Novo técnico, Ricardinho quer fazer a Lusa jogar bonito e vencer; ouça a entrevista exclusiva

0
Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

Lucas Ventura

Anunciado pela Portuguesa na manhã desta segunda-feira, Ricardinho falou pela primeira vez como técnico rubro-verde. Em entrevista exclusiva ao Portal NETLUSA, o ex-meio-campista analisou o seu futuro trabalho.

O novo comandante lusitano ainda não sabe com quem vai contar para a sequência da Série A2. “Uma análise prévia eu fiz, mas vou ter um maior conhecimento com o contato. Não dá para tomar nenhum tipo de decisão ou de atitude sem esse contato”, disse.

Em relação ao esquema tático que prefere colocar as suas equipes, Ricardinho prefere aguardar, mas quer a Lusa jogando bem e vencendo. “Não posso falar como eu gosto de atuar e não ter jogador para exercer isso. O que eu gosto mesmo é de ganhar. Minha características desportiva sempre foi essa. Gosto de ter uma equipe organizada, que saiba jogar futebol. É possível jogar bem e ganhar”, afirmou.

Junto com Ricardinho, também chegarão o auxiliar-técnico Rodrigo Pozzi e o preparador físico George Castilho. A expectativa é que o trio desembarque em São Paulo nesta segunda-feira e já possa comandar a equipe nesta terça-feira, às 20h, diante do Velo Clube, no estádio do Canindé. O Portal NETLUSA acompanhará o jogo em tempo real.

Confira a entrevista:

NETLUSA: Já fez uma analise das carências do time?
Ricardinho: Uma análise prévia eu fiz, porque toda vez que você vai assumir uma equipe você faz essa análise, mas é sempre prévia, relativa. O importante é o contato, é poder estar no dia a dia. Vou ter um maior conhecimento com o contato. Não dá para tomar nenhum tipo de decisão ou de atitude sem esse contato.

NETLUSA: Já pensa no esquema tático? Qual o que mais gosta?
Ricardinho: Primeiro é ter as peças. Quando você pega um trabalho em andamento, precisa respeitar as características do grupo que tem. Quando começa no início da temporada é diferente. O formato de jogo vamos observas as características de cada um. Não posso falar como eu gosto de atuar e não ter jogador para exercer isso. O que eu gosto mesmo é de ganhar. Minha características desportiva sempre foi essa. Gosto de ter uma equipe organizada, que saiba jogar futebol. É possível jogar bem e ganhar.

NETLUSA: Como vê a situação da Lusa?
Ricardinho: Já foram cinco rodadas e precisamos pontuar para ficar entre os oito e se classificar, que é o nosso primeiro objetivo. Precisamos conscientizar o elenco disso.

NETLUSA: Como você enxerga a chegada do ex-zagueiro João Manuel Pinto para ocupar o cargo de Executivo de Futebol Integrado?
Ricardinho: Não o conheço pessoalmente, mas todo tipo de organização e se o clube tiver uma identidade como características, não só de jogo, como de formação, acho extremamente importante. A Portuguesa está nesse caminho, até pelo que eu conversei com a diretoria. Acho importante ter não só uma transição, mas ter na base um perfil.

NETLUSA: Você pretende aproveitar a sua entrada nos grandes clubes para buscar empréstimos de atletas não-aproveitados?
Ricardinho: Agora é o momento de analisarmos tudo, não só essa situação, mas também cabe essa análise, mas sempre dentro da realidade da Portuguesa e do que o clube planejar. Planejamento e organização é essencial, e isso foi o que conversamos e o que a direção atual da Portuguesa tem feito. Temos que ter critério para analisar tudo isso. Vamos observar o mercado, como faço sempre, mas se for a necessidade, vamos trazer jogadores dentro do critério do clube e das nossas necessidades. Não é porque não está sendo utilizado que possa vir, porque às vezes não tem o perfil, mas tendo a possibilidade, bons jogadores são sempre bem vindos.

Ouça a entrevista na íntegra:

Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press