Foto: Divulgação/Portuguesa

Após o Campeonato Paulista, o elenco da Portuguesa perdeu quase todas as opções, incluindo o técnico. Pintado saiu e Alan Dotti, que estava no Sub-20, recebeu uma oportunidade na equipe principal. O comandante, no entanto, está tendo uma missão delicada na montagem do plantel para a Copa Paulista. Com um orçamento reduzido, a Rubro-Negro vem tendo trabalho e uma das lacunas a serem preenchidas era a zaga.

+ Glauco elogia jovens e frisa foco em levar a Lusa à final da Copa Paulista

A primeira opção escolhida foi Glauco, de 31 anos, que estava no XV de Piracicaba. Em entrevista exclusiva ao NETLUSA, Dotti explicou como se deu a escolha pelo experiente zagueiro, citando sua experiência em Copa Paulista, torneio que venceu ano passado com a Portuguesa Santista.

“Esse ano o nosso orçamento está bem limitado, então, às vezes, para você contratar, está muito difícil aqui na Portuguesa. Nós estamos tentando trazer peças pontuais. Por exemplo, o Robson foi emprestado, nós precisávamos de um zagueiro, conseguimos trazer o Glauco, um pouco dentro da característica daquilo que a gente viu. Um jogador experiente que já tem um campeonato, principalmente na Copa Paulista, que vinha jogando a Série A2. A gente procurou equilibrar nesses fatores. E o jogador aceitava também vir para o clube nessa situação. Então, o Glauco casou bem, a gente conseguiu trazer”, afirmou.


Com um elenco repleto de garotos, outra posição carente de opções é o meio de campo. Sobre isso, o técnico lusitano citou a chegada de Guilherme Portuga, que estava no Galo Maringá-PR. Além disso, o treinador explicou a escolha pelo atleta para reforçar o setor de criação.

“O Portuga também, nós teríamos só o Renan [Nunes] de meia, que é canhoto. Um meia que é muito mais articulador de jogadas por dentro. Não tem tanta característica do Portuga, por isso que nós conseguimos trazê-lo, que tem uma característica diferente. É um jogador que flutua mais, que incomoda mais do que o Renan. Então, dentro também do orçamento. É um jogador que aceitou, vindo até o final da Copa Paulista, conseguimos trazer ele”, completou.

Além dos dois já contratados, a Portuguesa está em busca de mais nomes para o elenco. O técnico disse que a equipe lusitana tem analisado diariamente novas opções. Contudo, acaba esbarrando no orçamento enxuto e revelou que mais três ou quatro jogadores devem ser contratados.

“Agora sim, estão precisando de mais peças, estão conversando diariamente, mas às vezes lá há muito no orçamento e ainda não estamos com essa dificuldade. Precisando sim de mais três ou quatro peças para dar um equilíbrio no grupo, para a gente ter um grupo bem equilibrado, porque a gente sabe que a hora que começa a competição a gente precisa principalmente ter trocas de níveis superiores para mudar o jogo e é isso que a gente está correndo atrás, tentando trazer para a gente fortalecer ainda mais o grupo da Copa Paulista”, finalizou.

Enquanto o elenco é formado, a Rubro-Verde tem disputado jogos-treinos para manter o o ritmo de jogo e fazer testes, como foi no 0 a 0 com o Água Santa, na última segunda-feira (14). O próximo compromisso é nesta quinta-feira (16), diante do time Sub-20 do Vasco. A estreia da Lusa na Copa Paulista será no dia 16 de julho, contra a Juventus, fora de casa.

Confira a entrevista, na íntegra, realizada no Netlusa Debate do último sábado (13)

27 comentários

    • Sobre o elenco, precisamos ainda de mais um zagueiro, um atacante de beirada e um artilheiro. Embora o planejamento seja gastar o mínimo necessário mas é importante ter uma equipe competitiva para desenvolver esses jogadores do sub-20 e os demais para formar a base do elenco para 2025.

