Antonio Quintal*

Neste fim de semana tivemos a disputa da segunda rodada do campeonato português da I Liga. Nenhuma das equipes consideradas grandes venceu. Porto e Sporting apenas empataram e o Benfica foi derrotado.

Em Vila do Conde, o Rio Ave cumpriu seu papel
A rodada foi aberta na sexta-feira, jogando diante de 2.425 torcedores o Rio Ave venceu o S.Braga, 1 a 0, gol marcado por Hassan aos 36’ da fase inicial. Dessa forma o time da casa chega ao quarto ponto ganho na competição.Os bracarenses conheceram sua primeira derrota na prova.


Tropeço do Sporting em Alvalade
A jornada seguiu no sábado, em Alvalade diante de 40.659 torcedores o Sporting não passou de um empate, 1 a 1, com o Paços Ferreira. Os Leões abriram o placar aos 41’ da primeira fase com Carrillo, os visitantes chegaram ao empate aos 35’ quando Pelé converteu um pênalti que foi muito contestado pelos donos da casa. Dessa forma o time de Jorge Jesus perdeu dois pontos importantíssimos em seus domínios. Para a equipe da Capital do Móvel o resultado o levou aos quatro pontos na classificação.

Mais uma vez o Porto se enrosca na Madeira
Pelo quarto ano consecutivo o Porto não conseguiu bater o Marítimo na Madeira. Sábado no Estádio dos Barreiros, com 7.200 torcedores presentes, Maritimo e Porto ficaram no 1 a 1. Os insulares abriram o placar aos 5’ do primeiro tempo com Edgard Costa. A igualdade azul e branca veio aos 34’ com o mexicano Herrera. Na etapa final as duas equipes buscaram, sem sucesso, a marcação do gol da vitória. O Porto, um dos grandes favoritos ao titulo, mais uma vez deixou pontos na Ilha.

No novo gramado, o Boavista bate o Caçula
No domingo, jogando pela primeira vez no novo gramado ( grama natural) do Estádio do Bessa, o Boavista venceu o debutante Tondela por 1 a 0. O gol axadrezado foi apontado por Luisinho logo aos 2’ da primeira parte.

Estoril faz a lição de casa sem susto
Depois de ser goleado na estreia no Estádio da Luz, ontem, no Estádio Antonio Coimbra da Mota, o Estoril venceu o Moreirense por 2 a 0. Os gols foram assinalados somente na fase complementar. Aos 22’ Gerso Fernandes abriu a contagem, aos 35’ Léo Bonatini fechou as contas.

Nacional vence o clássico madeirense
No Estádio da Madeira, na Choupana, o Nacional venceu o União por 1 a 0. O gol da vitória nacionalista surgiu aos 39’ do tempo inicial quando Soares mostrou sua condição de artilheiro.

Tudo igual em Guimarães
No Estádio D.Afonso Henriques, V.Guimarães e Belenenses empataram por 1 a 1 em jogo dos mais equilibrados. Os mandantes começaram melhor e aos 19’ Ricardo Valente traduziu a superioridade local ao marcar o primeiro gol. Na etapa final, a equipe de Sá Pinto equilibrou as ações e chegou ao empate aos 30’ quando Fábio Sturgeon marcou. As duas equipes continuam sem vencer na prova.

No Aveiro, a banana engoliu o macaco
O domingo apresentou uma grande surpresa, o modesto Arouca venceu o Benfica por 1 a 0. Jogando com muita disposição, forte marcação e grande empenho, o time do Arouca marcou logo aos 2’ do primeiro tempo e conseguiu manter a vantagem até o final da partida. O time da Luz teve mais posse de bola, criou mais oportunidades mas acabou esbarrando nas boas defesas do goleiro Bracali e das boas intervenções dos zagueiros do Arouca.

A segunda rodada será encerrada nesta segunda-feira com a partida entre Acadêmica x V. Setúbal que será realizada em Coimbra.

Próxima rodada (3ª):
V.Setúbal x Rio Ave
Porto x Estoril
Benfica x Moreirense
Tondela x Nacional
Paços Ferreira x Arouca
S.Braga x Boavista
Acadêmica x Sporting
Belenenses x Marítimo
União Madeira x V. Guimarães

Classificação

1- Arouca 6
2- Porto 4
3- Rio Ave 4
4- Boavista 4
5- Sporting 4
6- Paços Ferreira 4
7- Benfica 3
8- Nacional 3
9- S.Braga 3
10- União Madeira 3
11- Estoril 3
12- Belenenses 2
13- V.Setúbal 1
14- Maritimo 1
15- V.Guimarães 1
16- Academica 0
17- Tondela 0
18- Moreirense 0

Na II Liga, não tem pra ninguém, só da Atlético

A segunda Liga portuguesa foi disputada neste fim de semana, apenas uma partida foi realizada no domingo.

Na Tapadinha, o Atlético ganha mais uma e mantém liderança
Fazendo sua terceira apresentação no campeonato, o Atlético derrotou o Benfica B por 3 a 2 no Estádio da Tapadinha e conseguiu sua terceira vitória na competição. O time da casa começou o jogo a todo vapor e logo aos 2’ Manuel Palácios abriu o marcador. Aos 32’ Minor Lopez aumentou a vantagem atleticana. Na fase final o time da casa chegou ao terceiro gol aos 17’ com Jorge Ribeiro. Os encarnadinhos esboçaram a reação com gols de Francisco Vera aos 31’ e Rui Maurício ( contra ) aos 35’. Resultado que dá ao Atlético a condição de líder absoluto com 100% de aproveitamento.

