Foto: Karim Georges/Fortaleza EC

Não existem certezas no futebol. O que existe é competência, conhecimento, preparo e experiência. Tudo isso nos deixa mais perto do êxito, e são coisas que Leandro Zago demonstra ter. Não é garantia de sucesso, mas um bom indício.

+ FPF divulga valores de premiação para campeão e vice da Copa Paulista

O nome do novo treinador, anunciado na última quarta-feira (26), está longe de ser unanimidade nas arquibancadas do Canindé. A sofrida torcida lusitana parece se apegar muito à memória afetiva por Sergio Soares, campeão da série A2 de 2022, e se esquecer do pífio desempenho na Copa Paulista do mesmo ano, que culminou na sua demissão. Isso sem falar naqueles que sonham com Jorginho “Cantinflas”, comandante da Barcelusa em 2011, que nunca mais conseguiu reeditar um trabalho como aquele, inclusive rebaixou a Portuguesa no estadual do ano seguinte e teve nova passagem decepcionante na série C de 2016.

O futebol mudou. O Paulistão desse ano demonstrou como técnicos da nova geração, atualizados, podem fazer total diferença no desempenho da equipe, como Márcio Zanardi, do São Bernardo, com a segunda melhor campanha da primeira fase, e Thiago Carpini, do Água Santa, vice-campeão do torneio.


O currículo indica um profissional vitorioso e com muito potencial: Leandro se destacou na base do Atlético-MG, com títulos estaduais nas categorias sub-17 e sub-20, além de ter treinado interinamente a equipe profissional em 2020. No Joinville-SC, dirigiu a equipe na série D de 2021, acumulando uma sequência de 16 jogos de invencibilidade e apenas uma derrota em toda a competição. No ano passado, levou o Botafogo-SP à 6ª colocação do Campeonato Paulista, além do vice-campeonato da Taça do interior.

É Bacharel em Treinamento em Esportes pela UNICAMP e Técnico de Futebol Licença A pela CBF Academy, onde também é professor. Inclusive deu aulas para Alan Dotti, atual técnico do sub-20 da Lusa. Quem vê suas análises em entrevistas, cursos, ou até mesmo em suas redes sociais, rapidamente percebe que se trata de alguém que tem domínio do que fala e uma visão diferenciada do futebol.

Em resumo, tudo indica que Leandro Zago tem um futuro extremamente promissor pela frente. É alguém que verdadeiramente se preparou e já deu mostras da sua capacidade. Com boa estrutura e boas condições de trabalho, deve contribuir positivamente para a formação do elenco da Copa Paulista e também do paulistão do ano que vem, podendo desenvolver no Canindé o maior trabalho da sua carreira até hoje.

* João Geraldes, 28 anos, osasquense, cursei História na USP e técnico em Serviços Jurídicos na Anhanguera. Servidor do Tribunal de Justiça de São Paulo. Descendente de imigrantes transmontanos. Lusitano fanático desde que nasci. Sim, é genético.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA

13 comentários

  1. Vamos ver agora os jogadores que vão dar pro Leandro trabalhar porque competência ele tem mais como dizia o grande Oto Martins Glória sem ovos não se faz omelete presta atenção diretoria o caminho tá bem traçado não pode desviar o foco

  2. Oto Gloria ,que tirou o time de campo a tempo do Armando Marques não retornar os pênaltis! Esperto e matreiro ! Mas fomos roubados descaradamente naquela final paulista de 73 , quando da anulação do gol legítimo de Cabinho ,na prorrogação! Não era o dia de Pelé ser novamente campeão,mas teve que dividir com a gente ! Disso garanto que ele nunca esqueceu ….Nem a gente !!!

  3. O novo treinador tem bom currículo e boa formação como técnico, mas pode trazer o Guardiola como treinador é o Mourinho como auxiliar técnico, se contratar como dizem aqui jogadores “pé de rato”. Não chega a lugar nenhum, é o tal de ganha 1 perde 2 empata outro.

  4. Leonino está certo…eu estava lá no Morumbi…em outro exemplo, o único time que fez o preferido da Globo devolver dinheiro na bilheteria porque duvidou da capacidade da Lusa, foi a LUSA…está na hora de pensar grande ! Vai Lusa…nunca pare lutar !

  5. Existem clubes promissores no Brasil atualmente como Atlético PR e América MG , mas fora do eixo dos protegidos da CBF (quatro de SP ,quatro do Rio ,dois de Minas e dois do Rio Grande do Sul ) só a Portuguesa tem um passado glorioso com grande contribuição ao futebol brasileiro ( acervo de craques ) e já nem falo em títulos . Sabedor disso , OTD queria títulos e quem vai dizer que ele estava errado ?

  6. Também estava no Morumbi em 73 quando acabou os pênaltis meu pai ficou muito bravo saiu me arrastando eu era criança não tinha entendido nada quando estava no carro ouvindo os comentários meu pai desviou o caminho fomos parar no Canindé tava a maior festa os jogadores foram direto pro Canindé aínda de uniforme isso não esqueço nunca mais

  7. A Copa Paulista para a Portuguesa é tão importante como uma seleção participar de uma Eliminatórias para a Copa do Mundo ! É tentar colocar os vagões descarrilhados de volta aos trilhos ! Temos que ficar atentos ‘a locomotiva que irá transportar esses vagões,ou seja ,ficar de olho nessa diretoria , sempre !

  8. Parece que estamos com mas juízo que o próprio Corinthians que havia contratado o Cuca ! Acho que finalmente os torcedores que habitam o Netlusa estão sendo mais ouvidos ! Quando chicoteamos como o Zorro , alguma coisa boa sai !

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here