Dado Cavalcanti analisa derrota para a Ponte Preta
Dado Cavalcanti analisa derrota para a Ponte Preta

A Portuguesa perdeu para a Ponte Preta na última quarta-feira (31). Jogando em casa, a equipe lusitana foi superada, por 2 a 0, gols de Jeh e Dodô, um em cada tempo, pela quarta rodada do Campeonato Paulista 2024. Foi a terceira derrota seguida da Rubro-Verde na competição. Após a partida, Dado Cavalcanti concedeu entrevista coletiva e analisou a derrota para o clube campineiro. O técnico começou pelo primeiro gol e reclamou de uma falta na origem da jogada.

+ “Só com trabalho vamos resolver”, afirma Henrique Dourado

“Nós tínhamos quatro jogadores dentro da área e só existia um jogador da Ponte Preta dentro da área. Então faltou aí não só a comunicação como principalmente enxergar. Uma entrada do adversário numa área que a gente já cobria muito bem e ele entrava numa área que não estava coberta. Acho que nós pecamos, penso eu, principalmente pelo fato de não termos parado o lance. Eu entendo que esse lance foi originário de uma falta que o árbitro não marcou na frente. O Chrigor tinha uma chance de gol, o árbitro acabou não marcando a falta e o lance seguiu até chegar o gol da Ponte Preta”, afirmou.

Em relação ao segundo gol, o comandante reconheceu um problema defensivo na demora para recomposição. No entanto, para ele o ‘inimigo’ da Lusa mesmo foi “comportamental” e acredita que o início positivo deu uma falsa sensação de domínio do confronto que relaxou a equipe.


“A nossa recomposição eu acho que dava pra ser um pouquinho mais rápida, acho que a gente poderia ter retornado um pouquinho mais rápido. Mas eu entendo que o nosso maior erro foi comportamental, porque os gols, eles trazem pra mim uma conotação muito mais comportamental do que especificamente situacional. Eu acho que começamos o jogo bem, levando o nosso adversário para as cordas, criamos algumas chances e não fizemos o gol. Isso trouxe para os nossos jogadores um falso sentimento de domínio e a gente acabou relaxando no jogo. Eu acho que a forma que nós tomamos o primeiro gol foi isso, a gente retornou muito ruim, muito mal. O segundo eu acho que a gente já tava um pouquinho mais desorganizado”, analisou Cavalcanti.

Expectativa x realidade

A derrota frustrou os planos da torcida lusitana, que esperava um bom resultado pelas boas atuações contra Red Bull Bragantino e São Paulo, apesar dos resultados adversos. Para Dado Cavalcanti, a própria expectativa criada resultou no sentimento de frustração após a derrota.

“Eu não mudo em nada o meu discurso, meu nível de confiança. Eu visualizo que, de novo, nós somos reféns ou vítimas da expectativa que é criada na gente. Nós criamos uma expectativa muito grande no jogo de hoje, depois dos dois bons jogos que nós fizemos contra dois times de Serie A. Nós igualámos os jogos de forma corajosa, nós jogamos, nós tivemos o chance, nós poderíamos até ter, pontos nesses jogos. E nós criamos uma expectativa muito grande para um jogo de hoje. Então, eu entendo a frustração do nosso torcedor, a ira, a raiva, a revolta, entendo inclusive o protesto, mas, internamente aqui, eu continuo convidando. E ao ponto que ele vai brigar pela classificação”, afirmou o profissional.

O resultado negativo rendeu protestos da torcida durante após a derrota no Canindé, a segunda em dois jogos em casa, sendo que a primeira foi diante do Bragantino por 2 a 1. Sobre a irritação dos torcedores, Cavalcanti se mostrou totalmente compreensivo e colocou como meta reconquistar a confiança dos lusitanos.

“Não tenho o direito e não irei tirar a razão do nosso torcedor de estar puto da vida, furioso, porque nós criamos a expectativa do nosso torcedor. Os caras vieram para cá pensando que a Portuguesa vai jogar bem e vai vencer. Nós até iniciamos esse jogo bem, mas nós perdemos o prumo do jogo, nós perdemos o controle. Foi a primeira vez que a Portuguesa se desorganizou. Então eu acho que eu não vou aqui dar recado para o nosso torcedor, eu vou aqui entender o protesto, vou entender aqui a fúria, mas eu vou fazer o que eu continuo fazendo aqui, que é trabalhar muito para que a gente consiga retomar com a confiança, o que só retornará através de atuações e resultados. Também estou muito chateado, a noite vai ser muito longa, mas o dia vai nascer e a gente tem que voltar de novo a trabalhar e precisamos encarar as dificuldades de frente, como sempre encarei, vou procurar as soluções necessárias até que a gente retome a confiança do nosso torcedor e faça de novo. Bom jogo, mas dessa vez, tenham os bons resultados também”, observou o técnico.

