Com gols de Cristiano, de pênalti, e Everton Messias, a Portuguesa venceu a Inter de Limeira por 2 a 0, na noite desta sexta-feira (7), na Mercado Livre Arena Pacaembu. A partida foi válida pela abertura da oitava rodada do Campeonato Paulista e teve transmissão do NETLUSA (apenas áudio).
+ Cristiano comemora vitória da Lusa e foca na classificação
Com o resultado, a Lusa chegou aos nove pontos e assumiu a segunda colocação do Grupo B. Já a Inter fica com cinco, na terceira posição da chave A. Confira a classificação dos grupos do estadual.
A Portuguesa volta a campo na próxima quarta-feira (12), às 19h30, quando enfrenta o Água Santa, no Distrital do Inamar, em Diadema.
O JOGO
O técnico Cauan de Almeida promoveu duas mudanças na Portuguesa em relação ao empate por 2 a 2 contra o Velo Clube. Sem poder contar com Alex Nascimento, que foi suspenso pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), o treinador optou por Gustavo Henrique na equipe titular. Outra substituição foi a entrada de Talles na vaga de Alex Silva, que ficou como opção no banco de reservas.
O início de jogo foi de muito estudo no Pacaembu, com as duas equipes pouco se expondo. A primeira chance de gol na partida foi aos oito minutos. Jajá Silva recuperou a bola, avançou e fez o passe para Renan Peixoto, que invadiu a grande área e finalizou em cima da marcação.
A partir daí, o jogo ficou muito de perde e ganha, com poucas chegadas das duas equipes no último terço do campo. Aos 23 minutos, depois de cruzamento da direita, o goleiro Rafael Santos afastou a bola com soco. A Lusa respondeu dois minutos depois. Lucas Hipólito recebeu de Renan Peixoto, dominou e chutou. A bola explodiu no defensor.
Aos 31 minutos, na melhor oportunidade da primeira etapa, Lucas Hipólito cruzou do lado esquerdo, Renan Peixoto subiu mais alto que a defesa da Inter de Limeira e e cabeceou. O goleiro André Luiz fez grande defesa. Melhor no jogo, a Portuguesa teve nova chance aos 24 minutos. Maceió recebeu na entrada da grande área, cortou para a direita e chutou forte. O goleiro André Luiz fez mais uma defesa.
O jogo ficou morno, mas a Lusa ainda teve uma grande oportunidade no primeiro tempo. Aos 46 minutos, Jajá Silva avançou pela direita e cruzou. Renan Peixoto apareceu livre na marca do pênalti e cabeceou à direita da meta de André Luiz, na última chance de perigo da primeira etapa.
A Lusa voltou para o segundo tempo sem novos jogadores, mas com uma mudança tática: Jajá Silva passou a atuar mais pela esquerda, enquanto Maceió, pela direita. A alteração, no entanto, não surtiu muito efeito.
Aos nove minutos, Talles tabelou com Maceió e tentou a finalização. A bola foi longe da meta da Inter de Limeira. No minuto seguinte, Jajá Silva recebeu o passe de Renan Peixoto, invadiu a grande área e chutou. O goleiro André Luiz fez a defesa.
A Portuguesa quase abriu o placar aos 14 minutos. Em ótimo contra-ataque de Maceió, a bola chegou até Cristiano, que avançou pela direita e cruzou. Renan Peixoto apareceu livre e cabeceou no travessão da Inter de Limeira. Três minutos depois, Jajá Silva recebeu na intermediária e chutou colocado. O goleiro André Luiz fez a defesa.
Só na defensiva até aqui, a Inter de Limeira teve uma grande oportunidade de gol aos 19 minutos Leocovick apareceu livre pela esquerda, invadiu a grande área e finalizou rasteiro. O goleiro Rafael Santos fez grande defesa. No minuto seguinte, Jajá Silva puxou contra-ataque, driblou o goleiro André Luiz, perdeu o equilíbrio e caiu. O atacante pediu pênalti, mas o árbitro Renan Pantoja de Quequi não marcou. Depois de muita demora e de análise no VAR, o árbitro assinalou pênalti para a Lusa. Na cobrança, Cristiano chutou no canto direito de André Luiz, que pulou no mesmo canto, mas nao alcançou a bola.
A situação ficou mais fácil para a Lusa aos 34 minutos, quando Roberto Rosa cometeu falta em Renan Peixoto e, depois de nova análise do VAR, recebeu o segundo cartão amarelo e acabou expulso.
A Lusa ampliou aos 43 minutos. Apos finalização de Rildo da esquerda, o goleiro André Luiz deu rebote e Everton Messias apareceu livre para colocar no fundo das redes e dar números finais ao jogo.
FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA: Rafael Santos; Talles, Gustavo Henrique, Eduardo Biazus e Lucas Hipólito; Tauã, Hudson (Denis) e Cristiano (Fernando Henrique); Jajá Silva (Everton Messias), Renan Peixoto (Henrique Almeida) e Maceió (Rildo).
Técnico: Cauan de Almeida
INTER DE LIMEIRA: André Luiz; Eduardo Porto (Lucas Buchecha), Alysson e Roberto Rosa; Felipe Albuquerque, Flávio (Iba Ly), Marlon (JP Galvão), Albano e Leocovick; Rhuan (Ruan Ribeiro) e Alex Sandro (Rafael Silva).
Técnico: Felipe Conceição
Público: 2.279 pessoas
Renda: R$ 107.750,00