Foto: Justin Setterfield/Getty Images

Foi sofrido, mas Portugal venceu o Uruguai por 2 a 0, na tarde desta segunda-feira (28), e se garantiu nas oitavas de final da Copa do Mundo no Catar. A partida foi disputada no estádio Lusail e foi válida pela segunda rodada do Grupo H. Bruno Fernandes, aos oito e aos 47 minutos do segundo tempo, fez os dois gols do jogo.

+ Brasil vence a Suíça e garante vaga no mata-mata da Copa do Mundo

Com o resultado, Portugal chegou aos seis pontos, segue na liderança da chave e se garantiu no mata-mata do Mundial. Já Uruguai, Gana e Coreia do Sul ainda brigam pela classificação para as oitavas de final.

Sem poder contar com o volante Danilo Pereira e o meia Otávio, o técnico Fernando Santos, de Portugal, promoveu as entradas de Pepe e William Carvalho.


O JOGO

A Seleção Portuguesa começou com mais posse de bola, mas a primeira finalização foi do Uruguai, logo aos dois minutos. Olivera roubou a bola de Cancelo, tabelou com Cavani e finalizou de fora da área. A bola foi para fora. O primeiro chute a gol de Portugal aconteceu aos sete minutos, com o meia Bruno Fernandes. A finalização saiu fraca, à direita do gol do Uruguai.

Aos 15, em rápido ataque, João Félix recebeu do lado esquerdo, cortou para o meio e finalizou. A bola foi desviada em Giménez e saiu pela linha de fundo. O craque Cristiano Ronaldo teve a primeira chance aos 17, em cobrança de falta. O chute do camisa 7 explodiu na barreira.

O Uruguai apostou em um futebol mais reativo, mas esbarrou na forte defesa portuguesa e não conseguiu criar chances de gol. Ao 32, na melhor chance do primeiro tempo, Bentancur arrancou pelo meio de campo, passou por três defensores e chegou na cara do goleiro Diogo Costa, que fez grande defesa e salvou Portugal.

A Seleção Portuguesa ainda perdeu Nuno Mendes, no fim do primeiro tempo, por lesão. Em seu lugar entrou Raphaël Guerreiro. No último lance do jogo, o próprio lateral esquerdo fez o cruzamento pela esquerda para Cristiano Ronaldo, mas a bola foi muito forte e saiu pela linha lateral.

Portugal respondeu aos 37 minutos. Rafael Leão, que entrou no lugar de Rúven Neves, arrancou pela esquerda até o meio e, da entrada da grande área, finalizou. A bola passou à direita do gol de Rochet.

SEGUNDO TEMPO

As duas equipes voltaram para a etapa final com as mesmas escalações que terminaram o primeiro tempo. Com isso, o roteiro seguiu o mesmo, com Portugal tendo a bola e a Seleção Uruguaia apostando nos contragolpes. Aos sete minutos, os portugueses quase abriram o placar. Em rápido contra-ataque, João Félix recebeu pelo lado esquerdo, invadiu a área e finalizou. A bola foi na rede pelo lado de fora.

Portugal, no entanto, abriu o placar um minuto depois. Bruno Fernandes cruzou pelo lado esquerdo, a bola passou por Cristiano Ronaldo e entrou no canto esquerdo do goleiro Rochet.

O Uruguai respondeu aos 12 minutos. Depois de cruzamento da direita, o atacante Cavani não acertou em cheio na bola e perdeu grande chance. Dois minutos depois foi a vez de Darwin Núñez aparecer e finalizar de fora da grande área. A bola foi fraca e o goleiro Diogo Costa defendeu.

O técnico uruguaio Diego Alonso promoveu as entradas de Pellistri e Arrascaeta nos lugar de Godín e Vecino. As mudanças surtiram efeito e o Uruguai melhorou. Aos 29, Maxi Gómez, que entrara na vaga de Darwin Núñez, chutou da entrada da grande área e a bola explodiu na trave esquerda de Diogo Costa.

Melhor na partida, a Seleção Uruguaia quase chegou ao empate aos 32, com Suárez, que finalizou para fora após cobrança de falta de Arrascaeta. No minuto seguinte, o jogador do Flamengo teve a chance de deixar tudo igual, mas chutou fraco nas mãos de Diogo Costa.

A Seleção Portuguesa garantiu a vitória aos 47 minutos. Bruno Fernandes tenta a jogada e o zagueiro Giménez coloca a mão na bola dentro da grande área. O árbitro assinalou pênalti após verificação no VAR. Na cobrança, o próprio camisa 8 bateu, fez o seu segundo gol na partida e deu números finais ao jogo.

Bruno Fernandes ainda teve a chance de fazer o seu terceiro gol e o terceiro de Portugal, aos 52, mas o goleiro Rochet fez a defesa. No minuto seguinte, o camisa 8 recebeu na entrada da grande área e finalizou na trave direita uruguaia.

Portugal volta a campo nesta sexta-feira (2), às 12h, diante da Coreia do Sul, no estádio Cidade da Educação. Na mesma hora, no Al Janoub, Gana e Uruguai se enfrentam em busca da classificação.

4 comentários

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here