No Dragão deu a lógica e Porto assume a liderança.                                                                           No Estádio do Dragão, com 32.122 torcedores presentes, o Porto não passou nenhum tipo de susto e tranquilamente venceu a frágil Acadêmica, 3 a 1, em jogo que fez os tripeiros chegarem ao topo da tabela de classificação.Ao final da primeira parte o Porto vencia pela contagem mínima. Logo aos 7’ Danilo Pereira marcou de cabeça. Na segunda etapa, aos 8’, Aboubakar aumentou, aos 27’ o mexicano Herrera marcou o terceiro de letra e coube a Rui Pedro diminuir aos 39’. Depois dos jogos de onem, o Porto além de assumir a liderança se mantém como único invicto.

Leões de Alvalade presos na jaula madeirense.                                      Festa na Madeira, ontem no Estádio da Choupana no Funchal, o modesto União da Madeira colocou fim ao jejum de não vencer os grandes e se tornou uma das maiores zebras do campeonato português desta temporada ao vencer o Sporting por 1 a 0. Foi a segunda proeza dos unionistas na semana. Na quarta feira conseguiram segurar o Benfica no empate sem gols e neste domingo derrubaram o líder Sporting de Jorge Jesus. O brasileiro Danilo Dias, que entrou durante a segunda etapa, foi o autor do gol histórico do União aos 24’. Assim como fez contra os encarnados, o técnico Norton de Matos armou a arapuca para tentar prender o time de Lisboa, a estratégia deu tão certo que a arapuca virou jaula.                   Péssimo resultado para o Sporting que conheceu sua primeira derrota na competição e perdeu a liderança para o Porto. Apenas 3.534 espectadores viram o Leão virar gatinho.

Benfica vence Rio Ave na Luz.                                                                  Atuando para 45.955 torcedores no Estádio da Luz o Benfica derrotou o Rio Ave por 3 a 1. A bola rolou e o Benfica partiu ao ataque com toda a força, e não foi preciso mais de quatro minutos para que o brasileiro Jonas marcasse o primeiro gol do jogo. O time alviverde de Vila do Conde não se intimidou e partiu ao ataque na busca do empate. O esforço dos visitantes foi premiado aos 13’ quando Bressan cobrou falta com muita categoria e igualou o placar. Na etapa final os encarnados marcaram aos 36’ outra vez com Jonas e aos 38’ com Raul. Vitória que dá ao Benfica a esperança de continuar na briga pelas primeiras posições já que o Sporting deixou três pontos importantes na Madeira. Agora são cinco pontos de diferença para a ponta da classificação.


V.Setúbal se aproveita da fragilidade do Tondela e ganha mais uma.  Jogando no Estádio João Cardoso, Tondela, o V.Setúbal fez prevalecer sua maior condição técnica e derrotou o fraco Tondela por 3 a 1 diante de 1.203 torcedores. Logo no primeiro minuto de jogo os visitantes abriram o placar com André Claro. Aos 15’ André Horta aumentou para a turma de Setúbal. Os mandantes diminuíram aos 19’ com Natham Junior e aos 37’ André Claro marcou o segundo dele na partida e definiu o marcador ainda na primeira fase. Resultado que faz o V.Setúbal ascender na classificação e afunda ainda mais o Tondela que vai se aproximando da II Liga.

Moreirense derrota Nacional em casa.                                                      Em Moreira de Cônegos o Moreirense venceu o Nacional da Madeira por 2 a 0. Os gols da vitória do time da casa foram assinalados pelo brasileiro Rafael Martins aos 7’ e aos 25’ da primeira etapa. Os nacionalistas tentaram a reação que não veio e acabaram amargando mais uma derrota na prova.

Arouca goleia Marítimo na abertura da rodada.                                                                                        Sábado no Estádio Municipal de Arouca, o Arouca goleou o instável Marítimo por 4 a1 e protagonizou a primeira goleada da rodada. O time da casa começou muito bem o jogo e logo aos 2’ Nuno Valente abriu o placar. Melhor na partida, o Arouca chegou ao segundo gol aos 26’ ainda na primeira parte. No segundo os insulares tentaram a reação e aos 3’ o brasileiro Dyego Sousa diminuiu. O gol madeirense trouxe certo equilíbrio entre as equipes, mas aos 31’ caiu por terra a pretensão dos visitantes em chegar ao empate, pois o venezuelano Velasquez marcou o terceiro do Arouca. Para fechar as contas e definir a expressiva vitória dos mandantes, aos 46’ o brasileiro Maurides marcou o quarto gol. O público foi pequeno, cerca de 600 torcedores viram a pesada derrota do Marítimo.

