Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

A Portuguesa empatou com a Ferroviária na noite desta quarta-feira (15), por 1 a 1, no Canindé, pela nona rodada do Campeonato Paulista. Madison anotou o gol lusitano, enquanto Pablo Gabriel deixou tudo igual para o time visitante. Com o resultado, a Lusa chegou aos seis pontos e saiu momentaneamente da zona de rebaixamento nos critérios de desempate. Confira a classificação dos grupos do Paulistão.

+ Com Rodrigo Fabri, Lusa participa da Liga Paulista de Futevôlei

A Portuguesa foi a campo com algumas novidades em relação ao time do clássico diante do Corinthians. Thallyson e Tauã foram os desfalques, já que receberam o terceiro cartão amarelo e cumpriram suspensão.

Com isso, Angelo e Lucas Nathan assumiram a titularidade. Bruno Leonardo, que deixou o gramado no último jogo com dores e era dúvida se recuperou e formou a dupla de zaga com Robson.


Outra novidade ficou no banco de reservas. O lateral Fabiano, que estava fora desde que sofreu uma lesão na estreia lusitana na competição, se recuperou e começou o jogo no banco de reservas.

O JOGO

O confronto começou com a equipe de Araraquara procurando espaços na defesa lusitana e estudando os donos da casa. Aos nove minutos de jogo, Angelo fez o cruzamento direto para o gol, mas o goleiro Saulo mandou para a linha de fundo.

A resposta da Ferroviária aconteceu aos 14 com o artilheiro do estadual. John Kennedy cortou a marcação e bateu o pé esquerdo, no contra-ataque. Contudo, ela foi para a linha de fundo.

Contudo, foram os donos da casa que conseguiram inaugurar o marcador. Aos 20, em cruzamento de Pará pela direita, Gustavo Ramos cabeceou. O goleiro espalmou, mas Madison mandou para o fundo das redes.

A Lusa teve boa chance de ampliar. Três minutos depois, em cruzamento de Pará, Gustavo Ramos cabeceou ao gol, mas a defesa desviou para a linha de fundo.

O confronto ficou ainda mais movimentado em ambos. Aos 29, Tony Anderson finalizou de longe, mas Thomazella fez a defesa e mandou para a linha de fundo.

Uma das principais chances de todo o jogo aconteceu nos minutos finais da primeira etapa. Aos 40, Pará deu o lançamento para o Madison, que pressionou o goleiro. Saulo tentou afastar, bateu no atleta e ia para o gol. Mas o marcador conseguiu mandar para a linha de fundo.

SEGUNDO TEMPO

Na etapa final, a Lusa voltou a campo sem novidades em relação a primeira etapa. Por sua vez, a equipe de Araraquara sacou Rafael Costa para a entrada de Matheus Lucas. A mudança tinha o objetivo de tentar melhorar a ofensividade e buscar o gol de empate. Aos três minutos, em cobrança de falta, houve o desvio e a bola bateu no travessão. Na sobra, Lucas Nathan afastou o perigo.

Ao contrário da primeira etapa, a Ferroviária foi para cima e pressionou ainda mais, enquanto a Lusa se manteve na defesa e buscava o contra ataque. Aos 16 minutos, o técnico Gilson Kleina fez a sua primeira alteração e escalou Daniel Costa na vaga de . A alteração tinha o objetivo melhorar os passes, para que a Lusa buscasse o segundo gol no contra-ataque.

Além dele, o zagueiro Robson, que havia caído momentos antes no gramado devido a um choque, também deixou o gramado para a entrada de Patrick. Contudo, a equipe visitante continuou pressionando e chegou a mandar a bola na trave pela segunda vez.

Contudo, a Ferroviária conseguiu marcar o gol de empate. Aos 25, a bola sobrou para Pablo Gabriel chutou rasteiro e deixou tudo igual.

