Lucas Castro: Se num campeonato de ‘tiro curto’ a margem para erros é mínima, repeti-los é fatal

Lusa ainda terá oportunidade para correções, mas não pode mais errar

16
Foto: Divulgação/Portuguesa

Quando a Portuguesa venceu a Inter de Limeira na 1ª rodada do Paulistão numa heroica – e merecida – virada, muitos torcedores acreditaram que seria um campeonato mais tranquilo do que no ano anterior.

+ Portuguesa lança 3ª camisa em referência no combate ao racismo

No entanto, alguns problemas foram escancarados aos olhos da torcida e do então treinador Dado Cavalcanti já naquela tarde em Limeira. Posteriormente, tais erros custaram vários pontos ao time rubro-verde, a segurança na competição e o emprego de Dado.

A transição defensiva deficiente, a bola aérea e os passes em diagonal no costado da defesa lusitana têm sido um tormento desde o primeiro jogo. Muito mais do que uma questão de um jogador ou outro, o sistema de defesa simplesmente não tem funcionado.

Tudo isso somado a um ataque que tem sérias dificuldades em converter chances de gol colocam a Lusa em situação delicada no Paulistão. O time do Canindé tomou gol em todos os jogos da competição e não balança as redes há 4 jogos.

O agora ex-treinador Dado Cavalcanti morreu abraçado com uma ideia de jogo que não vingou. Salvo algumas mudanças por lesão, praticamente não mexeu no time que considerava ideal mesmo com correções implorando para serem feitas, sejam elas de posicionamento, sejam de troca de jogadores.

Em seu último jogo, Dado até tentou algo novo: mudou um dos zagueiros, reforçou o meio, sacou Henrique Dourado. Mas foi justamente o zagueiro promovido à condição de titular o responsável direto pelo gol que deu a vitória ao adversário. E o fez seguindo exatamente o que o treinador pedia e que vinha causando enormes problemas para a Lusa: saindo curto no campo de defesa e errando um passe fácil.

Com a queda de Cavalcanti, a Portuguesa recalculou a rota e trouxe alguém com um perfil completamente diferente: Pintado, que já estreou no último domingo na derrota diante do Corinthians.

De um estilo mais defensivo e pragmático, Pintado terá pouquíssimo tempo para consertar falhas berrantes que seguem acontecendo. A missão não é impossível, mas será espinhosa. A margem para erros acabou.

*Lucas Castro é jornalista formado pela UAM. Foi redator no ESPORTESNET e do Torcedores.com. Torcedor incondicional dos dois maiores clubes do mundo: a Portuguesa de Desportos e o Arsenal FC, respectivamente. Fã do futebol bem jogado e moderno, sem perder a essência do jogo. Acredita que o maior patrimônio de um clube é a sua torcida.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA


guest
16 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
LEONINO
LEONINO
9 meses atrás

Redobrar os cuidados defensivos e fortalecer o meio de campo para que não se abram buracos pelo meio …. Deixar o ataque fazer o que pode ,observando que a melhor pontaria sempre pode decidir um jogo ! Sim ,hoje a concentração é tudo ! Mirar a vitória e se conseguir ,vai ficar mais fácil passar pelo bugre depois ! Temos que gostar do jogo e não considera’-lo um refluxo na garganta !

Luiz Gustavo - Santos/SP
Luiz Gustavo - Santos/SP
9 meses atrás

Lucas,
A montagem deste elenco já foi uma aberração. Não temos volantes marcadores e o infeliz do Dado Cavalcante mandou embora o Marzagão e o Hudson e trouxe este Zé Ricardo e manteve o ruim e desanimado Dudu Maraíma. Se você olhar os times com sucesso no Paulistão vai ver que possuem forte marcação no meio campo e defesa bem postada. O Santos tem o João Schimit e o Diego Pituca que são dois Pitbulls. O São Paulo com o tal de Pablo Maia com suas quatro ferraduras afiadas e o Alisson matam todas as jogadas no meio campo. Como alguém que entende um mínimo de futebol contrata Dado Cavalcante e ainda trás jogadores pé-de-rato como este Marquinhos “Horroroso”, Diogo Silva e mantém o Dudu “Preguicinha” no elenco depois do que ele fez no Canindé contra o Prudente na Copa Paulista? Hoje é vitória ou vitória. Deixaram chegar no mesmo ponto de desespero do ano passado. VERMES!!!!!
FORA BETO CORDEIRO!!!!!!
FORA EDGAR MONTEMOR!!!!!
FORA PRESIDENTE PINÓQUIO, OMISSO E FUJÃO!!!!!
Vocês são os responsáveis diretos por mais esta vergonha que ridiculariza mais uma vez o nome da Portuguesa de Desportos.

Mauro Martins Pereira
Mauro Martins Pereira
9 meses atrás

Ricardinho dá de 10 a 0 no Mazagão…e o Hudson pelo amor de Deus…

Luiz Gustavo - Santos/SP
Luiz Gustavo - Santos/SP
9 meses atrás
Responder para  Mauro Martins Pereira

Por este motivo este ano estamos na liderança do grupo e quase classificados, né?

