O documentário “Canindé 50” atravessou o oceano e foi selecionado para o Lisbon Sport Film Festival, um dos principais festivais de filmes esportivos de Portugal. A produção ficará em exibição de forma on-line a partir desta quarta-feira (18) até o dia 27 de outubro. Acesse o site do festival e assista.
+ Volta Redonda analisa pedir novo empréstimo do zagueiro Marco
A produção do documentário é do Acervo da Bola e dirigido por Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento. O jornalista e diretor Luiz Nascimento exaltou ao NETLUSA a participação da produção, a primeira desenvolvida pela dupla envolvendo a equipe do Canindé que está presente no evento europeu.
“Foi uma surpresa enorme para gente ter essa seleção. A gente já produziu aí mais de 10 documentários, entre curtas e longas metragens, sobre a história da Portuguesa e esse é o primeiro com a temática Lusa a ser exibido no Festival em Portugal. A gente até brincava, eu e o Cristiano Fukuyama, que a gente já tinha tido dois documentários nossos de futebol feminino exibidos em festival de cinema em Portugal, mas nenhum filme relacionado com a portuguesa ainda tinha entrado. E dessa vez entrou”, afirmou.
A produção narra a história de luta e sonho da torcida lusitana para ter o seu estádio. O filme Canindé 50, inclusive, já teve duas exibições no Museu do Futebol: A primeira em novembro do ano passado, onde foi homenageado pelo CINEFoot, e a última no dia 4 de abril deste ano.
O jornalista destacou a história de luta para a construção do estádio Dr Oswaldo Teixeira Duarte com o desejo da colônia lusitana no Brasil de ter um pedaço de Portugal em solo brasileiro.
“É um filme que conta aí a história de luta, não só para o Canindé atual, mas a luta, desde que a Portuguesa surgiu, para ter a sua casa, o seu lar, seu chão, patrimônio. Algo que está muito ligado com essa raiz da comunidade portuguesa que veio para o Brasil, de ter a sua casa e ter aqui um pequeno Portugal. Um lugar para lembrar da terra que deixou para trás, fisicamente, emocionalmente nunca. Então, isso também para a gente acaba sendo uma emoção maior porque, querendo ou não, o filme que trata da construção desse pequeno Portugal exibido em Portugal”, completou.
Os diretores são conhecidos por diversos documentários sobre a história rubro-verde, tais como ‘Ivair – O Príncipe do Futebol’, ‘Rubro-Verde Espetacular’, ‘Ataque Iê Iê Iê’ e também o documentário ‘Lusitanos – O Centenário da Portuguesa’.
Desde que seja uma história até no máximo 2012 tudo bem ! Os portugueses de lá não vão aceitar o declínio e podem aportar aqui novamente pra tentar resolver numa nova independência ! História temos… mas agora muitos que não têm história estão se dando melhor que a gente !
Parabéns ao criador do filme, e que seja bem aceito em Portugal. VAI LUSA PÔ!
Parabens para essa dupla do barulho, vai ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS
Não podemos esquecer que somos(anos 50) junto com o Santos o dois unicos times brasileiros considerados entre os 10 mais do mundo em toda historia do futebol , depois disso nem os times que foram Campeões Mundiais(São Paulo, Gremio, Corintians, etc) apesar de serem campeão(torneios) não foram os melhores
Essa do José Figueiredo me surpreendeu positivamente …..
Só espero que ele não esteja delirando e que esteja falando a verdade …..Atualmente as mentes lusitanas estão um pouco desfocadas ,pela situação do clube ,inclusive a minha !
E que lá em Portugal , motivados pelo documentário, surja um clube chamado Associação Brasileira de Desportos ! E por aqui que REAL BANDEIRANTE seja agregado ao nosso clube ( Clube ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS—– time de futebol REAL BANDEIRANTE ) !
Temos que ser diferentes e únicos, mas com uma administração que nos fortaleça ! A regressão já chegou ao fundo do poço e já é hora de seguirmos em direção ‘a superfície, onde poderemos reeencontrar nossos rivais de outrora !
Aproveita pra ver se não tem um técnico por lá e uns jogadores. Precisamos é de respeito por essa diretoria que não dá a mínima para nós torcedores sofridos
Lucas Pilla , saibas que o grande jornalista Roberto Petri , conhecedor de futebol internacional como poucos , ao ser indagado pelo Flávio Prado em O mundo da bola na Jovem Pan , quais foram as dez maiores equipes de todos os tempos, citou nove e deixou por último a maior de todas , em sua opinião , a Portuguesa dos primeiros anos 50 . Qualquer apaixonado por futebol com mais de 75 anos , sabe a escalação da Portuguesa dessa época , na ponta da língua , torcedor de todas as equipes . É só ir à Jovem Pan… Leia mais >
Netlusa virou terra de ninguém. Antes um espaço para os lusitanos se encontrarem e debaterem assuntos pertinentes ao clube. Agora, uma vala aberta onde qualquer idiota vem aqui depositar ofensas e tirar sarro de um clube centenário como o nosso. Interessante que se eu escrevo um palavrão no meio do comentário, este vai para a moderação pois o sistema identifica a palavra ofensiva. Muito me espanta a palavra lusinha não estar nesta lista. O rapaz vem aqui, escreve isso, dá risada e fica tudo na mesma. Lembrando que nas transmissões dos jogos em que o Lucas ventura estava, qualquer Zé… Leia mais >
Torcedor é cego e apaixonado mesmo. Nunca vi nada igual.
