Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

A Portuguesa ficou no empate por 1 a 1 diante do São Bernardo na partida de ida da semifinal da Copa Paulista. Após sair em desvantagem no Estádio 1º de Maio, a Rubro-Verde reagiu rápido e deixou tudo igual com a cobrança de falta de Geovani na meia-lua da grande área, aos 43 minutos do primeiro tempo.

Com o resultado deste sábado (12), quem vencer na volta está na grande decisão. Mas, em caso de nova igualdade nesta quarta-feira (15), às 19h, no Canindé, o finalista será conhecido nas penalidades. O NETLUSA transmitirá a partida com a narração de Gomão Ribeiro.

O jogo

Antes mesmo da partida começar, o técnico Fernando Marchiori precisou lidar com duas baixas. O zagueiro Willian Magrão e o atacante Maykinho alegaram que, devido ao cansaço, não aguentariam os 90 minutos e, por isso, pediram para ficar de fora. Patrik e Lucas Douglas, respectivamente, ganharam uma oportunidade como titulares. Por outro lado, Raphael Luz, que era dúvida, foi para o embate.

E, mesmo atuando distante do Canindé, a Lusa não se intimidou e começou melhor. Dominando os espaços no gramado, a rubro-verde teve as principais ações ofensivas, como a cabeçada de Lucas Douglas, aos 10. Com o passar do tempo, a equipe da casa equilibrou mais o confronto, mas sem nenhuma grande chance para ambos os lados.


No entanto, em um lance bem duvidoso, Patrick tropeçou aparentemente sozinho e acabou, na queda, acabou derrubando Grafite dentro área. O juiz, sem titubear, marcou o pênalti, convertido por Johnny aos 37.

Com pressa, a Lusa foi buscar a igualdade ainda antes do intervalo. Adilson Bahia recebeu de Walfrido na meia-lua da grande área e sofreu a falta. A cobrança de falta de Geovani, aos 43, foi perfeita, passando por cima do barreira e sem dar chances para Gasparotto chegar na bola.

Segundo tempo

Enquanto a Lusa voltou sem mudanças, o auxiliar técnico Sérgio Ricardo colocou Léo Jaime em campo para explorar as jogadas em velocidade. Contudo, a Rubro-Verde começou melhor novamente e Raphael Luz carimbou o travessão logo aos três minutos, após cobrança de escanteio na esquerda.

A Portuguesa seguiu melhor e fez uma jogada aos 13 que, por pouco, não chegou limpa na cabeça de Adilson Bahia para mandar para rede. Entretanto, o rimo baixou com o passar do tempo e obrigou os treinadores e promoveram mais mudanças. A melhor chance no miolo da segunda etapa, foi um chute fraco do São Bernardo, que Dheimison defendeu sem problemas.

Por fim, a Portuguesa voltou ter mais chances na reta final. Toledo, aos 34, bateu a direita do gol e, assim como aos 13 minutos, Roger Gaúcho ficou a centímetros de chegar com a cabeça antes na bola e marcar o gol aos 36. Adilson Bahia ainda desperdiçou um contragolpe aos 49. Do lado rival, Marcelinho ainda teve uma chance para o time da casa aos 40.

Ficha técnica
São Bernardo 1 x 1 Portuguesa

Semifinal da Copa Paulista – Jogo de ida
12/12/2020 – 15h
Estádio Municipal 1º de Maio, em São Bernardo do Campo.

São Bernardo: Gabriel Gasparotto; Lucas Mota, Ferreira, Leandro Amaro, Pará; Rodrigo Souza, Natan, Grafite (Marcelinho 19’/2ºT), Thiago Primão; Gionotti e Johnny (Antônio Gamaroni 19’/2ºT). Técnico: Sérgio Ricardo.

Portuguesa: Dheimison; Danilo Baia, Diego Jussani, Patrick e Vinícius Silva; Caíque, Walfrido (Raphael Toledo 17’/2ºT) e Raphael Luz (Roger Gaúcho 29’/2ºT); Geovani (Joãozinho 17’/2ºT), Lucas Douglas (Fabrício 29’/2ºT) e Adilson Bahia. Técnico: Fernando Marchiori.