Necessitando da vitória, o técnico Gilson Kleina fez as duas últimas alterações e promoveu as entradas de Gustavo Bochecha e Richard nas vagas de Marzagão e Lucas Nathan. A mudança tinha o objetivo melhorar a velocidade da equipe para buscar o segundo gol. No primeiro lance do jogo, o atacante recebeu do lado esquerdo e arriscou, mas o goleiro fez a defesa.

A Lusa teve uma grande chance de voltar a ficar na frente no marcador. Aos 46, João Victor em velocidade conseguiu mandar a bola na trave.

A Portuguesa volta a campo para a disputa do Paulistão no clássico diante do Santos, neste domingo (19), às 16h, na Vila Belmiro. Como de praxe, o embate terá a transmissão do NETLUSA.

FICHA TÉCNICA

PORTUGUESA: Thomazella, Pará, Robson (Patrick), Bruno Leonardo e Angelo; Marzagão (Gustavo Bochecha), Madison (Naldo) e Lucas Nathan (Richard); Gustavo Ramos (Daniel Costa), Paraízo e João Victor

FERROVIÁRIA: Saulo, Bernardo, Ronaldo Alves (Léo Santos), Alisson Cassiano e Kelvyn; Pablo Gabriel, Xavier e Rafael Costa (Matheus Lucas), John Kennedy e Tito (Antonio); Thonny Anderson (Matheus Galdezani).

Público: 1.963 pessoas
Renda: R$ 66.210,00

39 comentários

  1. Resultado injusto, se tivesse um vencedor teria que ser a Ferroviária, juro que nunca vi tanto jogador ruim no mesmo time como acontece na Portuguesa. É justo que esses 2 times caiam pois são os 2 mais fracos do campeonato.
    Castanheira se vc tem um mínimo de vergonha na cara entrega o cargo.

  2. Um time que não consegue ganhar do último colocado em casa não merece ficar na primeira divisão. Alguém acha que vamos ganhar do Santos e do Mirassol fora de casa, pode esquecer. A nossa luta agora é para não ficar em último e 2024 A2 novamente e sabe-se lá quantos anos levaremos para voltar se voltarmos.

  3. O segundo tempo da Portuguesa foi ridículo, pareceu time de várzea. E o nosso ataque? Medíocre!. É inacreditável ter atacantes com essa qualidade de futebol! Só na Portuguesa é que acontecem essas contratações. Se a Ferroviária tem um time melhor o que jogou no segundo tempo ganhava fácil. Parece que os dois temes morreram abraçados. E o Paraízo, não sabe dominar uma bola. E o tal de Nathan, ridículo, não constroi nada. Depois desse empate está provado não resta quase nenhuma esperança. O Castanheira tem que vir a público e explicar a montagem de um time medíocre.

  4. Me criticaram quando falei no primeiro jogo que iria cair, o time é horrível, meu Deus, é impressionante a incompetência nesse clube, time não tem qualidade não tem criação o paraíso é horroroso não consegue dominar UMA bola, resultado injusto, parabéns ao nosso presidente ditador.

    • Gilson Kleina hoje deu sua contribuição para afundar mais..

      Voltou essa ruindade de Lucas Nathan.. achou um gol e conseguiu recuar mais ainda um time que já tinha dois volantes.

      E pensar que ano passado em plena A2.. tínhamos Luan, Mancha, Giovani e Gustavo frança.
      Qualquer um deles seria melhor que essas tranqueiras.
      Daniel Costa parece que envelheceu de 10 anos do ano passado pra cá.

  5. Time de M
    Diretoria de M
    Podem esquecer. Não adianta ficar sofrendo, fazendo contas etc
    Time incompetente de mais. Se não fosse o Tomazella tinha perdido.
    Quem inventou esse tal Lucas Natan e ainda com a 10???? Animal
    Tô com o saco cheio desse time de M
    FDP todo mundo

  6. Pelo amor de Deus parem de falar que tem que colocar o Marzagão e o Daniel Costa de titulares, os 2 não tem a mínima condição de jogar uma série A1, chega dessa conversa, nós não temos nenhum jogador em condições de disputar uma primeira divisão inclusive o seu Paraizo que nesses 2 últimos jogos mais parecia uma parede do que um jogador de futebol, a bola bate e volta.