Pra mim a Portuguesa é um time pequeno como todos os outros pequenos. Inter de limeira, guarani, bragantino, são Caetano etc. Time chato que nunca ganhou nada e só serve para incomodar e roubar pontos dos grandes que estão realmente brigando por títulos.
Mentes estagnadas e sem conhecimento “querem tirar uma” com quem rastreou a história lusitana ! A ignorância faz isso ! Pesquisem e não fiquem parados no ar como beija-flor ! Esse Lucas Pillado gosta de tirar sarro mas porque tem o cérebro de um grão de feijão! Fique na sua e respeite utros comentários! Sou a favor sim da mudança de nome do clube porquê os anos 50 não voltam mais ! Estamos no século XXI e você parou no tempo ! Precisamos engrandecer esse clube ou retomar o caminho correto e promissor ! Chega de estagnação e retrocesso !… Leia mais >
É isso ai! Vamos viver do passado por que não existe presente e o futuro é MUITO improvavel….
Respeitar o passado lusitano não significa viver desse passado mas colocar na cabeça e aceitar que realmente tivemos uns dos maiores esquadrões de futebol de todos os tempos , no início dos anos 50 e que se continuassemos na mesma toada , hoje em dia seríamos um clube mais respeitado no mundo todo ! E isso inclui o Brasil , claro !!!!
Roberto Petri era um estudioso do futebol e falava com propriedade ! Pena que já não esteja entre nós ( e olha que ele era sãopaulino ) ! Mas respeitava profundamente a APD ….e enalteceu aquele timaço dos anos 50 não por acaso mas porque viu esse time fantástico jogar e encantar …..Chegamos a derrotar o Real Madrid e lá a Espanha !
E se hoje não derrotamos nem um Grêmio Prudente é por culpa exclusiva da última safra daninha de dirigentes lusitanos ! Aliás, esse documentário deveria se assistido umas quinhentas vezes pelo Castanheira e seus correligionários! Quem sabe aprendem a respeitar esse clube ! …
Tá vendo ,nem em Portugal conhecem muito bem nosso clube ! Porque devemos ficar atrelados a eles até no nome da instituição ? REAL BANDEIRANTE e ainda por cima com a coroa de D. Pedro l acima da Cruz de Avis ! Manutenção do uniforme ! Não perderemos a identidade ! Na verdade , mais respeito com a gente !!!! Independência ou morte dentro do Canindé e ainda em 2023 !!!
E ” números em amarelo ” às costas como uma justa homenagem aos Leões da Fabulosa ! …Cognome LUSA REAL ! Querem melhor que isso ! ?
Nosso cavalo chegaria junto aos outros quatro rumo ‘ a linha final ……Sonho de todo torcedor lusitano !
Osmar , é seu ponto de vista de lusitano recalcado ! Pequeno é seu espírito e minúscula é sua mente ! Veja se esses times que você comparou foram base de seleção brasileira ! Aliás muitos que você considera grande nunca foram base de coisa alguma ! Estude melhor o clube e pare de falar asneiras ! Vai brigar com Castanheira e sua equipe de incompetentes !
Parabéns pelo brilhante trabalho. Luiz Nascimento e Cristiano estão dando show em seus documentários faz tempo!
É o que sobra o, PASSADO…porque futuro tá f@d@!
Aí reside a chave da esperança , temos passado , coisa que muitos clubes , em sua maioria , não têm ! Chances reais de reerguimento , desde que se mude o foco de conduta do clube ! Não insistir em erros e procurar mudar a direção, tentar reencontrar o caminho ….
Cadê o novo técnico? Cadê a SAF que até o São José já tem ? Sem resposta pois antes dessas perguntas devemos perguntar primeiro “Cadê o Castanheira ?” Será que não está em poder do Hamas ? Brincadeira !
Reparem que até a Briosa tem um marketing mil vezes melhor que o nosso ! Presidente com pés no chão e desejo real de fazer crescer o clube ! Disse que prefere a Copa do Brasil agora pra poder investir melhor no time ! Seu desejo principal é primeiro subir pra A1 Paulista e só depois pensar no Brasileiro D….Vamos trocar de presidente com a Briosa ? Não, daria pena ! Vamos continuar mastigando pedra ,por enquanto !
“Canindé 50″ em Portugal ….…”Pica-Pau” no Brasil ( nos telões da administração lusitana ) !!!
Ao que parece NetLusa e torcedores congelados ! Nessa não ficamos sabendo como tem andado os bastidores do clube ! Cadê o Castanheira que não se manifesta ? Estão deixando para trazer um técnico às vésperas de um jogo do Paulistão contra um Palmeiras ,por exemplo ! Depois toma de 7×1 e vão dizer que a própria seleção brasileira também tomou ….
Quando a única coisa que se tem para falar da Portuguesa é sobre um filme que vai passar em Portugal é sinal que a coisa tá muito feia mesmo.