Próximo desafio

O comandante lusitano terá uma semana completa pela frente para corrigir os erros e aplicar melhorias. Como o Palmeiras joga no fim de semana pela Supercopa do Brasil, agora batizada de Supercopa Rei, o confronto válido pela quinta rodada foi remarcado para o dia 21 de fevereiro.

A Lusa, então, voltará a campo apenas na sexta rodada do Paulistão, contra o São Bernardo. O confronto está marcado para a noite da próxima quarta-feira (07), às 21h30min, no Estádio Primeiro de Maio. Atualmente, a Rubro-Verde segue em 2º no Grupo A, com três pontos, e em 14º na classificação geral.

51 comentários

  1. Oi meu presidente Oi minha vice-presidente usem a cabeça não vá atrás de ninguém nem dos outros qualquer coisa pode falar comigo assuma bronca com qualquer um que quiser me encarar eu tô cansado já tô velho então põe o jogo do Palmeiras no Allianz mesmo com tanto que o Palmeiras paga tudo põe lá no Allianz faz o jogo valer 2 milhões para os cofre da lusa que que adianta pôr no Canindé olha o que que tá acontecendo para tomar um pau em 500 torcedor da portuguesa para arrumar briga aí depois do Palmeiras e ainda chorar e querer entrar de graça querer dar carteirada e o caramba então mete esse jogo no Allianz mesmo conversa com o Palmeiras não vai atrás de história não agora a gente não tem mais metrópoles nem para dar um milhão então usa a cabeça porque os cara não estão afim de ganhar o melhor time do campeonato a portuguesa e não adianta porque os cara não estão afim de ganhar

  2. Já que esse presidente de miéééérrrrddddaaaa ñ tem corrones pra te mandar pra casa do caralho troque o Tomazella, o boneco de Olinda uruguaio, o mimadinho namorado de algum diretoire, acerte esses volantes, Geovane só 1/2 tempo, Felipe nem pensar, e Dourado pra puta que o pariu.

  3. Compreende mas vai fazer o que pra mudar isso?
    Vai trocar essa zaga fraca? Vai mexer no ataque? ou vai morrer abraçado com esses caras?
    A torcida já teve até muita paciência, pois esse time demonstra claramente de falta de comando, jogadas ensaiadas, etc. E isso é culpa de quem? Da torcida?
    Ainda bem que os nossos adversários de grupo estão uma draga tbm, dando todas as chances até para nos classificar, mas como nosso time é muito incompetente, vai mesmo é brigar contra o rebaixamento.

  4. Da vontade de vomitar lendo o comentário desse Rico, esse é o tipo de porco que da pano para os bandidos que afundaram a Nossa Lusa….fora Rico!!!! Vai procurar seus patrícios na sueca velho imundo.

  5. DADO: ou ganha a próxima ou cai fora!!!! O time desse ano é melhor que a bosta do ano passado, mas tá desarrumado… a defesa é um desastre e o ataque vive do Vitor Andrade… Henrique Dourado tá jogando com o nome, Felipe Marques é uma piada…. Outra coisa: se o técnico tá surpreso com os xingamentos dos atuais “Gatinhos” da Fabulosa imaginemos se ele tivesse conhecido a grande Leões da Fabulosa, que a essa altura já teria posto fogo no Canindé…. esperado jogador na porta do vestiário, etc, etc…. aquela era a verdadeira torcida da Portuguesa respeitada pelos inimigos…. porém, hoje, assim como o clube, se apequenou de maneira vergonhosa…

  6. Este Dado é da mesma escolinha do Diniz: burrinho, gosta de sair no toquinho sem talento pra esse tipo de jogo, teimoso pra caralho , sempre apadrinhando do seus “escolhidos” mesmo que jogando mal ( Dourado, Patrick) e cheio de lero lero teórico …

  7. Um técnico que mantém o Chrigor como titular não merece treinar a Lusa… Não enxerga no banco quem é melhor que ele e o pior, quem está no banco foi pedido a contratação por ele mesmo

  8. Se eu fosse treinador de futebol e com toda a tecnologia que temos hoje, eu ia procurar entender o que o meu torcedor esta falando.

