Jogo entre Portuguesa e São Bernardo, em 19 de agosto de 2023, no Estádio do Canindé
Foto: Divulgação/Portuguesa

A Portuguesa está classificada na Copa Paulista de 2023. Dona da melhor campanha da competição (20 pontos em oito jogos), tendo a segunda melhor defesa (apenas e tão somente um gol tomado até aqui), a Lusa de Leandro Zago, se não é brilhante, é competitiva. E isso não é pouco.

+ Robson e Chrigor destaques: as notas dos jogadores da Lusa contra o EC São Bernardo

O que tem sido pouco, na verdade, é o envolvimento da torcida em direção ao time. Eu entendo honestamente que esse não é o campeonato da Lusa, que fazer quase 100 partidas nesse tipo de competição, frente a história rubro-verde, é quase como passar recibo de apequenamento. E isso frusta a torcida da Lusa.

Mas ainda assim a Portuguesa não vai sair desse lamaçal sem que a comunidade a abrace. A Lusa, líder como está no certame, não pode jogar para menos de 2 mil pessoas, como foi diante do São Bernardo no último sábado. Não pode. Não dá. E depõe contra.


Nem adianta colocar a culpa no marketing ou no trabalho de “a”, “b” ou “c”. Não. A torcida da Lusa está em débito com esse elenco. E explico.

Está, porque, de novo, se não é brilhante, a Portuguesa de Zago é competitiva. É um time letal. Sofre bastante na defesa, é verdade, mas não é vazado. Tem consistência de marcação e quando tem oportunidade à frente, faz. Raramente, não converte. Dificilmente termina um jogo sem balançar as redes dos adversários. Trocando em miúdos, tem seu valor e precisa ser visto dessa forma pela torcida rubro-verde.

Agora, ela está pronta para o mata-mata? Não, não está. A chegada de Serginho, meia com potencial de desenvolver o aspecto ofensivo do time, é relevante e vai ajudar. É suficiente? Não, não é.

Claramente falta um homem de frente a mais. Poderá ser Pedro Bortoluzo, que retorna de contusão? Sim, tem bagagem para tal. Mas se chegar um outro também não fará mal algum. Pelo contrário. Faz-se necessário.

Em outras palavras, apesar de o cobertor financeiro ser curto, de a competição ser pouco atrativa, de faltar interesse por parte da torcida, é o que se tem hoje. E isso precisa ser traduzido à exaustão pelo elenco e comissão técnica em todas as oportunidades. Leia-se em todas as entrevistas. Essa mensagem precisa ser capturada pela torcida rubro-verde. Não basta somente o entendimento de que essa é a chance de se chegar à divisão nacional. Isso já está bem claro.

O que se faz necessário é alcançar corações e mentes rubro-verdes, uma vez que o apoio da arquibancada se faz obrigatório. A Lusa precisa da sua torcida. Esse time precisa ser abraçado, porque a fase eliminatória será dura e difícil.

A Portuguesa não vai ganhar a Copa Paulista 23 no automático. Vai necessitar da comunhão torcida e time. A equipe me parece aberta, os jogadores respeitam a camisa rubro-verde, entendem sua importância, já a torcida anda reclamando demais e aparecendo de menos.

Portanto, Lusos, Santos é logo ali. É hora de carregar esse time e botar muita gente no simpático Estádio Ulrico Mursa. Esses atletas merecem! A campanha merece. Vamos à luta, ó campeões. Chegou a hora!

* Maurício Capela é jornalista há 28 anos. Comentarista, já trabalhou em diversos veículos, como RedeTV!, 105 FM, Tropical FM, Veja, Valor, Gazeta Mercantil.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA

21 comentários

  1. Porquê será que o cobertor esmeraldino não é curto ? Porquê será que mesmo tendo a maior dívida entre os clubes brasileiros , o Galo de Minas continua cantando alto ? Porquê será que mesmo endividado o Corinthians não para de contratar , assim como o São Paulo (clube também endividado ) ? …. Não dá pra entender !!!!

    • O cobertor do Palmeiras não é curto pq o time passou um bom tempo pagando dívida antes de voltar a ter um time forte. Galo, Corinthians e São Paulo, por mais que tenham dívidas gigantescas tem contratos de TV e patrocínio milionários que permitem investimentos. A lusa infelizmente não tem nada disso, e só vai sair da situação atual com apoio da torcida e trabalho de formiguinha. Até chegar a Série C e garantir um calendário anual não tem jeito, vai ser difícil vir algum investimento maior, por mais que a camisa dela seja a mais pesada nas competições que dispute.

  2. Capela, sinceramente, quem leva público ao estádio é o time… cobrar torcedor para ver essa mulambada é no mínimo desrespeitoso com aqueles que viram e conheceram a LUSA grande!!! Não sei se é o seu caso… Se querem público que qualifiquem o espetáculo e os seus atores!!!! Ninguém é OTÁRIO!!!! Esse time da Portuguesa corresponde ao nível dessa copa de mer….. e não passa confiança alguma!!! A LUSA dependerá da ruindade dos outros apara alcançar alguma coisa… essa é a triste realidade, aliás de muitos anos…. E como sou torcedor formado nos anos 70, não aceito o time pequeno que nos tornamos!!!