Dgl
Dgl
9 meses atrás

Os times de baixo da tabela como Ituano e Santo Andre já começam a conseguir no desespero alguns resultados como os dois empates em jogos considerados como perdidos. Isto significa que se a Lusa não vencer o jogo contra o Agua Santa hoje, ficará com a lanterna e não haverá mais clima para se recuperar.

j alex - atibaia
j alex - atibaia
9 meses atrás

Tirando o time dos Porcos e mais um ou outro, todos os times são parecidos, muita correria, muita marcação e saídas rápidas, quem erra menos ganha, e é ai que nós estamos devendo muito, erramos demais. = Hoje é o grande dia da decisão, ou vai ou racha de vez

Mauro gomes
Mauro gomes
9 meses atrás

Concordo com todos voces. Situacam bem compliacada. Mas e o que temos.

Alexandre Mendes
Alexandre Mendes
9 meses atrás

A repetição do maior erro é um vice de futebol que ocupa o cargo a anos e nunca mostrou competência para o tal

MARCO ANTONIO PINTO DIAS
MARCO ANTONIO PINTO DIAS
9 meses atrás

A pergunta que não quer calar… Qual o motivo do executivo de futebol, o Sr Edgar Montemor, continuar no clube? Dois treinadores já foram demitidos e ninguém mexe com o executivo. Estranho… Bastante estranho!!!

LEONINO
LEONINO
9 meses atrás

Diadema não é bem uma Avellaneda ! Passa longe !!!!! Pra cima deles ,Lusa !!!!! Aqui “quem canta de galo” é o Leão de de!!!!!

Mário
Mário
9 meses atrás

A maior incognita é porque muitos jogadores não jogam nada na Lusa e em outros times mostram os dentes, fazem gols, erram pouco. Olhem Jussane e Bochecha na Inter. Não bata contratar. Tem que trazer quem sente o peso dessa camisa. E parem com esse falatório de Marzagão. Ele é pior que os que estão aí. Fazia falta desnecessária, tomava vários cartões infantis, errava todos os passe (lembra na Vila?) e corria mais que a bola. Enfim, faz tempo que n tem um volante que presta. Agora, concordo que entre esses e o Hudson, ficaria com quem pode ter futuro, tem identificação com o clube e não custou nada.Além de n dever a ninguém que está aí.

Gallo Mosh
Gallo Mosh
9 meses atrás

Parece que o Pintado não assistiu os primeiros jogos. Não dá para enfrentar qualquer adversário com Felipe Marques e Diogo Silva entres os titulares. Estes 2 devem ser afastados do elenco. Adeus!!!
Os jogadores precisam esquecer totalmente a pré-temporada com o Professor Pardal Dado. Os 3 volantes sabem trocar passes, mas deixam muitos espaços e não mordem na marcação. Isso é fácil de observar. Henrique Dourado, teve seus dias de glória. Hoje no máximo é banco. Não dá para ser titular, infelizmente. Gosto do esquema com 3 zagueiros, mas não temos tempo para treinar e não podemos complicar ainda mais. Vide o péssimo jogo contra os gambás.
Vai nas 2 linhas de 4. Faz o básico, o feijão com arroz. Não inventa!! Não complica. Não temos mais tempo para erros. Acorda!!

Rodolfo Vicente Teixeira
Rodolfo Vicente Teixeira
9 meses atrás

Só bme atrevo a dizer, tomara que dê resultado hoje e mude a situação, VAI LUSA PÔ!

ZE MANE
ZE MANE
9 meses atrás

Vejam só que interessante: Zé Ricardo foi pretendido pelo Palmeiras, Ricardinho dizem que é bom jogador, porém ambos não marcam e também não criam… Marzagão era limitado, mas era pegador…
Sabe o tal de Gustavo Buchecha ? Na minha opinião, um dos piores que já passaram por aqui, porém deu uma assistência contra nós e já marcou dois gols.
Em seis jogos apenas um atacante fez gol, Henrique Dourado, assim mesmo de pênalti.
Esse foi um “tiro” na água, tal qual o zagueiro Victor Ramos, veio só com o nome…
Perdemos cinco em apenas seis jogos, em 2023 perdemos seis no total. Levando-se em conta possiveis derrotas para Palmeiras e Novorizontino, temos que ganhar hoje e domingo e pontuar contra Botafogo e Miassol. Está bem complicado!!!

Mauro Martins Pereira
Mauro Martins Pereira
9 meses atrás

Não acho novorizintinho aquelas coisas, está perdendo de 3 da Inter (que ganhamos). Qto ao Palmeiras, empatou com o último colocado e está sofrendo com o são Bernardo.

Luis Octaviano
Luis Octaviano
9 meses atrás

Finalizamos muito, mais aquele velho problema o gol, estamos vivos e com chances concreta de se classificar, não adianta avaliar muito, agora é acreditar na nossa velha camisa