A Portuguesa oficializou, no fim da tarde desta quarta-feira (26), a contratação do técnico Leandro Zago. O vínculo do comandante com a equipe lusitana será até o final do Paulistão de 2024. O novo treinador rubro-verde será apresentado à imprensa e torcida nesta sexta-feira (28), em coletiva que será realizada no CT do Parque Ecológico do Tietê.
+ FPF divulga valores de premiação para campeão e vice da Copa Paulista
O novo treinador destacou o projeto que lhe foi apresentado e comentou sua expectativa de assumir a equipe verde encarnada. “Fico muito feliz em assumir como técnico da Portuguesa e a gente sabe que a Portuguesa hoje está em outro patamar. O projeto que agora estou envolvido vai ao encontro com o que busco em minha carreira, que é desenvolver um futebol dinâmico e que traga resultados e alegrias para os nossos torcedores”, afirmou.
Leandro Zago faz parte da nova safra de treinadores, com metodologia moderna, um perfil oposto dos últimos técnicos que passaram pela Lusa. Formado em Treinamento Esportivo e com MBA em Gestão de Pessoas, o comandante é instrutor da Licença A do curso de treinadores da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
O treinador iniciou a carreira no futebol em 2010, como auxiliar-técnico do sub-17 do Desportivo Brasil. Ele teve a primeira oportunidade como treinador profissional em 2020, no Atlético Mineiro. Foram três jogos como técnico interino.
Depois, assumiu o Joinville, onde ficou 15 jogos invicto na Série D de 2021. No ano seguinte, levou o Botafogo-SP ao vice-campeonato do Troféu do Interior. Chegou ao Fortaleza em dezembro do último ano. Ele, inclusive, chegou a ser especulado na Ponte Preta para a disputa da Série B do Brasileiro. O vice-presidente de futebol da Lusa, José Roberto Cordeiro, comentou a escolha e o perfil do novo comandante lusitano.
“O Leandro Zago reúne características profissionais e qualidades que julgamos necessárias para implementar a linha de atuação do futebol que queremos para o futebol da Portuguesa: moderno, arrojado, com conhecimento teórico e prático das tendências, e aplicações atuais do futebol moderno praticado nos melhores centros de competições nacionais e internacionais, além do compromisso firmado de integrar o futebol de base ao futebol profissional do clube, premissa básica que culminou na sua contratação”, disse.