A Portuguesa saiu na frente, mas não resistiu a pressão do São Bento e empatou por 1 a 1 no primeiro jogo da final da Série A2 do Campeonato Paulista. O duelo aconteceu na noite desta quinta (14), no estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba.
LEIA TAMBÉM: Finalista da Série A2, Portuguesa já garantiu R$ 200 mil
Gustavo França aproveitou o vacilo da zaga, aos 23 do primeiro etapa, para anotar o primeiro da Lusa. O time da casa se lançou ao ataque e obrigou Wagner, que substituiu o lesionado Thomazella, brilhou com grandes defesas e segurou o rival. Contudo, nos acréscimos do primeiro tempo, Naldo mandou contra a própria meta e marcou para os mandantes.
A partida de volta – e a grande decisão do torneio – entre as equipes acontece neste domingo (17), às 19h, no Canindé. Em caso de nova igualdade entre os clubes, o campeão será conhecido nos pênaltis. O NETLUSA irá transmitir.
Primeiro tempo: Portuguesa marca, mas cai de ritmo
Com os acessos garantidos, os dois times fizeram um primeiro tempo bem aberto. Os donos da casa apostavam mais nas chegadas pelo alto e na bola parada, enquanto a Rubro-Verde tentava criar suas chances nas bolas longas. O time sorocabano chegou a abrir o placar aos 9, quando Cristiano cabeceou sozinho após falta batida por Eliandro. No entanto, o VAR anulou o tento, alegando impedimento.
Depois disso, a Portuguesa parece ter sentido o golpe. A equipe do Canindé se retraiu em campo, contudo conseguiu abrir o placar aos 23 minutos. Foguinho falhou ao tentar cortar o lançamento da defesa e a bola sobrou para Gustavo França. O atacante tirou do goleiro, trouxe para o meio e bateu da entrada da área para inaugurar o marcador no SIC.
Na metade final da primeira etapa, Eliandro travou um duelo particular com o goleiro Wagner, que atuou pela primeira vez na Lusa com a lesão muscular de Thomazella. O cobrador de faltas oficial do Alviazul obrigou o guarda redes a se esticar todo para espalmar a bola, aos 26. Aos 34, a bola fez uma curva e o defensor conseguiu tirar a bola e, na sequência, fechar o ângulo para evitar que Sacoman fizesse no rebote.
Wagner ainda fez mais duas boas defesas na etapa inicial, entretanto não evitou o gol de empate, que saiu com mais de 48 minutos, mesmo com o árbitro assinalando três de acréscimo. Marcos Nunes cruzou a bola pela direita e Naldo, que vinha de fazendo um jogo ruim, tocou contra a própria meta.
Segundo tempo: Jogo cai de ritmo
A Lusa voltou com Luizão e Luan e sem Naldo e Ligeiro do intervalo. As trocas ajudaram o time a melhorar de produção e voltar a equilibrar o confronto. O crescimento não durou muito e o cenário de antes de o intervalo se repetiu.
Wagner voltou a brilhar com duas grandes defesas aos 17 minutos. Diogo Oliveira bateu de longe e o goleiro buscou no cantinho. No escanteio, Sacoman ganhou pelo alto e o guarda-redes voltou a aparecer bem para evitar que a bola balançasse a rede.
Aos 27, a Lusa voltou a ameaçar com Luan, que aproveitou a jogada de Geovani, mal cortada por Victor Bolt, para finalizar perto da trave esquerda. O duelo foi perdendo intensidade e a equipe da casa seguiu melhor, diante de uma Rubro-Verde sem reação. Aos 35, Foguinho cobrou falta e Victor Pereira acertou a trave na cabeçada.
Satisfeita com o resultado, a Portuguesa passou a fazer muita cera nos minutos finais, segurando a igualdade na primeira partida da decisão.
Caio Mancha desfalca Portuguesa na final
O camisa 9 rubro-verde foi recuando para ajudar na marcação e, por uma entrada dura em Serginho, recebeu o amarelo aos 38 minutos da primeira etapa. Como estava pendurado, o centroavante não irá atuar na grande final do torneio, no domingo (19).
Ficha técnica
São Bento 1 x 1 Portuguesa
Data: 14/04/2022, quinta-feira
Local: Estádio Walter Ribeiro, o SIC, em Sorocaba (SP)
Hora: 19h (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP);
Assistentes: Evandro de Melo Lima e Daniel Paulo Ziolli (ambos SP);
VAR: Péricles Bassols Pegado Cortez (SP)
Gols: Gustavo França, aos 23′ do primeiro tempo, para a Portuguesa; Naldo, contra, aos 48′ do primeiro tempo, para o São Bento.
São Bento: Zé Carlos; Eliandro, Victor Pereira, Diego Sacomam e Foguinho; Victor Bolt, Serginho, Diogo Oliveira (Kayan) e Gian (Wilson Júnior); Marcos Nunes e Cristiano (Fabinho).
Treinador: Paulo Roberto Santos.
Portuguesa: Wagner; Luis Ricardo (Railan), Naldo (Luizão), Patrick e Eduardo Diniz; Marzagão, Tauã e Daniel Costa (Geovani); Anderson Ligeiro (Luan), Caio Mancha (Léo Castro) e Gustavo França.
Técnico: Sérgio Soares.
Grata surpresa esse goleiro, jogou muito.
Precisamos melhorar para o próximo jogo, demos muitas chances para o São Bento.
Vai Lusa !!!
Jogo complicado e o empate ficou bom para a LUSA . Nosso goleiro Wagner fez ótimas defesas e nos salvou de uma derrota. As bolas paradas foram um terror para nossa defesa que vai precisar de muita atenção para a finalissíma no Canindé. Não teremos o Caio Mancha, e nosso ataque tem que ter mais agressividade para ganharmos o jogo. Precisamos chutar mais a gol como fez o São Bento . Vai ser um jogo duríssimo que não podemos errar .VAMOS LUSA, COM RAÇA PARA SERMOS CAMPEÕES!!!
Ainda bem que Deus nos deu essa vaga antes.
Não só isso e os cruzamentos contra Primeira e Rio Claro também foram ótimos pra gente. Mas a gente merecia um pouco de sorte também depois de tantos anos…. Mas convenhamos que com excessao de 3 ou 4 jogadores nosso time é muito fraco.
Wagner foi o homem do jogo. Saber que podemos confiar em um goleiro substituto traz tranquilidade pro torcedor, VAMOS EM BUSCA DO TÍTULO, VAI LUSA PÔ!