Portuguesa vence o Votuporanguense no jogo de ida da semifinal da Copa Paulista

Com gol de Cristiano, a Lusa venceu o Votuporanguense e deu um passo importante rumo à final da Copa Paulista.

31
Portuguesa vence o Votuporanguense pela Copa Paulista
Portuguesa vence o Votuporanguense pela Copa Paulista (Foto: Divulgação/ Portuguesa)

Na tarde deste sábado (21), a Portuguesa venceu o Votuporanguense por 1 a 0, no Estádio do Canindé, pelo jogo de ida da semifinal da Copa Paulista 2024.

O único gol do jogo foi marcado por Cristiano, aos 9 minutos do segundo tempo. De acordo com a divulgação no estádio, 3.064 torcedores compareceram para apoiar a Lusa, o que resultou em uma renda bruta de R$64.640,00.

A partida de volta será na noite do próximo sábado (28), às 18h, no Estádio Plinio Marin, em Votuporanga. Com a vitória simples, a equipe lusitana precisa somente de um empate para avançar à final da competição.

Na outra semifinal, Monte Azul e União São João se enfrentam em busca da outra vaga na final. O primeiro embate, em Araras, terminou empatado sem gols e a classificação será decidida em Monte Azul Paulista.

O JOGO

A partida começou com o visitante tendo mais atitude, com investidas ao ataque nos 5 minutos iniciais, mas sem levar grande período à meta lusitana. A primeira grande chance foi da Portuguesa, que em subida ao ataque pela esquerda, Cristiano recebeu dentro da área e finalizou com força para a defesa de João Paulo. Chegando em 15 no relógio, a Lusa assumiu o protagonismo e levava mais problema ao Votuporanguense, que tentava sair nos contra-ataques.

Com 20 no cronômetro, a Rubro-Verde seguia com mais presença ofensiva e Carlos Henrique conseguiu uma falta perigosa na entrada da área. Na cobrança, Ben-Hur chutou colocado, mas a bola subiu muito e passou longe do gol. No lance seguinte, o time visitante saiu em contra-ataque, John Egito ficou de frente para a meta lusitana e finalizou no cantinho, passando rente a trave. Chegando em 30 minutos, o confronto se encontrava equilibrado e com poucas ações ofensivas.

O cenário do confronto se manteve o mesmo com 40 no relógio, mas com mais velocidade, embora as oportunidades estivessem ainda escassas. O árbitro deu dois minutos de acréscimo e a primeira etapa do embate decisivo foi encerrada aos 47, com o 0 a 0 ainda no placar do Estádio do Canindé. Na saída de campo para o intervalo, o goleiro Rafael Pascoal, pouco exigido na primeira metade, analisou a partida e deu destaque a qualidade do adversário, que tem bom retrospecto na temporada:

“É uma equipe muito forte. São 33 jogos no ano e só 3 derrotas, então é um time que constrói bem, mas tem uma transição boa também. A gente vem tendo dificuldade, conseguimos roubar algumas, mas se a gente baixar a linha imagina a dificuldade no nosso campo de defesa. Uma ideia que tínhamos e sabíamos que não ia ser fácil, como está sendo, mas acho que dentro de um contexto eles não criaram tantas oportunidades assim, então é dar sequência no jogo e tentar encaixar um pouco melhor as jogadas”, disse o arqueiro, em entrevista à TV Cultura.

Na volta do intervalo, a equipe lusitana voltou sem alterações. A primeira chance da segunda etapa foi do Votuporanguense, com Wendel Junior que recebeu em profundidade e cabeceou pela linha de fundo, assustando a defesa da Portuguesa. No lance seguinte, foi a vez do time da casa atacar, com Carlos Henrique, que finalizou sem muita pontaria. GOL DA LUSA! Com 9 minutos no relógio, Cristiano recebeu a bola dentro da área e finalizou com força, a bola teve leve desvio em Léo Paraíso e estufou as redes: 1 a 0.

Aos 12, Bady observou a defesa da Rubro-Verde desorganizada, arriscou a finalização, mas a bola subiu muito. De qualquer forma, a falta foi marcada pela arbitragem no lance passado. Com 16 minutos, o auxiliar-técnico César Michelon foi obrigado a fazer a primeira mudança no time com a lesão de Glauco, que deu lugar a Kauã. Agora coma desvantagem no placar, o Votuporanguense passou a ser mais ofensivo, marcando presença no campo de ataque, mas a Lusa conseguia neutralizar as jogadas.