Cartões amarelos: Danilo Baia (35’/1ºT), Adilson Bahia (45’/1ºT) e Diego Jussani (40’/2ºT) para a Portuguesa; Junior Souza (47’/2ºT) para o São Bernardo.

Árbitro: Vinicius Furlan;
Auxiliares: Vladimir Nunes da Silva e Leandra Aires Cossette.

18 comentários

  1. Parabéns ao nosso goleiro (que evitou o pior), Geovani (golaço) e Raphael Luz (distribuição das jogadas ofensivas). O resultado foi razoável, o futebol ruim, na minha opinião. Preparo físico ruim. Substituições ruins. Tem que melhorar para vencer em casa. Não vamos deixar passar a chance, LUSA!!!! Pra cima deles com raça e atenção, pô!

  2. Ficou claro que a portuguesa é melhor que o São Bernardo. Teve mais chances, mais volume de jogo e conseguiu dominar a partida na maior parte do tempo. Achei muito abaixo o Lucas douglas, que não conseguiu ganhar um duelo no um contra um e o Adilson Bahia, que não pode ser centroavante. Até entendo que contra equipes mais fracas, ele tenha funcionado. Mas claramente não é a posição dele. As outras opções para o comando de ataque também não ajudam. Luan Viana é muito fraco e o Hermínio claramente veio conhecer o CT, o canindé, passar uns dias em São Paulo. Jogar bola até agora, nada. Fico com a nítida impressão que temos totais condições de passar para a final, sem sustos, vencendo o segundo jogo, desde que se mantenha a postura da equipe, o volume de jogo e mais capricho na finalização. Estamos a um jogo de voltar a um torneio nacional e a três de ter novamente uma divisão nacional para disputar. Vamos, portuguesa!

  3. Está vencendo, empatando, conseguindo os resultados necessários, mas não empolga, tem jogadores muito medianos, um bom goleiro três ou quatro acima da média para uma copa desse nível. Espero que vença tranquilo no canindé.

  4. Falei aqui antes que o time não joga nada há uns 4 jogos… hj foi melhor em campo, conseguiu dominar o adversário… o susto de quarta ajudou hj… não pode perder o foco e vai ter que lutar muito pra ser campeão… mas com a Lusa nada é fácil então:” vamos à luta campeões!!!””
    Que Deus nos ajude!!!!

  5. Gostei do que vi no primeiro jogo das semi finais
    Ficou claro que temos mais time que o São Bernardo, camisa e tradição não dá nem pra colocar na pauta……
    Ou seja temos tudo pra ir a final. É só manter a concentração e encarar o jogo de volta como uma final e passaremos pelo ECSB.
    Vai LUSA !!!!!
    Nos confiamos na sua tradição

  6. Espero que o Fernando Marchiori tenha aprendido com o jogo de hoje que o Fabrício tem que ser titular absoluto do meio de campo e que o melhor lugar para o Rafael Toledo jogar é no banco de reservas.

  7. Toledo..de frente pro Gol só c goleiro na sua frente enche o pé tenta confiança e não tenha medo fazer ou perder o Gol….

    Uma correção no texto… Patrick foi empurrado pelo atacante e depois caiu em cima do mesmo o q gerou um pênalti inexistente….garfados novamente mas o garoto não se abateu e foi bem!!!!

    Novamente juiz amarelando nosso time…

    Canindé temos prevalecer e se impor!!!

  8. Não perdemos pela atuação do Dheimison Não ganhamos pela atuação do Toledo . Lembro do primeiro jogo do goleiro, foi um horror, saia mal e não dava confiança, cresceu muito e ontem foi muito bem, em compensação, o Bahia : nada, e o Toledo fez tudo errado, teve 3 ataques muito promissores, em 2 tentou virar e mandou para fora e no melhor de todos, para fazer o gol da vitória, cruzou para ninguem. – Nosso time é melhor, mas precisa mostrar que quer vencer – Tava aqui pensando, dispensaram o Césinha, que originariamente era atacante pela esquerda, e mandaram o Martinelli ( meia) p/Guarulhos, não vejo muitos jogando agora que são melhores que os 2.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here