    Eu faco isso com todos os meus clientes. Nao estao contentes, porque ! E tomamos acoes para melhorar o nosso servico. No futebol e a mesma coisa. Mas esses tecnicos nao fazem porque nao gostam de ser criticados. Se acham no direito de fazer o que querem. E pessoal, a forma e a escalacao desse time nao vai mudar em nada. Ele nao vai mudar nada que estamos falando aqui a 4 jogos.

    Minhas Criticas Construtivas:
    1. Monte um time de traz para frente e nao o que esta fazendo agora. Estamos com melhores jogadores que o ano passado. Mas o foco tem que ser nao tomar gol. Para com esse Dinizismo.
    2. Desde o jogo de Limeira estamos tomando gols de pura falha do meio do campo e defesa.
    3. Nao comece o jogo com 2 meias; e sim 2 com dois volantes. Coloca doi meias quando estamos perdendo no segundo tempo. Nao o contrario.
    4. Ze Ricardo e Ricardinho precisam jogar juntos. Para mim e a combinacao mais forte desde que tinhamos Taua e Marzagao. Que para a A2 e Copa Paulista ate davam para o gasto.
    5. Nao sei que outros zagueiros temos mas eu colocaria o Robson. Patrick fora.
    6. Apesar que o Diniz fracassou no primeiro gol do Red Bul, precisamos de lateral de defesa.
    7. Nao sei que outros laretais direito temos mas precisamos de um de defesa. Meu, o Hudson defendia melhor do que o Borel.
    8. Acho que o subistituto do Thomazella e o Rafael. Devemos ir com ele. O Thomazella numca, mais numa esta preparado para bolas alcadas ou mesmo lancadas para a frente to ataque adversario.
    8. Precisa fortalecer goleiro, a zaga, laterais e meio de campo.

    Cansei. O que eu sei de futebol? Nada ! Amanha, darei as recomendacoes para o ataque. RSRSRS

  9. Não tenho procuração para defender a Leões, mas quem quiser “partir para o pau” que vá ao estádio e faça por si mesmo. É facil transferir responsabilidades. É como na política, o povo vota, se arrepende e reclama, porém de braços cruzados.
    A velha guarda morreu. Ainda bem que essa rapaziada continua prestigiando o time, mesmo sem ter motivação para isso. Esses garotos não viram a Portuguesa Grande, que dividia as arquibancadas do Pacaembu com os rivais.
    Títulos ? Nem os mais velhos viram muitos.
    Quem comparece o faz por amor. Quantos de nós não ouvimos dos pais ou avós: larga isso pra lá, a Portuguesa não tem mais jeito !
    Leões da Fabulosa, vocês tem o meu respeito !

  10. Eu tenho assistido muitos jogos na televisão, não acho que o time da lusa é ruim, jogadores criticados aqui por muitos acho que não merecem, o miolo de zaga sim tem falhado e muito e o tecnico também, nosso problema é de posicionamento e os caras estão tensos ficando presa fácil para time adversário, time joga mais a bola em recuo do que pra frente, toda falta a favor no meio de campo recua a bola(não existe isso tem que jogar na área).Sério estou sentindo a falta do Daniel Costa para organizar o meio campo. Obs. Colocaria o goleiro reserva e dava descanso ao Thomazella que não vem bem.

  11. O grande problema da zaga (erro infantil) é marcar a bola e não os atacantes. O Kadir do sub 20 seria uma opção para lugar o poste Dourado (não sai um palmo do chão), pelo menos cabeceia bem e corre 90min., mas foi São Caetano.

  12. Esse é o cara que afundou o América de Natal ano passado. O amigão do diniz e seu maldito Dinizismo. Literalmente enfiou a agremiação na série D. Como “recompensa” ganhou um contrato com a Lusa. A esperança é ter dois times piores que a APD para se manter na A 1, além de começar as novenas para um novo milagre como ocorreu ano passado. Mas é bom ter em mente que milagres não ocorrem a toda hora.

  13. Desse time, o menos pior é Victor Andrade, mas joga sozinho no ataque, Dourado parece estar fora de forma, perdido em campo, dupla de zaga horrivel, muito fraca, Tomazella deveria dar lugar para Rafael Pascoal, que esteve bem na Copa Paulista, o técnico insistindo em fazer a defesa sair jogando, trocando passes na entrada da área, não dá, o ataque deveria marcar pressão na saida de bola do adversário, mas dá muito espaço, principalmente nas laterais.Meio campo fraco, não tem organizador de jogadas, o cara que pensa.Acho que já atolamos de vez.Não tem peças para grandes mudanças.A incompetência não termina nessa administração.