A segunda alteração da Portuguesa aconteceu com 24 no relógio, com Diogo na vaga de Elvis. Com 28 minutos, Nando subiu alto após escanteio, mas a cabeçada foi para fora e o time visitante perdeu uma boa chance. A Portuguesa levou perigo aos 33 com Ferreira, que arriscou de fora da área, com força, muito perto do gol. Chegando na reta final do jogo, a Pantera pressionava em busca do empate, e a Rubro-Verde tentava sair nos contra-ataques. Com 40 no cronômetro Marco entrou no lugar de Anderson Magrão, a terceira substituição.

Em contra-ataque, Carlos Henrique partiu em velocidade e, com a chegada da marcação, ganhou o escanteio. Na cobrança, Ben-Hur mandou na pequena área, mas a defesa afastou para longe. O árbitro deu 5 minutos de acréscimos considerando as pausas ao longo da segunda metade do jogo. A equipe adversária pressionou nos instantes finais, mas a partida acabou aos 50, com a vitória lusitana por 1 a 0, que garantiu a vantagem para o embate de volta, em Votuporanga, em busca da vaga na finalíssima da Copa Paulista. Na saída de campo, o autor do gol, Cristiano, analisou o resultado:

“Primeiro quero dedicar esse gol ao meu filho que vai fazer aniversário. É uma decisão de 180 minutos, a gente sabe da importância de vencer em casa. A qualidade do Votuporanguense também é muito grande, isso enaltece ainda mais a nossa vitória, e a gente sai feliz de conseguir esse resultado e sabemos que lá estará em aberto, não vamos sentar em cima dessa vantagem. Nós vamos entrar para vencer a partida mais uma vez e ir à final”, disse Cristiano, em entrevista à TV Cultura.

FICHA TÉCNICA:

PORTUGUESA: Rafael Pascoal; Ben-Hur, Glauco (Kauã), Maurício e Pedro Henrique; Ferreira, Elvis (Diogo) e Cristiano; Carlos Henrique, Anderson Magrão (Marco) e Maceió.
Técnico: Alan Dotti (César Michelon)

VOTUPORANGUENSE: João Paulo; Vinícius Baracioli (Luizão), Amorim, Léo Paraíso, Frank; Jonatas Paulista, John Egito (Gabriel), Bady (Igor Pimenta); Wendel Junior, Nando (Hugo) e Orlando Junior (Bala).
Técnico: Rogério Corrêa


31 comentários

  1. Hoje não jogamos bem! Maceió passou perto de ser expulso qdo foi reclamar com o bandeirinha(que fechou a cara p ele) Mas importante foi a vitória!
    Agora se jogar desse jeito hoje(sem vontade) no jogo de volta em votuporanga estamos ferrados!
    Mas no geral valeu a vitória 👏👏

  2. Parabéns a todos os jogadores e comissão técnica da LUSA pelo resultado o jogo foi difícil pois o Votuporanguense tem uma boa equipe e sabe jogar portanto Parabéns torcida Lusitana pelo comparecimento dos mais de 3.000 torcedores presentes. Vamos Lusa que dia 28/09/24 tem mais.

  3. Eu assisti uma parte do jogo durante o trabalho e quando a Lusa fez o gol eu tinha acabado de colocar pra assistir!! Parabéns Lusa, vamos seguir para a final se Deus quiser 🙏🙏🙏

  4. Todos os times são nivelados por baixo, a nossa vantagem é a vontade, esse time tem vontade.
    Se tivessemos dois jogadores nota 8 do meio pra frente ganharíamos com mais facilidade, da até dó quando a bola chega para o último passe, de 10 erramos 11… passes de 3 metros… quando acertamos um… foi gol.
    Mas tudo bem, vamos lá, falta só mais um jogo pra final.

  5. estou com o Virgilio, acredito que esse time com o Portuga e o Hudson ganharia todos os jogos tranquilamente, mas não se pode negar a vontade deles em campo, pode ser suficiente.