  7. Melhor fechar essa M de time e viver apenas do passado! Menos sofrimento. Os caras conseguiram estragar o meu dia, semana etc. De novo! Cansei dessa M. Fechem essa Bos de Time. Por favor!!!!!

  8. Ferroviária entrou com jogadores da base, nem isso a Portuguesa tem mais, sabe porque? Tem muitos trairas amigos de Conselheiros e Diretores que manipulam a base do clube , se servindo do prato feito…Nesse clube quem entende de futebol já morreu…Mais uma grande decepção…Melhor ficar sem jogar ou PROFISSIONALIZAR O FUTEBOL DE UMA VEZ POR TODAS….

  9. Esse elenco custa 1 milhão de reais por mês. Não dá pra acreditar…
    Será que rola uma “rachadinha” ?
    A contratação dos atacantes sem gols e a manutenção da zaga da Copa Paulista denunciavam a tragédia.
    Daniel Costa e Marzagao não são jogadores para a A1.
    O garoto Paraizo tem futuro, mas não pode ser o salvador da pátria.
    A Ferroviária merecia até vencer, portanto somos os piores !
    Pergunta: todos animados para a Copa Paulista e A2 2024 ???

  10. Sem dúvida o Castanheira é o maior culpado pela montagem desse time medíocre. Não aprendeu nada em 3 anos de mandato. Não conhece absolutamente nada de futebol. Só contrata profissionais meia boca e que nunca ganharam nada e assim também só jogadores medíocres. Pede demissão e se manda do Canindé . É muito blá blá blá na mídia mas no futebol é um fracasso total. Precisa urgentemente tomar aulas no São Bernardo, Santo André, Água Santa e muito mais. Mas acho que não vai aprender nada pois a desculpa de não ter dinheiro é crônica e é a desculpa da incompetência de nada saber de futebol. Pobre Portuguesa, QUANTOS ANOS AINDA FICARÁ NO OSTRACISMO OU SE INFELIZMENTE TER QUE FECHAR AS PORTAS.

  11. Cansado de ver técnico borra-botas ir para a retranca quando faz 1 X 0, mesmo que seja em casa contra o último colocado. Cansado e substituições de rotina todo jogo que não ajudam em nada. Este Richard entra todo jogo, é ruim demais e tem chance, garotos da base como o Misael, não. Cansado de contratações de baciada de jogadores medíocres. Cansado da dispensa de jogadores que são melhores do que os consequentemente serão contratados. Cansado do desrespeito com nossa fiel e massacrada torcida. Cansado de gente que faz esta camisa tradicional e centenária ser humilhada em um campeonato regional. Parabéns, vermes. Vocês montaram um elenco que consegue ser o pior dentre 16 times gastando mais de 1 milhão com a folha de pagamentos. O tal de Antônio, que veio da base da Ferroviária, entrou no final e fez a festa na defesa Lusa. Com um monte de jogadores de marcação deixam todo jogo o adversário chutar de fora da área várias vezes. Fora Castanheira, fora Toninho Cecílio e fora bando de pés de rato que envergonham a Portuguesa.
    P.S: Cadê aqueles que chamam quem contesta esta vergonha de corneteiros e manda “chupa” como se não estivéssemos torcendo todos pelo sucesso da Portuguesa. O problema é que somos PORTUGUESA não AB, ACC ou o raio que os partam. Queremos um time a altura da nossa tradição.