  14. Prometi não comentar mais…mas porra o tal do Dado demorou 4 rodadas para ter a percepção de que sua defesa anda falhando. Na minha concepção ficou nítido na estreia e em seguida confirmou diante do RB. Esse cidadão é bem fraquinho. O grupo da portuguesa é ridículo. Qto ao ataque…Vitor Andrade tem carregado nas costas. Mas o cara cansa em determinada parte do jogo, pois anda correndo por 3. Os gols perdidos contra a Pkonte só nos dão clareza do porque do jejum de gols desses caras em clubes anteriores. Contrataram 3 ou 4 atacantes que juntos não fizeram 5 gols em 2023. Novamente o planejamento é asqueroso. Tentaram conversar com o Diogo? Poderiam ter tentado o Guilherme Queiroz. Esse departamento de futebol da Lusa é ridículo. Não tem 1 que conheça futebol. Pergunto ao netlusa, os atletas costumam acompanhar o canal e chegam a ler nossos comentários? Se sim, são um bando de tiradores de sarro.

  15. Todos são culpados por esses resultados, principalmente a diretoria incompetente. Henrique dourado titular ,isso é brincadeira, eu queria saber o salário dele, nem ele pagando tem bola pra jogar na LUSA. Se liga diretoria, o campeonato da passando.

  16. Sempre falei que o Tomazella é fraco…um atleta com 34 anos, ganhou o quê? Tudo que vai no gol da portuguesa, entra. Como o ridículo técnico sintetizou, no gol da Ponte tinha 4 defensores e apenas 1 atacante. Erro de posicionamento, quem treina posicionamento? Não é ele. Deuzulivre. Escrevam, perde para o São Bernardo e o Dado cai. Na minha opinião não deveria nem ter vindo pelo histórico.

  17. Bom, depois de ler os comentários, não sobrou espaço para críticas e sugestões sobre como o time deveria, ou não, atuar…

    Então, vou na contramão e elogiar o técnico pela “coragem” de não sumir assim que terminou o jogo e comparecer à coletiva para repetir os esclarecimentos que já havia dado….

    Nesse cenário, seria interessante ele disponibilizar os PPTs da sua palestra lá no LinkedIn para, quem sabe, ser contratado como coaching motivacional em tempos de “VUCA BANI”.

    VUCA: volátil, incerto, complexo e ambíguo
    BANI: frágil, não linear, ansioso é incompreensível

    • Um bom time começa primeiro com um bom goleiro fora thomazela parece uma peneira, tudo que vai passa ,coloca o Rafael ou um kone no gol que muito melhor Patrick, crikor ,paraíso vão procurar um Senac ou curso profissionalizante que é melhor pra vcs. Dourado já deu pra vc,pode parar.ta passando vergonha.

  18. Esse Henrique Dourado é o fim do mundo. Paraíso então. Não sei o que aconteceu com esse rapaz. A tendência natural é evoluir, mas ele regrediu muito. Não consegue tocar na bola corretamente. Dureza.
    Esse lateral esquerdo fica desesperado qdo a bola chega para ele.
    O time não está tão ruim, mas alguns ali precisam pegar o caminho da roça.

  19. Esse Dado é outro filósofo da bola. Blá, blá, blá, blá… Mas não concerta os erros que são cometidos desde o primeiro jogo. INCOMPETENTE!!!!!!!
    FORA JR CORDEIRO!!!!
    FORA EDGAR MONTEMOR!!!!
    FORA DADO CAVALCANTE, TÉCNICO RUIM DE SERVIÇO!!!
    CADÊ VOCÊ PREDIDENTE INCOMPETENTE, OMISSO E FUJÃO!!!!!

  20. Não percam o tempo precioso de vocês, a diretoria está cagando para todos nós, não vai mudar nada. Como já disseram, milagre não acontece a toda hora.
    P.S. não acredito em incompetência e sim em má fé.

  21. Como é que é? Criaram expectativa? Kkkkkkk, não não sr. Dado, eu mesmo não tenho expectativa nenhuma, simplesmente temos a pior defesa do campeonato, esperar o que da pior defesa? É pau nos próximos três ou quatro jogos, esse time na sua mão é uma casa de caridade. Lamentável ter que torcer pros outros perderem porque não consegue ganhar. Não merece Nada, nem a torcida deveria ir mais

  22. Tem que fazer 4 pontos nos próximos 2 jogos.
    Se não fizer, o caldo vai azedar…ainda dá tempo para arrumar a casa. Deixar a teimosia de lado e mandar a múmia do Dourado para o Egito…

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here