  6. Estive novamente no Caninde jogo mediano contra uma boa equipe mas creio que temos totais chances de passar pra final só que perder o Glauco complica após sua saída quem o substitui foi mal mas o que interessava era a vitória que veio então bora classificar em Votuporanga

  7. Depois de muito tempo consegui ir ao estádio
    Que bom
    Achei o Magrao muito apagado e o Henrique um tanto confuso.
    No mais parabéns pela vitória.

    Se em Votuporanga aprimorarmos a pressão na saída de bola deles, vamos ganhar de novo.
    Ali é só apertar que eles confessam.

    Já me sinto na Copa do Brasil em 2025.

    • Aí dependemos de uma combinação de resultados:

      – 2 de 3 na próxima Libertadores: Palmeiras, São Paulo e Bragantino
      – Campeão da Série B: Novorizontino ou Santos

      Ou ainda Palmeiras, São Paulo e Bragantino na Libertadores independente de quem ganhar a Série B.

      • Não sabia dessa lógica, muito obrigado pelo esclarecimento.
        Eu acredito que os outros times que estão na semifinal da Copa Paulista escolhem a Copa do Brasil ao invés da Série D, ou seja, ou somos campeões dessa campeonato pré amador ou vale a lógica acima.

  8. Vitória importantíssima. Estive no Canindé com meus filhos e também acho que o público foi maior que o anunciado. Vamos comemorar no domingo mas a partir de segunda a moçada tem que focar no jogo do próximo sábado. Não ganhamos nada ainda, mas demos um passo decisivo. Hoje vamos curtir a vitória e depois vamos falar sobre o sentimentos que vivemos durante a partida. Bom domingo à todos!

  9. A Lusa roda e abrem a vaga pro terceiro disputar a série D, mas como Santos ou Novorizontino são favoritos ao título da série B a Lusa deve garantir a vaga mesmo que não ganhe a CP.

  10. Eduardo Pires, saudações lusitanas. Os quatro das semifinais preferem a Copa do Brasil e como já temos a Série D, nos resta ganhar a Copa Paulista sem depender dos paulistas na Série B.

  11. Luiz Gustavo, saudações lusitanas. Antes de tudo, sem saber a idade dos teus filhos, parabéns pela presença da família. Minha família é Portuguesa desde que chegou ao Brasil, há noventa e sete anos. Sou a terceira geração Portuguesa. Parte da família estava lá, ontem. Quanto ao público, penso ter sido um pouco maior, mas bem longe dos quinze mil da semifinal da A2 contra o Rio Claro. Não entendemos, ainda, que em 2025 com Paulista A1, Brasileiro D e Copa do Brasil, poderemos planejar para ganhar títulos. Lembro que Paulista e Santo André foram campeões da Copa do Brasil e com respeito aos seus feitos, são menores do que nós. Neste ano, com uma Equipe mediana, fomos melhores do que o Santos nas quartas e perdemos por coitado futebol.

    • Oi, Amilcar. Concordo com você. Na semifinal da A-2 tinha muito mais gente. Também acho que títulos de maior expressão ainda vão demorar. No momento precisamos mesmo é fazer parte da “patota” e aumentar a recita do clube. Sobre meus filhos, hoje eles tem mais de 20 anos mas frequentam o Canindé desde pequenos (aquela coisa de entrar em campo com jogadores…). Um abraço!

  12. Leonino, saudações lusitanas. Gosto do Alan Dotti, é um trabalhador, estrutura a Equipe para os adversários à frente, mas é triste assistir trinta e três chutões para a frente, ganhar só três e na sequência deles três impedimentos. Apesar de não gostar e pela mediocridade do atual futebol brasileiro, tem hora para o chutão, mas muito mais momentos para Fernando Diniz – foi campeão da Libertadores – e o técnico do Votuporanguense. A posse de bola deles foi muito maior do que a nossa. Aínda bem que para chutar a gol, ontem, não estavam nos melhores dias. Sem sol, felizmente, pois o jogo será à noite, mas vejo a Equipe fechadíssima como a única solução para um empate ou uma jogada lúcida e sair um gol, com a única de ontem.

  13. Muito feliz aqui no extremo sul do RS assistindo a minha Lusa querida pela TV Cultura. O adversário é muito bom dentro do nosso parâmetro. Mas como a Lusa conseguiu jogar melhor contra o XV no jogo da volta, espero que ocorra o mesmo no próximo sábado. Em frente sempre Lusa do meu coração

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here