      Série D(certo) e Copa do Brasil em 2025 praticamente garantida tem que “encontrar” jogadores para o ano que vem. Assim como foram com o Róbson, Bruno Leonardo, Chrigor e Maceió por exemplo, que apareceram nas edições passadas da CP

  1. Como o Castanheira tem muita amizade com o Júlio Cazares, devia pedir para o SP emprestar o James Rodrigues que está escanteado por lá. Ora pois, também tem que arcar com todo o salário. Infelizmente só vai chegar postulantes à jogadores e a torcida é que se lasque sofrendo.

  2. Acredito eu que não tem mesmo condições financeiras, desde 2013 a portuguesa perdeu muito, só analisar perdeu patrocínio um pouco mais importante, sem competição nenhuma, só salvou por milagre duas vezes por isso conta com o paulistão ainda é o que fas da portuguesa melhor de patamar doque juventus, são josé, santista xv de Piracicaba e eles conseguem levar ainda mais torcedores igual o São josé como referência que só tem um time pra torcer sei lá como torcedor da portuguesa a muito anos parece que os anos glória ficou no passado, também fico triste de ver um time como o Amazonas, em três anos tá aí disputando a série b e a lusa em onze não sai dessa perrenga ,desde que vendeu a vaga pro fluminense, e retirou o time de campo contra o figueira já na segunda divisão, daí pra frente foi só tristeza para o torcedor lusitano, e todo o ano não se é por falta de dinheiro ou incompetência a mesma ilusão muito triste

  3. Quando XV de Piracicaba contrata para vencer a Copa Paulista e nós temos um orçamento enxuto tendo participado da A-1 com cotas de participação e TV bem maiores, vendemos e emprestamos um elenco inteiro, algo de PODRE parece infestar o ar. O dinheiro que entra nunca ajuda a formar times melhores… FORA VERMES!!!!!

    • Enquanto os comandantes forem donos de imobiliárias, construtoras, postos de combustíveis, corretoras de seguros e principalmente…..principalmente as maravilhosas PADARIAS o lema será esse. Querem uma Lusa realmente grande??? SAF e vaza Colônia!!!! A pontapés!!!

  4. Alan Dotti, já sabia da bucha que iria pegar… a oportunidade é de todos. Dos jogadores jovens até a comissão técnica. Cabe agora, tirar leite de pedra…sem traumas!

  5. Fred Flinstone ( Rodrigo ) permaneça no seu esgoto da escuridão ! Vai torcer pra Briosa , mentecapto ignorante !!! Você sim só fala merda porque é ela própria !!!! Esse clube não precisa de um ser que não respeita ninguém ! Vaza !!!!

  6. Lusa está fazendo um caminho interessante: orçamento baixo, dando oportunidade para a base e procurando pontualmente jogadores redados. Com os emprestados, surgimento de nomes nessa copa paulista podemos ter uma base para 2025.

  7. Sem dinheiro fica difícil ser grande ! ….As lebres estão soltas e nossos passos são de tartaruga com o casco machucado !!! Por exemplo , nunca vi um porco correr tanto aos nossos olhos ! Sim ,parece que sem dinheiro ,este é o melhor caminho , mas no futebol de hoje o que manda é o dinheiro !!!!

    • Mais merda. Só sai merda. Tartaruga, lebre e merda. Bêbado e desempregado dá nisso. Olha como ele é engraçado : faixa de gaza de desportos 😂😂😂

      Vamos rir do palhaço pra ele não ficar sem palco.

  8. Você que não consegue enxergar além do nariz ,retardado ! Cérebro de grão de areia !!!! Não tem imaginação e odeia quem tem ! Rodrigo Tonhão, você seria o Capitão América? Chama prô pau como se fosse um super herói ! E não deve pesar mais que cinquenta quilos !!! Sem cérebro, deve ser isso mesmo !….. Lunático de uma figa !!!!@

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here