Foto: Dorival Rosa/Portuguesa

Em sete rodadas da Série A2 do Campeonato Paulista, a Portuguesa já disputou duas partidas às 11h. Neste domingo (20), a Lusa visita o Linense no mesmo horário. Partidas na parte da manhã, além do excesso de jogos, são os grandes problemas para manter o elenco 100%. A afirmação é do preparador físico Kaio Soares.

LEIA TAMBÉM: Sérgio Soares comemora sinergia entre time e torcida da Lusa

“De maneira geral, o elenco tem reagido bem, o grupo desempenha um bom papel e isso demonstra que estão adaptados. Claro que tem pontualidades, as individualidades biológicas, um ou outro requer algum cuidado. Mas é natural”, explicou.

“Temos jogadores que podem sofrer mais. Se ele está sem jogar, até se adaptar à maratona pode sofrer um pouco mais e, por outro lado, quem está jogando muito pode sofrer por não ter como se recuperar. A margem é bem pequena para acerto. Fator horário e jogos pertos são prejudiciais no desgaste”, complementou.


Uma mostra do desgaste é a perda de peso de um jogador. O preparador físico rubro-verde explica a diferença. “A normalidade é perder dois quilos, dois quilos e meio por jogo. Às 11h, com essas temperaturas altas, perde-se quase quatro quilos, um sinal muito grande de desidratação, e que fica mais evidente”, contou.

Mas como fazer para se adaptar aos jogos às 11h? Kaio Soares afirmou que a única mudança é no horário do treino que antecede à partida. “É treinar nos horários de jogos, então iniciamos os trabalhos às 11h durante o período que antecede essa partida. Mas da prática de treinamento não tem diferença”, disse.

E jogos à noite?

O preparador físico da Lusa destacou que os jogadores preferem disputar partidas no período da noite. No entanto, de acordo com ele, o principal problema é a quantidade de jogos em um curto espaço de tempo.

“O jogador se sente melhor atuando a noite, com temperatura amena. Mas é a sequência de dias de jogos que influencia, tem recuperação ruim, não tem tempo hábil para o organismo retornar ao normal com jogos em dias tão próximos”, concluiu Kaio Soares.

A Lusa ocupa a liderança da Série A2, com 19 pontos, cinco a mais que o próprio Linense, o segundo colocado. A partida entre as duas equipes está marcada para as 11h deste domingo, no Estádio Gilberto Siqueira Lopes, em Lins. Como de praxe, o NETLUSA transmite o jogo com narração de Gomão Ribeiro (em áudio).

7 comentários

  1. Alguém sabe me informar porque a Lusa só joga em casa no meio de semana, de olhar a tabela todos os jogos de final de semana são fora de casa. É opção da Portuguesa ou da “querida” Federação Paulista?

  2. Muitos clubes jogam de quarta e sábado, ou quinta e domingo. A Lusa ainda tem mais tempo de recuperação do que a média dos clubes de Série A. Se reclama só jogando Série A2, como vai sonhar em jogar Série A, Copa do Brasil e Libertadores, simultaneamente? Essas reclamações constantes mostram que a mentalidade de time pequeno ainda é bem presente no Canindé. Até parece que a Portuguesa fará uma maratona de 80 jogos na temporada, e que todos os outros clube do Brasil só jogam uma vez por semana.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here