Por Antonio Quintal*

Festa, muita festa na pequena cidade de Tondela. A cidade que tem apenas 4.500 habitantes comemora o feito de seu time de futebol, que se sagrou Campeão da II Liga Portuguesa. Além disso, o Tondela, pela primeira vez, vai disputar o Campeonato Português da Liga na próxima temporada.

Ontem no Complexo Desportivo de Freamunde, o Tondela foi buscar um empate aos 48’ do segundo tempo e conquistou o Troféu de Campeão da II Divisão de Portugal. O Freamunde abriu o placar aos 24’ da fase final com Ansumane Junior. O gol do Tondela foi apontado por André Carvalhas no terceiro minuto da prorrogação com uma bela cobrança de falta. O time campeão formou com: Cláudio Ramos, Edu Machado, João Pica, Vitor Alves e Pedro Araújo, Fábio Pacheco, Bruno Monteiro, Nuno Santos, Luis Machado, Piojo e Tozé Marreco. Sendo que o técnico Quim Machado ainda utilizou Rúben Saldanha, André Carvalhas e Joel Silva que substituíram Fábio Pacheco, Luis Machado e Pedro Araújo.


A jornada foi cheia de emoções e acabou coroando o melhor time da competição que somou 81 pontos ganhos em 46 jogos.

Uma campanha de 21 vitórias, 18 empates e 7 derrotas. Um ataque que marcou 27 vezes e uma defesa que sofreu 51. O Tondela teve ainda um dos artilheiros do campeonato, Tozé Marreco fez 23 gols.

Festa na Madeira: o União conseguiu o acesso
Depois de 20 anos, o União da Madeira conseguiu o acesso à Liga Portuguesa na próxima temporada. Ontem o time madeirense foi ao Estádio Engenheiro Carlos Salema, Lisboa, e venceu com folga o Oriental por 3 a 0. A vitória insular começou a ser construída aos 9’ do primeiro tempo quando Kesley marcou. Na fase final o União chegou ao tranquilo placar com gols de Rúben Andrade aos 26’ e William Soares aos 41’. O técnico Vitor Oliveira escalou o União com: Pedro Trigueira, Roberto Silva, Zarabi, Dasse, Carlos Manuel, William Soares, Rúben Andrade, Filipe Chaby, Fréderic Mendy, Élio Martins, Kisley. Sendo que Jaime Simões, Zé Luís e Amessam entraram nos lugares de Rúben Andrade, Filipe Chaby e Élio Martins. O União somou 80 pontos em 46 jogos, onde venceu 22 jogos, empatou 14 e perdeu dez. Marcou 69 gols e sofreu 39. De forma brilhante conseguiu o vice-campeonato e a vaga para a Liga onde estará ao lado do Marítimo e do Nacional, equipes que fazem parte da principal competição do país.

Lágrimas em Chaves, o time da casa ganhou e não subiu
No Estádio Municipal Eng. Manuel Branco Teixeira, Chaves, o Desportivo de Chaves venceu o Oliveirense por 2 a 0 mas não conseguiu o acesso. O placar foi construído ainda no primeiro tempo. Aos 5’, Luis Barry abriu a contagem, sendo que aos 35’ João Patrão cobrou pênalti e ampliou. Na verdade o Chaves perdeu a chance de subir ao lado do Tondela, já que o Tondela perdia até o ultimo minuto. A vitória do Freamunde, daria a vaga ao Chaves em prejuízo do União da Madeira. O Chaves terminou o campeonato com 80 pontos ganhos. Venceu 20 vezes, empatou outras 20 e perdeu 6 jogos.

S.Covilhã venceu nos Açores, mas não conseguiu subir
Justificando sua condição de maior vencedor da II Liga, o S.Covilhã foi aos Açores e no Estádio São Miguel em Ponta Delgada, venceu o Santa Clara por 2 a 0. Mas a vitória não foi suficiente para garantir o acesso à Primeira Divisão. Ao intervalo os visitantes venciam por 1 a 0, gol de Diogo Coelho. Na etapa complementar Erivelto aos 13’, cobrou pênalti e passou a régua.

Tudo igual em Olhão
No Estádio José Arcanjo, Olhão, tivemos o empate por um gol entre Olhanense e Atlético. O primeiro tempo terminou sem gols. Na fase derradeira os visitantes marcaram com Lopez aos 24’, coube ao Murilo aos 44’ cobrar um pênalti e igualar as coisas. O Atlético foi rebaixado.

Desportivo de Aves fez a lição de casa na despedida
Fazendo sua ultima partida diante de sua torcida no Estádio Municipal de Vila das Aves, o Desportivo venceu o Trofense por 3 a 0. A contagem foi aberta aos 36’ com Mauro Cabalero. Na fase final o placar foi definido com gols de Mauro Cabalero aos 31’ e Pedro Pereira aos 46’.

No Aveiro, empate para Beira-Mar e Academico de Viseu
No Estádio Municipal do Aveiro, Beira-Mar e Academico de Viseu fizeram uma partida fraca e ficaram no 1 a 1. No primeiro tempo não houve gols. Na etapa de complemento os donos da casa marcaram aos 4’, com André Nogueira. Os visitantes empataram aos 48’ com Sandro Lima.

Outro empate em Portimão
Em Portimão tivemos mais um empate. Portimonense e Leixões empataram por um gol no Estádio Municipal. Enoh aos 29’ da fase final abriu o placar para o time de Matosinhos. O empate local surgiu aos 50’ quando Ewerton marcou.

Farense goleia Feirense no Faro
O Farense despachou o Feirense ao derrotar a equipe de Santa Maria da Feira por 4 a 1 no Estádio São Luis no Faro. Os visitantes abriram a contagem com Luiz Phellype aos 10’ do período inicial. Coube a Haramiz empatar no primeiro minuto da fase final. Irobiso aos 9’ marcou o segundo, Mailó anotou o terceiro e Edinho Junior passou a régua aos 25’. O Feirense ainda tinha chances de pensar em acesso caso vencesse.

Maritimo B e Porto B mal trataram a bola
No Estádio Municipal do Machico, Madeira, um jogo muito fraco. Marítimo B e Porto B mal trataram a bola e não mereceram outra sorte ao final da partida. O placar sem gols estampou o que foi o jogo. Apenas 207 torcedores pagaram para sofrer.

O Benfica B derrotou o V.Guimarães B
No Seixal, os times B do Benfica e do V.Guimarães se enfrentaram e a vitoria foi dos encarnados por 2 a 1. Diogo Gonçalves abriu o placar para as “águias” aos 29’ da primeira parte. No segundo tempo o time de Guimarães empatou com Cissé aos 11’. O gol da vitória dos mandantes ocorreu aos 31’ quando Baúque marcou.

Jogo movimentado em Braga e vitória dos Leões
No Estádio 1º de Maio, em Braga, o Sporting B soube aproveitar as chances de gol e derrotou o S.Braga B por 3 a 2. Nuno Reis marcou logo aos 3’, para a equipe de Alvalade. Antes do final do primeiro tempo os Leões aumentaram com Fábio Martins aos 45. Os mandantes diminuíram aos 21’ da fase final com Carlos Fortes.

Depois de 46 rodadas, a II Liga apurou duas equipes que estarão na Liga na próxima temporada, Tondela e União da Madeira. Três equipes foram rebaixadas, Atletico, Maritimo B e Trofense.

Um abraço e até a próxima.
Antonio Quintal.

* Jornalista e torcedor da Lusa

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here