Foto: Amanda Paiva/CBF

A vaga na Copa do Brasil via Copa Paulista pode não ser concedida neste ano por conta de uma regra no regulamento do torneio nacional. Ao menos quatro clubes da elite do Campeonato Paulista deverão disputar o torneio, que tem o início previsto para junho deste ano, para que seja contemplada uma vaga para a competição.

+ COF pede ao Conselho que avalie orçamento de 2023 da Lusa

Uma situação semelhante ocorreu no Ceará, na disputa da Taça Fares Lopes de 2022. Na ocasião, o Pacajus foi o campeão do torneio local. Contudo, a CBF transferiu a vaga para a competição nacional para o Iguatu, que foi classificado via campeonato cearense.

Na ocasião, a entidade máxima do futebol brasileiro encaminhou um ofício, no qual afirmou que a Taça Fares Lopes precisaria ter participação de pelo menos quatro equipes da primeira divisão estadual para ser validada como classificatória para a Copa do Brasil. Apenas três times da elite local jogaram o campeonato (Pacajus, Icasa e Maracanã).


Até o momento, a Portuguesa e o Botafogo são as únicas equipes da elite paulista confirmadas para a Copa Paulista deste ano. Além disso, existe a expectativa de que o Red Bull Bragantino vá a campo com sua equipe Sub-23, que disputou a Série A3 do Paulista. Caso não tenha quatro participantes da elite estadual no Paulistão, a tendência é que a vaga seja transferida via Paulistão.

Os clubes interessados em disputar a Copa Paulista têm até esta quinta-feira (18) para encaminhar o ofício confirmando a participação. Neste ano, além das equipes das Séries A1, A2 e A3, os times da recém-criada Série A4 poderão disputar. O Conselho técnico da Copa Paulista acontece nesta sexta-feira (19).

24 comentários

  1. Melhor ainda ai teriamos mais chances de conseguir a vaga via estadual mesmo… Precisaria que 2 times paulistas conseguissem a vaga a libertadores….
    E se for desse jeito nem disputa isso ai,… pra ter prejuizo melhor ficar vendo TV mesmo

  2. Pra portuguesa só espera o mais difícil, em único jogo que foi contra o Santos ,se estivesse vencido já estava garantido, nem precisava dessa vargea, agora além de um torneio longo que é só o que temos tambem ,,mais esse bla bla bla ,então vai servir pra troféu e pagamento por título,, nossa que ânimo vai ter o campeão e vice

  3. É a hora de trocar a Copa Paulista por um torneio internacional de caráter amistoso , mesmo porquê essa Copa Paulista também vai ser amistosa ! Se excursionava na década de 50 , porquê não agora ? Mesmo que fosse na Escócia , contra Celtic e Rangers !!! Esses dois já fazem o maior clássico mundial em termos de rivalidade ! Vamos colocar a Lusa no meio pra acalmar os ânimos por lá !!! E que Castanheira use aquela vestimenta escocesa , onde a brisa chega mais rápido ! Kkkkk/// Sem whisky , é claro !

    • Léo, se não tem dinheiro para jogar nem o torneio do Itaim quem dera jogar no exterior!! Nem mudança de nome ou patrocínio levam a APD para o exterior, além do que quem vai querer jogar torneio com time sem divisão. (se nem time temos)

  4. pra quem nao sabe,as contas do castanheira foram reprovadas pelo cof essa semana, ‘numeros discordantes”, olha ai o nosso querido presidente…..kde as castanhete pra defender ?

  5. É só dizer lá fora que é um clube brasileiro , aquele do Djalma Santos e Julinho Botelho , que acabam até pagando nossa viagem !!!! Europeu não esquece os craques , nem do passado ! Aqui , pendurou a chuteira , já é esquecido !!!!

  6. A única utilidade da fantástica copa paulista vai ser tirada pela CBF kkkkk. Então ta! Que joguem com a base para preparar o time pra copa sp de juniores do ano que vem!! Pronto, ta resolvido. Agora tem uma coisa, porque a CBF não usa a cabeça e lança de novo o torneio rio são paulo? Seria uma boa, pega alguns times de sp, outros do rio e acabem logo com essa porcaria de copa paulista.

    • A CBF não está tirando nada. A questão é que a Portuguesa é o único clube da A1 que não está disputando o Campeonato Brasileiro esse ano. Nos anos anteriores, nunca faltaram times de A1 suficientes pra Copa Paulista porque a quantidade de times sem divisão era maior. E, como consequência disso, todas as edições deram uma vaga na Copa do Brasil para um dos finalistas.

  7. Pra falar a verdade essa CBF deveria tomar vergonha na cara e colocar a Portuguesa de volta a série A como fez com o Fluminense, que inclusive só é o time que é por causa da própria CBF e os tapetões, se não fosse isso o Fluminense estaria numa situação pior que a nossa.

    • Concordo e digo mais: nossa torcida tem que fazer a parte dela.

      Toda vez que surgir algum rumor, mesmo que de brincadeira, de tapetão ou de virada de mesa, precisamos fazer barulho e pedir a Portuguesa de volta à Série A para que ninguém esqueça que fizemos por merecer a vaga DENTRO do campo.

  8. Opa! Quer dizer então que estamos na fila de espera da vaga na Copa do Brasil via A1 (mais exatamente na posição de 3° suplente) e que são as equipes da A1 (no caso nós e os outros 15) que vão decidir se uma vaga entra em jogo na Copa Paulista???

    Nesse caso, então temos que considerar seriamente a possibilidade de NÃO participarmos da Copa Paulista para que essa vaga vá para a A1 e para que passemos de 3° para 2° suplente!

    Na condição de 2° suplente da A1, tudo o que precisamos para garantir a vaga é que o Santos seja campeão da Série B e que apenas 1 time paulista se classifique pra próxima Libertadores! Ou que 2 paulistas se classifiquem pra próxima Libertadores! Muito difícil isso não acontecer!

    Por outro lado, talvez a federação faça questão de inscrever 4 times da A1 para não prejudicar os times pequenos do interior que se sacrificam para disputar essa copa que já é deficitária.

  9. A Copa Paulista pode ser uma bost@, mas é necessária para manter os atletas que sobraram em atividade. E também pagar as contas, rende pouco mas rende.
    Agora excursões para o exterior esquece… a última vez foi um fiasco.

  10. Vamos voltar pra série A pelas próprias forças, sem ajuda de falsos esportistas da CBF. Se o Fluminense é um clube cara de pau , a Lusa nunca foi e nunca será ! CBF é uma onda gigante que não vai derrubar nossa nau a caminho do destino pretendido !!!!!

  11. Na minha opinião, se não houver vaga na Copa do Brasil, a FPF deveria pedir a CBF que fossem cedidas duas vagas aos finalistas para a série D do ano subsequente. Penso que a Lusa somente pode dispensar a CP quando o time alcançar a Série C do Brasileiro.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here