Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

A Portuguesa está na semifinal da Copa Paulista. Pelo jogo de volta das quartas de final, o time rubro-verde perdeu a primeira na competição – 2 a 1 para o Água Santa –, mas levou a melhor nos pênaltis na tarde desta quarta-feira, no Canindé. Raphael Luz, logo aos cinco minutos, marcou o gol rubro-verde, enquanto Anderson Lessa e Jussani, contra, fizeram para os visitantes. Nos pênaltis, a Portuguesa venceu por 3 a 2 e garantiu sua vaga na semifinal. O NETLUSA transmitiu com narração de Gomão Ribeiro.

Na próxima fase, a Portuguesa enfrentará o São Bernardo FC, Marília ou Ferroviária. Na outra semifinal, o XV de Piracicaba também aguarda seu adversário que sairá após o confronto entre Marília e Ferroviária, que jogam a partir das 17h. A FPF deve confirmar as datas e horários em Conselho Técnico na quinta-feira.

Precisando do resultado, o Água Santa começou com mais posse de bola. A Portuguesa, por sua vez, pressionava. E foi assim que saiu o primeiro gol da Lusa. Após ataque da Portuguesa, Alemão ficou com a bola dentro da área e tentou afastar, mas ela bateu em Maykinho e subiu. Esperto, Raphael Luz apareceu sozinho na linha da pequena área para cabecear forte, sem chances para o goleiro David, e ampliou a vantagem rubro-verde no agregado.

Logo na sequência, Anderson Lessa igualou o placar para o Água Santa, mas o gol foi anulado por impedimento. Alerta, o sistema defensivo de Fernando Marchiori soube de posicionar bem para anular as criações de jogadas adversárias. Por outro lado, o ataque rubro-verde também não conseguiu criar mais chances claras. Na melhor tentativa, Adílson Bahia arriscou de fora da área aos 29 minutos, mas o goleiro defendeu.


Na parte final do primeiro tempo, Maykinho precisou ser substituído por Lucas Douglas. Na sequência, aos 37, o Água Santa achou espaço nas costas da zaga rubro-verde. Após lançamento, Robson saiu cara a cara com Dheimison, mas o goleiro fez grande defesa para segurar o resultado. A resposta da Portuguesa veio aos 41. Após falta cobrada para a área, Raphael Luz conseguiu fazer o desvio, mas David usou o reflexo e fez a defesa.

Fernando Marchiori optou pelas entradas de Danilo Baia e Roger Gaúcho no intervalo. Não deu tempo de ver o comportamento da equipe, pois o Água Santa pressionou e chegou ao gol. Após salvar finalização de bicicleta de Giovanni Pavani, Dheimison nada pôde fazer na sequência. Em um lance de escanteio, Anderson Lessa subiu mais alto que a zaga da Portuguesa e empatou a partida.

O jogo ficou bem disputado após o gol do Água Santa, mas com poucas chances efetivas. Aos 23, o pior aconteceu. Em nova cobrança de escanteio, Diego Jussani tocou a bola para trás e surpreendeu Dheimison, que nada conseguiu fazer para evitar a virada do time de Diadema.

Com Luan Viana e Adilson Bahia no comando de ataque, a Portuguesa não conseguiu ameaçar o adversário. O Água Santa, embora tentando mais, também não conseguia chegar com perigo ao gol de Dheimison. Sem mais opções no banco, Fernando Marchiori mexeu pela última vez colocando o volante Walfrido no lugar do atacante Adilson Bahia, aos 36 minutos. O cansaço das equipes, porém, pesou e a decisão foi para os pênaltis.

Logo na primeira cobrança, Anderson Lessa bateu mal e errou. Lucas Douglas aproveitou e colocou a Portuguesa em vantagem. Rodrigo Sam errou o terceiro pênalti do Água Santa. Já Danilo Baia manteve aproveitamento máximo para a Lusa. Na sequência, Renato Júnior marcou e manteve os visitantes vivos. Raphael Toledo teve a chance da vitória nos pés, mas errou. Alemão fez a última cobrança do Água Santa, mas Dheimison acertou o canto, tocou a bola e ainda viu ela bater na trave para garantir a classificação da Portuguesa.

Ficha técnica
Portuguesa (3) 1 x 2 (2) Água Santa

Quartas de final da Copa Paulista – Jogo de volta
9/12/2020 – 15h
Estádio Oswaldo Teixeira Duarte, o Canindé, em São Paulo

Portuguesa: Dheimison; Jefferson Feijão (Danilo Baia no intervalo), Diego Jussani, William Magrão e Vinícius Silva; Caíque, Raphael Toledo e Raphael Luz (Roger Gaúcho no intervalo); Geovani (Luan Viana 22’/2ºT), Adilson Bahia (Walfrido 36’/2ºT) e Maykinho (Lucas Douglas 36’/1ºT).
Técnico: Fernando Marchiori.

Água Santa: David; Alemão, Bruno Costa, Robson (Guilherme Amorim 9’/2ºT)) e Rhuan; Marzagão, Rodrigo Sam, Diogo e Giovanni Pavani (Cesinha 16’/2ºT); Igor (Renato Júnior 9’/2ºT) e Anderson Lessa.
Técnico: Sérgio Guedes.

Gols: Raphael Luz (5’/1ºT) para a Portuguesa; Anderson Lessa (2’/2ºT) e Diego Jussani (contra, 23’/2ºT) para o Água Santa.

Pênaltis:

Portuguesa: Lucas Douglas, Diego Jussani, Danilo Baia marcaram. Raphael Toledo errou.
Água Santa: Diogo e Renato Júnior marcaram. Anderson Lessa, Rodrigo Sam e Alemão erraram.

Cartões amarelos: Dheimison (20’/1ºT) para a Portuguesa; Rodrigo Sam (6’/2ºT) e Marzagão (41’/2ºT) para o Água Santa.

23 comentários

    • J. Alberto tem também um campeonato “Campeões dos Campeões”, ou algo assim, lá por 1983 que também perdemos na semifinal para o América/RJ (se me lembro bem, em pleno Canindé). Até assisti a final deste torneio entre América e Guarani no Maracanã. Estava fazendo vestibular no Rio e aproveitei para ir conhecer o Maracanã.

  1. Antes de comemorar vou botar para fora toda raiva e nervoso que passei hoje. O time começou a Copa Paulista ofensivo, partindo para cima mesmo com vantagem no marcador. Futebol bonito, como queremos. A Portuguesa é o time grande desta bagaça! A partir da terceira rodada começou a ficar burocrático, errar passes em demasia e marcar um gol e se contentar. Parece que o Fernando Marchiori não aprende. Ele e o juiz em Piracicaba eliminaram a Portuguesa. Fez dois, então cabe três, quatro, etc. Se o oponente está no “corner”, como no boxe, não pare de bater até ele cair. O time tem jogado mal, comemoramos apenas os três pontos e agora a casa quase caiu. Só para variar o Vinicius Silva se enrola com a bola e entrega de presente quando tenta tirar e o Adilson Bahia voltou a ser “Adilson Bahia”, jogador fraco. Se pegar um adversário que esteja “certinho” e jogar este futebolzinho medíocre, nosso sonho naufraga. ACORDA FM!!!!! Vamos para cima Lusa! Vamos alcançar esta sonhada vaga à Série D, caramba! Quase morri do coração hoje!

  2. Está mas do que na Hora Marchiori mexer no time , e deixar de ter medo mata mata. Futebol é para fazer Gols e nao ficar jogando para garantir resultado. As últimas partidas da Lusa foram ruins, assim não passa. Vamos acordar e ganhar a única competição que restou.

  3. Passamos, o que valeu foi a classificação, tomara que aprendemos a lição, as laterais estão com problemas, temos opções? O meio sem o Luz não arma nada. Pra defesa só sobra bola cruzada e sacaram ser deficiente. Treine, ou meu coração não suporta, Deimisson parabéns, vamos à luta ó campeões, VAI LUSA PÔ!

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here