Tudo igual em Vila das Aves
No Estádio Municipal Eng. Manuel Branco Teixeira, Desportivo de Aves e Portimonense empataram por 1 a 1. O time de Portimão abriu o placar aos 34’ do primeiro tempo quando Ricardo Pessoa aproveitou a cobrança de uma penalidade máxima. A igualdade dos locais surgiu aos 36’ quando Romário foi para as redes.

Jogo chato e sem gols em Chaves
Quem foi ao Estádio Municipal de Chaves assistiu um empate sem gols e muito fraco tecnicamente onde o resultado retratou a debilidade das duas equipes. Tanto Desportivo de Chaves como Famalicão não mereceram outra sorte.

Decepção em Santa Maria de Feira
Jogando no Estádio Marcolino de Castro em Santa Maria da Feira, o Feirense decepcionou seus torcedores ao ser batido pelo estreante Mafra por 2 a 0. Os visitantes abriram o placar aos 25’ do primeiro tempo quando Kaká marcou. Na segunda fase, os debutantes sacramentaram a vitória aos 11’ com Léo Tomé. Depois de três jogos disputados, os mandantes ainda não venceram no campeonato e os visitantes continuam invictos.

Em Olhão, vitória do time da casa
No Estádio José Arcanjo, o Olhanense fez prevalecer os fatores campo e torcida ao bater o Penafiel por 2 a 1. O time da casa começou pressionando e logo aos 9’, Murilo cobrou uma grande penalidade. A alegria dos locais durou pouco tempo, depois de dois minutos Gonçalo Abreu marcou para o Penafiel. No segundo tempo o Olhanense chegou ao resultado positivo aos 11’ quando João Oliveira fez o gol da vitória.

Santa Clara surpreende Oliveirense em Oliveira de Azeméis
Confirmando sua péssima performance no campeonato, o Oliveirense perdeu mais no Estádio Carlos Osório. Desta feita quem se serviu da fragilidade do Oliveirense foi o Santa Clara que jogou com inteligência e venceu por 2 a 1. Aos 2’ Rodrigo Thompson abriu o placar para os mandantes e deu a falsa impressão que a primeira vitória local seria obtida. Os açorianos reagiram, aos 15’ do primeiro tempo Paulo Clemente empatou. O gol da vitória dos visitantes aconteceu aos 29’ da fase final quando Paulo Clemente marcou outra vez.

Empate em Viseu
No Estádio do Fontelo, Viseu, tivemos um empate por um gol entre Acadêmico de Viseu e S.Braga B. Os atleticanos começaram melhor e aos 11’ Bruno Carvalho marcou. A igualdade dos visitantes chegou aos 17’ da segunda etapa com Carlos Fortes que aproveitou a cobrança de penalidade máxima.

No ultimo minuto, o Sporting B, finalmente, venceu
Somente na terceira rodada, a equipe B do Sporting conseguiu vencer. Sábado no Complexo do Alcochete os Leões derrotaram o Farense por 1 a 0. O gol da vitória leonina surgiu aos 44’ da segunda etapa com Francisco Geraldes.

Jogo fraco e sem gols em Guimarães
O segundo jogo sem gols da rodada, aconteceu no Estádio D.Afonso Henriques onde o time B do V.Guimarães empatou com o Freamunde. Jogo fraco que foi assistido pelos 1.604 torcedores vitorianos.

Ufa! O Varzim venceu na Póvoa
Finalmente o Varzim conquistou sua primeira vitória no campeonato. Jogando no Estádio da Póvoa contra o Leixões, o Varzim encontrou muitas dificuldades para furar o bloqueio do time de Matosinhos e não conseguiu marcar no primeiro tempo. O gol salvador veio aos 25’ da fase final com Stanley.

Porto B vence mais uma
Fazendo sua terceira partida na competição, o time B do Porto bateu o Oriental, 2 a 1, no Estádio Dr. Jorge Sampaio em Vila Nova de Gaia. Os gols do jogo surgiram no primeiro tempo. Aos 15’ Pité abriu a contagem para os portistas, Henrique Gomes empatou aos 18’, e aos 25’, André Silva decretou a vitória do time da casa quando converteu uma penalidade máxima.

Em Barcelos, o Gil Vicente desencantou
O Estádio Cidade de Barcelos foi palco ontem de uma grande goleada do Gil Vicente, 4 a 0, diante do S.Covilhã. O jogo começou de forma equilibrada, com as duas equipes se equiparando tecnicamente. O primeiro gol surgiu aos 39’ do primeiro tempo quando Simy marcou. Na fase final aos 14’ Simy voltou a marcar. Passado apenas um minuto e Avto fez o terceiro, coube a Renan passar a régua quando assinalou o quarto gol aos 37’. Depois de fraco começo no campeonato, a equipe gilista desencantou.

Próxima rodada:
S.Covilhã x Sporting B
Benfica B x Oliveirense
Famalicão x V.Guimarães B
Farense x Feirense
Leixões x Porto B
Penafiel x Varzim
Olhanense x Atlético
S.Braga B x D.Aves
Freamunde x Gil Vicente
Santa Clara x Acadêmico
Oriental x D.Chaves
Portimonense x Mafra

Classificação

1- Atletico 9
2- Mafra 7
3- Academico Viseu 7
4- Famalicão 7
5- Porto B 6
6- Santa Clara 6
7- S.Braga 5
8- D.Chaves 6
9- Gil Vicente 4
10-Oriental 4
11- Benfica B 4
12- Portimonse 4
13- Olhanense 4
14- Varzim 4
15-Sporting B 4
16- Farense 3
17-S.Covilhã 3
18-V.Guimarães B 2
19-D.Aves 2
20- Freamunde 2
21-Feirense 2
22-Penafiel
23-Leixões
24-Oliveirense

Um abraço e até a próxima.
Antonio Quintal.

* Jornalista e torcedor da Lusa.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here