Presidente da SAF explica ideias para a base e projeto para o futebol feminino da Lusa

Alex Bourgeois explicou como a Portuguesa está tratando as melhorias nas categorias que vão além do futebol profissional masculino

31
Foto: Divulgação/Portuguesa

Conhecida historicamente por ter revelado grandes craques, a Portuguesa viveu, nos últimos anos, tempos difíceis nas categorias de base, sustentando apenas o sub-20.

+ Lembra dele? Ex-Lusa, atacante Kadir vai jogar a Série A4 do Paulista

Quando chegou, uma das promessas da SAF era justamente a valorização da garotada lusitana. Questionado sobre o assunto, Alex Bourgeois, presidente da SAF, explicou o passo a passo de como será a recuperação da base.

“Quando chegamos só tinha o sub-20, nós decidimos qualificá-lo, ou seja, mandamos jogadores embora e estamos trazendo novos. Essa é a primeira coisa. Uma vez o sub-20 qualificado, nós precisamos, ao longo deste ano, obter o selo de time formador. Sem isso eu não posso trazer jogadores de categorias inferiores, senão corro o risco de perdê-los de graça. Esse é o processo: qualificação do sub-20 e obtenção do selo de clube formador. A partir daí eu vou pensar em sub-17, sub-15, sub-14, sub-13, etc.”, explicou o dirigente, em entrevista ao NETLUSA Debate, na última quinta-feira (6).

Receba as notícias da Portuguesa de GRAÇA no seu WhatsApp!
Siga o canal do NETLUSA agora mesmo!


FUTEBOL FEMININO

Outra promessa da diretoria lusitana era investir no futebol feminino. Segundo Bourgeois, a Lusa está trabalhando para montar um elenco ainda nesta temporada, mas disse que tem outros projetos na frente.

“Nós tivemos algumas reuniões sobre isso. Existe um time que jogou ano passado, se não me engano, nós estamos analisando para montar um time esse ano, vamos ver se conseguimos ainda em 2025. Não é uma prioridade porque temos muita coisa na frente, não dá para fazer tudo, infelizmente. Não dá para abraçar todos os projetos e fazer tudo bem feito, mas nós estamos analisando para começar a ter um time feminino o quanto antes, ao longo deste ano”, garantiu.

Ainda sobre o assunto sobre as categorias de base, o presidente da SAF já havia dito, em outra entrevista recente, que o objetivo é transformar a base de uma forma que se torne uma referência no futebol brasileiro. Nas palavras do dirigente, a ideia é “resgatar o futebol brasileiro”, no sentido de formar atletas como no passado.

Assista, na íntegra, à entrevista com Alex Bourgeois no NETLUSA Debate:


guest
31 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários