Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

O presidente Antonio Carlos Castanheira concedeu uma longa coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (24), no estádio do Canindé. O mandatário respondeu as perguntas gravadas pelos jornalistas e expôs alguns pontos. O dirigente culpou a pandemia por uma série de problemas, como o planejamento. Contudo, também admitiu que falhou em algumas questões.

Formação do elenco

“Tiveram erros de contratação. Jogadores que a gente acreditava, mas não deu. Fizemos um bom ano de 2020 e esperamos que, agora em 2021, a nova gerência consiga trazer a Portuguesa de volta. Ainda restam duas vagas. O Alex [Alves, novo técnico] vai sentar conosco no sábado pra definir isso. Quem não for inscrito a gente vai conversar, pois não vai ter outro campeonato pra disputar. Queremos ter uma base pro ano que vem”.

Planos feitos

“O planejamento, sendo verdadeiro, no meio dessa pandemia, não dá para fazer. Não tem como falar de planejamento. Temos que fazer de acordo com o que vem acontecendo no âmbito financeiro. Pretendo fazer novas mudanças, eu tinha um organograma. E ele tinha para cumprir a parte estatutária”.

Novos membros da diretoria

“A gente queria ter um executivo de futebol para trabalhar ao lado do Flávio Alves, mas com a pandemia e a incerteza da continuidade do campeonato, essa vaga ficou em aberto. Com a volta dos jogos, naqueles jogos sequenciais, o Flávio acabou assumindo essa função. Conseguimos o êxito da Copa Paulista. Mas a gente continua com a abertura dessa vaga por causa da situação financeira. Como deu êxito em 2020, demos a sequência no trabalho neste ano. Fomos primeiro no nosso grupo na Série D, mas infelizmente no mata-mata não aconteceu. A gente sabia que era uma decisão importante subir para a Série C. Isso estava no script (essa mudança). Esperamos ter um diretor executivo no próximo ano. Espero que a pandemia nos dê esse espaço em 2022”.


Saída de Marchiori

“Muito triste a forma como aconteceu. Eles não falaram nada de mais em função ao que vem acontecendo, ameaças, trotes. Com o treinador e comigo. Chegar ao ponto de eu nem vir com meu carro trabalhar. São situações colocadas e eu, democraticamente, permito a todos colocarem. Não tenho que podar ninguém a falar algo. Tenho q deixar extravasar, para que a gente continue na luta. Confio mto nessa equipe. Óbvio que ficou todo mundo muito chateado”.

“Não foram supostas ameaças. Foram verdadeiras e continuam ainda hoje. Mas tenho certeza que essas ameaças não são dos torcedores da Portuguesa. Essas pessoas que se dizem torcedores e querem tumultuar o ambiente. Não vou abaixar a cabeça pra esse tipo de pessoa. Vamos continuar de cabeça erguia. Não temos medo de trote e ameaça”.

“Os jogadores não vão fazer corpo mole. O grupo é unido, tão unido que sentiu a saída do Fernando Marchiori. Eles estão comprometidos em resgatar a Portuguesa. Não conseguimos na Série D. Perdemos nos pênaltis, isso é futebol. A gente não vai desistir de voltar com a Portuguesa. O Fernando continua sendo um dos grandes treinadores do futuro, mas não deu certo. Esse trabalho é merecedor sim de elogios e não de criticas como vem recebendo”.

Verdadeiro culpado

“A responsabilidade é minha. Não é dos jogadores, do técnico, do gerente. É do presidente em todos os setores. Confio nos jogadores, mas eles falaram a pura verdade. Não sei quem são essas pessoas que querem tumultuar um trabalho digno e que quer resgatar a Portuguesa”.

“O fato de não aparecer em público nas eliminações foi uma determinação minha, num momento crítico. Na Série A2, na primeira ou segunda derrota que tivemos, já começou uma instabilidade, e comecei a entender esse tom de torcedores da Portuguesa. Essa determinação foi minha, para que pudéssemos manter a tranquilidade naquele momento crítico. Erramos sim em alguma contratações, é humano errar”.

“Não sei se tomei a decisão certa ou errada. Talvez tenha aguçado uma insatisfação geral, mas agora vamos retomar. Vamos voltar ao normal. Não vai ter mais risco de aglomeração e essa cobrança desnecessária que está tendo. Como vou montar um time para a Série A1 do Paulista para subir? É muito difícil trabalhar no meio da pandemia”.

11 comentários

  1. Presidente o Marchiori já foi embora, agora para de falar merda dizendo que o cara é um grande técnico, só se for no tamanho da barriga. Vamos esquecer esse traste( me refiro ao técnico e não a pessoa Fernando Marchiori) e tocar o barco pra frente porque atrás vem gente.

    • Futebol profissional, não se pôde por a amizade acima de FATOS. Repito ele quase não ganhou a Copa Paulista, mesmo sendo a mais fraca das sete disputadas até então ! O Sr. deixou de reparar nos ERROS grotescos que ele cometeu, e foi assim na A2, e continuou e na D, mesmo com toda torcida reclamando ele continuou sendo TEIMOSO, enfim …. Más ágora Inês é morta né. E por favor BACIADA NUNCA MAIS TÁ. Faça o possível para ter pelo MENOS de 4/6 jogadores sempre um nível ACIMA da competição que estivermos disputando, com um elenco de 29/32 jogadores, e SEMPRE tendo para eventualidades os jovens do Clube com qualidade, que sempre tínhamos e temos que continuar tendo né. Enfim uma pedra nisto TUDO, e não errar mais no futebol. Pois administrivamente está no caminho certo. Boa sorte.

  2. Sr. Castanheira, é sempre o mesmo discurso não ter dinheiro! Agora, contratar 50 jogadores de nível péssimo não é jogar ainda mais o pouco dinheiro no lixo? Não temos ataque, jogadores medíocres. No jogo de hoje, contra o Taubaté foi a demonstração que não faremos gol em ninguém. Isso é uma repetição de longa data, um futebol sem esperança de conseguir algum objetivo que é almejar divisões bem maiores. Parece que não tem ninguém que conheça futebol ou o mercado da bola na Portuguesa, isso virou repetição há muitos anos, inclusive na sua gestão. Contrata bem menos mas com conhecimento e qualidade para que possa levar a Portuguesa a um patamar bem maior. Nada contra a pessoa, mas Alex Alves não vai levar a Portuguesa a lugar nenhum. Além de não ter nenhuma experiência em times do porte da Portuguesa que precisa urgente de subir de divisões e ainda contar com um plantel inchado e fraquíssimo é Como Eu disse, vai ficar tudo como antes no quartel do abrantes ( da Portuguesa)!! Lamentável a visão e administração do futebol na nossa Portuguesa!

  3. Esses torcedores com discurso de ódio e violentos, nossa deve ter três Bulhões cambada
    de ridículos covardes, o Marchiori
    Não tem que pedir descupa nenhuma a torcida como falou o kauan, quem é vc cara, vai lavar suas fraudas cara.
    Vc está começando a comentar e já está falando muito.
    Quando estiver comentando seja profissional, não leva para o lado pessoal não cara, é muito fácil usar o microfone da Netlusa para falar merda, covarde !!!

  4. Torcedor vive no “mundo de Alice”…
    Acham que é fácil reconstruir um time falido, rebaixado, destruído a anos no meio de uma pandemia jamais vista.
    Queria ver um torcedorzinho desses reconstruir a Portuguesa, tenham paciência!
    Castanheira não dê moral a este tipo… Confio em você!!! Bola pra frente…

  5. presidente
    o principal vc está fazendo dando credibilidade que pulhas que passaram
    pela Portuguesa a dsstruiram moral
    estica e finaceira entram de fusca. e saem de mercedes ou tomam uns copos de vinho e vendem um rebaixamento.
    dedtruir qq incompetente faz mais reerguer necessita trabalho respeito e moral
    vc esta no caminho certo
    vc vai levar a Portuguesa de volta de onde só saiu. por crapulas que semtaram na cadeira
    abraços. sucesso
    carlos carreira

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here