Boa vitória do Guimarães fora de casa.                                                      Jogando no Estádio Antonio Coimbra da Mota, no Estoril, para 1.125  torcedores presentes, o V.Guimarães conseguiu grande resultado ao bater o Estoril por 1 a 0. O único gol do jogo foi anotado pelo brasileiro Otávio logo aos 4’ da fase inicial. Uma derrota que não estava nos planos dos amarelinhos.    A rodada será encerrada nesta segunda-feira com a realização de duas partidas. No Restelo jogam Belenenses x Boavista. Já na cidade de Braga o S.Braga recebe o Paços Ferreira.

II Liga

Porto B vence o clássico em Lisboa.                                                    Sábado, jogando no Seixal, o time B do Porto venceu com facilidade o Benfica B por 3 a 0. O time azul e branco construiu o placar com gols de Rafa Soares aos 3’ e do panamenho Ismael aos 5’ e aos 30’ da fase complementar. Mesmo sem ter direito a disputar a Liga principal, o Porto B lidera a competição com sobras.

Bom jogo e empate em Chaves.                                                            Quem compareceu ao Estádio Municipal de Chaves, viu um bom jogo onde o Desportivo de Chaves empatou com o Portimonense por dois gols. Os donos da casa começaram melhor e logo aos 10’ Braga abriu a contagem. A equipe de Portimão chegou ao empate aos 42’ ainda na primeira etapa com um gol do brasileiro Fidélis. Na fase final, Barry marcou o segundo dos mandantes aos 15’ e quando muita gente pensava que não houvesse mais movimentação de placar, os visitantes alcançaram a igualdade aos 45’ quando André Carvalhas marcou.  Bom resultado para o Portimonense que ganhou um ponto fora de casa contra uma equipe favorita ao acesso. Para a turma de Chaves o empate foi ruim, pois foi desperdiçada a chance de se aproximar do Feirense que perdeu em Barcelos.

Time B do V.Guimarães derrota Sporting B em casa.                             No Estádio D.Afonso Henriques jogaram V.Guimarães B e Sporting B com a equipe da casa conseguindo vencer pela contagem mínima. O gol da vitória foi apontado pelo brasileiro Bruno Mendes aos 34’ da fase final.

Na Tapadinha o Atlético sofreu, mas cantou de Galo.                                              Atuando no Estádio da Tapadinha, o Atlético venceu o Famalicão por 1 a 0. O gol do triunfo atleticano surgiu somente aos 38’ da segunda etapa quando o italiano Gerevini colocou a bola no fundo das redes do Famalicão.

Desportivo de Aves faz lição de casa e melhora classificação.   Jogando no Complexo Desportivo de Vila das Aves, o Desportivo Aves, venceu o Farense por 2 a 0 e subiu na classificação. Os gols que construíram a vitória foram apontados por Pedró aos 15’ do primeiro tempo e pelo brasileiro Felipe Martins aos 25’ do tempo final.

Em Braga tudo de acordo com o previsto.                                           Jogando no Estádio 1º de Maio em Braga, o time B do S.Braga não teve nenhuma dificuldade para superar e vencer o Santa Clara por 2 a 0. O nigeriano Ogana abriu o marcador aos 30’ da primeira parte. No segundo tempo o outro nigeriano Chidi passou a régua e definiu a vitória dos bracarenses. Outro resultado negativo dos açorianos.

Tudo igual em Oliveira de Azeméis.                                                    No Estádio Carlos Osório, Oliveirense e Sporting de Covilhã empataram por um gol em jogo dos mais equlibrados. A equipe de Covilhã marcou primeiro. Aos 34’ da fase inicial o cabo-verdiano Mailo marcou para os visitantes. Na fase final o time da casa pressionou bastante e chegou ao empate aos 43’ quando Leléco, também cabo-verdiano, marcou o tento que impediu outra derrota do lanterna da prova.

Em Barcelos deu Gil Vicente.                                                                  Atuando no Estádio Cidade de Barcelos, o Gil Vicente conseguiu vencer a boa equipe do Feirense por 1 a 0. Depois de terminarem o primeiro tempo sem mexer no placar, coube ao time de Barcelos abrir o marcador aos 18’  quando Cadú fez o gol dos gilistas. Ótimo resultado para o Gil Vicente que entra de vez na briga pela promoção. Para a equipe de Santa Maria da Feira, a derrota fez a equipe estacionar na classificação se sentir a aproximação dos concorrentes ao acesso.

