa das Confederações

  2. Se o Dener não tivesse morrido naquele acidente automobilístico em Abril 1994 , acredito que ele estaria nessa lista do TOP 100.Nao da pra aceitar o sétimo colocado ( um jogador irlandês que nunca vi e ouvi falar deste nome ) e o vigésimo nono colocado ( Sócrates) quê não deveria nem estar entre os cem ( merecia sim estar entre dos 100 ao 125 )

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here