  12. Concordo em partes dos comentários mas per aí, o clube estava afundado em dívidas, leilão e penhora de taças. Se o SR CASTANHEIRA, não tivesse pego o clube e dado um tapa junto com seu pessoal de confiança nem estávamos aqui para protestar. Ele tem créditos mas a atual situação da LUSA financeramente e ruim e passamos esses maus bucados. Do jeito que está realmente e doloroso a gente assistir mas gente sem grana e bravo fazer futebol. Para verem nosso estádio estava em ruinas, sequer tinha banheiros bilheteria tinha que comprar ingresso no bar e coisa e tal. Podemos até voltar para a A 2 porém acredito que com a casa mais arrumada poderemos votar. Aqui muita gente critica porém sem apresentar soluções, acho que temos e que nos unir pois estamos se organizando de novo mas sem dinheiro fica difícil. Parem de criticar todos nós queremos uma PORTUGUESA forte mas convenhamos futebol não se faz com público de 3.500 pessoas. Do jeito que esta aí cairemos mas com organização talvez voltaremos mais fortes. Como vi nos comentários precisa pegar uma aula com ÁGUA SANTA, SÃO BERNARDO, MIRASOL, mas lembrando que esses times não tiveram diretorias amadoras como as anteriores como a nossa. O Caminho e bravo.

  13. Lendo a frustração de todos nós aqui. Acabou para mim. Já havia parado de torcer algumas vezes mas não dá. Tive um dia maravilhoso que acabou com essa merda de resultado. Fez um golzinho e foi para a retranca. Acabou para mim. Certo estão aqueles que desistiram dessa merda a muito tempo atrás. Adeus colegas lusitanos de sofrimento

  14. De vdd hoje morremos abraçados Lusa e ferroviária….. os 2 piores times da competição sem sombra de dúvidas.
    Time horroroso jogadores medíocres…. e infelizmente o único que pode se salvar está em uma fogueira lascada Paraíso bom jogador esforçado, porém não pode ser o cara da responsabilidade a nós salvar, ainda precisa ser lapidado melhorar fundamentos como domínio e por aí vai ….. já outros esquecem vão se profissionalizar em outras áreas alguém enganou vcs que sabem jogar futebol…. pqp

    Caímos hoje !

  15. Com este resultado de ontem, voltamos para onde não deveríamos ter saído: séria A2. A verdade é que a Lusa não consegue sequer ser um Água Santa, Ituano ou Sao Bento. Hoje o clube está mais para ser um Juventus, Lusa Santista, Primavera ou Rio Claro. A torcida terá que se conformar em viver de A2 e Copa Paulista, por enquanto.

  16. LUSA de grandes times como 1960/61 – 1964 – 1967 – 1971 -1973 – 1974/5 – 1981/2/3/4/5 -1995/6/7/8 – 2011 sem contar 1951/2/5 e hoje vemos esta merda de time q só faz a gente passar nervoso e vergonha , futebol é coisa séria não é brincadeira seu TC,ACC, e todas as tranqueiras q temos no time, meche muito com o torcedor, quem toma conta do futebol tem que ter mais responsabilidade dizer q falta dinheiro com uma folha de R$ 1.000.000,00 em salário para jogadores, e São Bernardo, São Bento e outros times q estão bem colocados tem essa folha de pagamento, não, portanto isso não é desculpa, porque não colocam Hudson,Misael e outros garotos da base para jogar, não tem empresário é isso, por favor ACC ,já escrevi aqui q o senhor está tirando a LUSA do buraco administrativamente, mas no futebol q é o carro chefe deste clube o sr. está afundando novamente, terminando este campeonato, demita toda comissão técnica,TC e 95% destes jogadores fique com quem tem raça,mesmo q não seja muito técnico , entregue o Departamento de futebol, para quem entenda e faça a torcida ser feliz e não triste e desiludida como nos dias de hoje.