Surpresa em Olhão!                                                                                    Poucos acreditavam que o Leixões pudesse sair de Olhão com os três pontos, e, foi exatamente isso que aconteceu ontem no Estádio José Arcanjo onde a equipe de Matosinhos venceu por 2 a 0. O placar foi construído no primeiro tempo. Aos 44’, Ricardo Barros abriu o placar e no minuto seguinte Tandjigora que veio do futebol do Gabão marcou o segundo e definiu a importante vitória do Leixões que está mal colocado no campeonato.

Em Viseu deu a lógica.                                                                              No Estádio Municipal do Fontelo, o Acadêmico de Viseu bateu o Mafra por 2 a 1 e fez prevalecer sua condição de dono da casa. Depois de terminar o primeiro tempo sem gols, o Acadêmico voltou disposto a decidir o jogo e aos 6’ Forbes ( Guiné-Bissau) abriu a contagem, aos 28’ Kiko aumentou para os locais, coube ao brasileiro Sandro diminuir no ultimo minuto.

Na Póvoa o Varzim ganha outra vez.                                                      Diante de seus torcedores no Estádio da Póvoa, o Varzim derrotou o Oriental por 2 a 0 para a festa da galera poveira. Os gols só saíram na etapa final. Aos 6’ o brasileiro Bruno Moraes, ex Portuguesa de Desportos, abriu o placar. Aos 11’ Stanley, nigeriano, definiu as coisas para o Varzim.

Freamunde surpreende em Penafiel.                                                      Longe de seus fanáticos torcedores, o Freamunde surpreendeu em Penafiel e venceu o Penafiel por 2 a 1. O time da casa marcou aos 9’ da fase inicial com Ângelo Meneses. A reação dos visitantes foi rápida e aos 23’ Pedrinho deixou tudo igual. Aos 30’ o argentino Celeste sacramentou a vitória dos visitantes me pleno Estádio 25 de Abril.

Classificação

P J V E D GM GS DG
1 FC Porto B 46 22 14 4 4 47 25 +22 a
2 Feirense 39 22 10 9 3 27 20 +7 a
3 Chaves 37 22 9 10 3 27 19 +8 a
4 7 Freamunde 36 22 10 6 6 27 18 +9 a
5 8 Sporting B 35 22 10 5 7 29 25 +4 a
6 7 SC Braga B 34 22 9 7 6 25 21 +4 a
7 7 Gil Vicente 34 22 9 7 6 27 21 +6 a
8 8 Portimonense 33 22 8 9 5 31 29 +2 a
9 8 Famalicão 32 22 8 8 6 30 25 +5 a
10 Olhanense 31 22 9 4 9 22 25 -3 a
11 Atlético CP 31 22 8 7 7 21 19 +2 a
12 Ac. Viseu 31 22 8 7 7 24 27 -3 a
13 7 V. Guimarães B 30 22 8 6 8 23 23 0 a
14 7 Desp. Aves 29 22 8 5 9 22 20 +2 a
15 7 Varzim 28 22 7 7 8 23 25 -2 a
16 8 Farense 27 22 7 6 9 24 25 -1 a
17 8 Benfica B 27 22 8 3 11 24 32 -8 a
18 8 Santa Clara 25 22 7 4 11 24 28 -4 a
19 7 Sp. Covilhã 25 22 5 10 7 20 27 -7 a
20 8 Penafiel 25 22 6 7 9 22 28 -6 a
21 Mafra 23 22 5 8 9 18 21 -3 a
22 Leixões 21 22 4 9 9 22 30 -8 a
23 7 UD Oliveirense 17 22 3 8 11 19 33 -14 a
24 8 Oriental 16 22 4 4 14 23 35 -12

A 22ª rodada será disputada no dia 03 de Janeiro quando serão disputados os seguintes jogos.

03/01 Sp. Covilhã Ac. Viseu h2h
Famalicão Penafiel h2h
Farense Gil Vicente h2h
Leixões UD Oliveirense h2h
Portimonense Varzim h2h
Sporting B SC Braga B h2h
FC Porto B V. Guimarães B h2h
Oriental Atlético CP h2h
Mafra Desp. Aves h2h
Freamunde Benfica B h2h
Feirense Chaves h2h
Santa Clara Olhanense h2h

Quero enviar um grande abraço ao Sr. Ivo, ao Pedro Simões de Guarulhos e ao Auxiliar Técnico da Portuguesa de Desportos, Felipe Luicena, que estão sempre acompanhando nossas matérias sobre o futebol português.

Um abraço e até a próxima.

Antonio Quintal.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here