  3. É o efeito bumerangue ! Veja o caso do Flamengo , saiu da Libertadores e a torcida não perdoou ,chamando o time de sem vergonha ! Mas não deixou de apoiar ! Aí,parece que criaram um pouco de vergonha na cara ! Torcida em cima supera o puxão de orelha do técnico ! Torcida quando quer ,consegue se sobrepor a tudo !

  4. O torcedor lusitano sempre abraçou o time , mas o coração lustano tem “insuficiência cardíaca emocional” , uma síndrome exclusiva ! Acreditamos no time porquê se não acredita’ssemos já teríamos virado a casaca ,talvez para um Juventus , onde os ventos não são tão fortes !

  5. O pessoal se apega ao passado e principalmente ao nível da competição como desculpa para o baixo público, mas na série A1 desse ano o público foi pífio também. Torcedor que só vai na fase boa ou em jogo importante não é torcedor de verdade…
    Se não ganha a Copa Paulista, não disputa Série D em 2024, não tem chance de disputar Série C em 2025, não tem chance de disputar Série B em 2026 e não tem chance de disputar Série A em 2027. Então por que raios não ajudam indo pelo menos nos jogos em casa? Muito bla bla bla e muitas desculpinhas…

  6. Capela a Lusa teve 4 meses para contratar jogadores, não fica mais bonito admitir que contrataram alguns jogadores sem condições técnicas ? Gente estamos em primeiro na chave e em toda Copa Paulista, porém fazendo péssimos jogos, essa Copa Paulista é a baba do boi, ou seja ridícula as equipes sao fracas e sem poder de reação, trocando em miúdos a maioria vivem do passado. Tiveram muito tempo para montar o time, chega de enganar essa torcida tão fiel, e você Capela vem dizer que a torcida não abraça a equipe ? Chega de tapar o sol com a peneira a torcida tem razão de achar que existem muitos incompetentes se achando bons no que fazem na Lusa. Até quando iremos pagar esse preço ? Sabemos que a Lusa não tem dinheiro para montar uma equipe forte, porém quem é que não percebe que muitos atletas que estão nesse plantel de jogadores não tem condições mínimas de vestir nossa camisa, quem mandou o atacante Caio Mancha embora ? Pelo menos para essa competição baba de boi ele já teria feito um caminhão de golllll, esses contratados para formar a Comissão Técnica não enchergam isso, parem de enganar nossa torcida, o que vejo nesse momento são muitos amadores se achando profissionais. Me chamo Élson Regis ex árbitro da FPF e CBF nos anos 80/90 pare de falar que a torcida não abraça a equipe,se não fosse essa torcida guerreira já teríamos fechado as portas, parabéns torcedores da Portuguesa. você deve ter problema cara, vai tomar seus remédios !!!

  7. Todo clube tem a torcida que merece e quanto isso posso dizer que um torcedor luso equivale a mil corinthianos ! Muitos são corinthianos mas poucos entendem de futebol como um torcedor RubroVerde ….Viraram corinthianos para agradar a família ou o vizinho que deixa ” a bandeira do despertador antigo ” na frente de casa ….O torcedor lusitano tem alma e não admite a situação do clube , tão distante de série A …..Dirigentes pós OTD deveriam ser investigados a fundo ! Isento Castanheira disso que se não entende de futebol , pelo menos não é um roedor do clube ! Onde estarão Ilidio ,Lupa e Alexandre de Barros ? Em alguma ilha das Bahamas desfrutando o que afanaram de um clube chamado Associação Portuguesa de Desportos ?

  8. Capela teve boas intenções ao comentar que devemos abraçar esse time ! Agora , abraçar, carregar no colo ,dar mamadeira e trocar as fraldas quem tem que fazer é essa diretoria especializar em rugby ,mas não em futebol ! Aliás, o redor lusitano nunca deixou de abraçar qualquer time formado da Portuguesa ! A criança é feinha ,mas não é por isso que vamos nos desfazer dela ! Já tivemos um loirinho de olhos azuis no colo ( times dos anos 50 ,60 e 90 ) ,mas temos que continuar amando , mesmo sendo uma criancinha nada bonitinha essa de 2023 ! Me faz lembrar a estória do patinho feio ou aquele papo de que quem ama o feio ,bonito lhe parece ! É isso aí !!!

  9. Que a Lusa não tem jogado bem, isso é verdade. Mas não é por falta de apoio da torcida.

    Até agora, estive nos dois jogos contra o Santo André, tanto no Canindé quanto no Bruno José Daniel, e agora contra o EC São Bernardo e vi a torcida gritando os 90 minutos. Só está faltando o time corresponder em campo.

  10. Esse é um. os times mais estranhos da Portuguesa. Não está jogando nada, leva pressão de qualquer adversário (mesmo dentro do Canindé) e as partidas são terríveis de assistir. Por outro lado, faz uns 2 meses que não sofre gol e é líder do campeonato. Se fosse pontos corridos, tenho certeza que estaríamos animados, mas acredito que todo mundo está com receio do que vai acontecer nos mata-matas. De qqr forma, concordo que chegou a hora de apoiar.

  11. Só faltava essa, a Diretoria monta um time horrível, não sai uma jogada de bola rolando, só chutão.

    Mas a culpa é da torcida que não vai ver esse monte de pernetas disputar uma competição Amadora com times Sub 23 e ainda JOGAR MUITO MAL.

    Fica claro que o Futebol se muito, é secundário para a atual administração.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here