  17. A torcida está certa em criticar e xingar, além de pedir para trocar tudo e todos, pois todos torcemos pelo mesmo time. Porém, após as emoções baixarem, temos que separar alho de bugalhos. Sem dúvida, Castanheira tem o mérito de arrumar a casa falida, deteriorada e em ruínas. Se ele sair, tenho certeza que voltaremos a um passado não tão distante. Pois, não me parece que temos alguém melhor do que ele. Por outro lado, é verdade que por não entender de futebol, entregou o time nas mãos de um pseudo diretor profissional. ACC ou qq presidente tem que validar contratações após exame minucioso de dados. TC contrata por DVD. Voltando ao jogo, sempre disse que Marzagão, Tauã, DC, Mancha etc n tem futebol de A1. Se tivessem, já estariam nela. No gol, Marzagão estava sozinho e cabeceou a bola pra frente da área, onde deveria estar pra cobrir o espaço. Bruno Leonardo e Robson são medonhos desde que chegaram pra ser reservas na Copa Paulista. Paraízo não tem futuro nenhum – não para uma bola, não agride, não marca, se esconde. Pará, assim como L Ricardo e DC, joga meio tempo. Das demais contratações por DVD se salva o João Vitor pra ser banco. Os demais, sem dúvida, são piores dos que os que estavam na A2, logo…Mesmo assim, ainda torcerei até o fim, pois a competição entre os horríveis times de futebol é grande (Santos, São Bento, Ituano, Guarani, Mirassol, Inter etc.). E que após esse sofrimento, ACC demita TC e assuma, junto com o diretoire de futebol a sua responsabilidade e incompetência para o futebol.

  18. Vamos reagir e ganhar todos os jogos ainda que nos restam – só no sonho.
    Que pena nossa querida Lusa não sai do lugar a tanto tempo, estamos encalhados na copa paulista, agora só uma milagre pra livrar-nos da A-2.
    Pior de tudo que já são vários anos e não aparece uma alma viva competente pra dirigir esse clube ?

  19. Ganhamos a Copa Paulista em 2020, fracassamos na série D 21. Ganhamos a A2 ano passado, estamos fracassando novamente. Um dia, a Portuguesa voltará a ser grande. Desta vez estamos perdendo na bola, se isto serve de consolo.

  20. Bom dia Carlos Eduardo.
    Bom dia a todos (as)
    Até concordo com algumas coisas que você escreveu, mas a solução está bem mais perto do que parece.

    A Portuguesa sempre foi um dos principais clubes reveladores de talentos deste país. Mas não sei por qual motivo abandonaram esse projeto.

    Podem falar que isso custa dinheiro, mas o fato é que, para um projeto desses existe patrocínio e dá muito retorno.

    Numa hora em que eu tiver tempo e paciência vou relatar aqui algumas situações que eu mesmo vivenciei dentro do clube, pra mostrar a incompetência e a má vontade dos nossos dirigentes.

    Acompanho a LUSA desde 1972.
    Estive na inauguração do Canindé.
    Assisti centenas de jogos nos estádios e lhes asseguro que só estamos nesta situação graças a incompetência e a ganância de dirigentes que aos poucos foram destruindo o nosso clube e a nossa história.

    Desde o Sr Arnaldo que acabou com o nosso quadro associativo, passando por Casado que não explicou várias transações feitas com inúmeros craques da década de 90, até as atrocidades cometidas pelo sr Da Lupa, tido como o Rei dos rebaixamentos. Depois deste verme é só tristeza. A Barcelusa foi um evento à parte, tipo obra do acaso. Mas foi a chance que tivemos de ressurgir de vez, mas de novo por mera incompetência voltamos pra estaca zero.

    A venda da vaga no brasileiro em 2013 é imperdoável.

    Porque quando uma agremiação se permite ser chamada de “VENDIDA”, ela cria um estigma maligno e irreversível. E é este mal que estamos pagando até hoje e infelizmente pra nós torcedores é quase impossível se reverter isso.

    A merda é que, quem sofre de verdade com tudo isso, somos nós torcedores, que somos os menos culpados.

    Enfim, como diria Raulzito… Entrar pra história é com vocês!!!

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here