Portuguesa é eliminada da Copa Paulista 2023 nas quartas de final
Foto: Divulgação/Portuguesa

A Portuguesa vai a campo para a sua nona participação na Copa Paulista neste sábado (15), quando enfrenta o Juventus, às 15h, na Rua Javari. A Rubro-Verde, que participou pela primeira vez na competição em 2004 com um time B e tem disputado o torneio estadual regularmente desde 2017 conta com um retrospecto positivo na competição.

+ Lusa está próxima de oficializar a contratação do atacante Iruan

De acordo com o historiador Sergio Luiz Henriques, do Museu Histórico da Portuguesa, a equipe verde encarnada soma 49 vitórias, 30 empates e 23 derrotas nos 102 jogos disputados. Além disso, a Lusa marcou 144 gols e sofreu 93, além de ter sido campeão em uma única oportunidade, em 2020.

Além disso, em quatro edições, a Portuguesa teve em seu plantel o artilheiro da competição. O primeiro foi Guilherme Queiroz, hoje no Brusque-SC, em 2017, com 14 gols. O segundo foi Adilson Bahia (Barra-SC), com oito tentos. Por fim, Caio Mancha (Hercílio Luz-SC), foi o artilheiro da competição nos anos de 2021 e 2022, com seis e oito gols marcados, respectivamente.


Os jogadores lusos que mais vezes defenderam a Portuguesa na Copa Paulista foram Jonatas Paulista, entre 2017 e 2019, com 42 jogos; seguido por Tauã, emprestado pela Lusa ao Londrina, com 35 partidas; e Luizinho (atuou entre 2017 e 2019) e Marzagão, ambos com 32 partidas.

Sobre a Copa Paulista

A Copa Paulista é um torneio disputado quase que de forma ininterrupta desde o ano de 1999, e teve vários nomes como Copa Estado de São Paulo, Copa Coca Cola, Copa Estado de São Paulo, Copa FPF e o atual. Por vários anos, era uma competição em que só podiam participar equipes paulistas excluindo-se os cinco times grandes (Portuguesa, Santos, São Paulo, Corinthians e Palmeiras) e as duas equipes de Campinas: Guarani e Ponte Preta.

Entretanto, mudou a partir do ano de 2004 quando qualquer time das séries A1, A2 e A3 que quisesse podia disputar. A partir do ano seguinte, o torneio passou a conceder uma vaga para a Série D do Brasileiro e outra para a Copa do Brasil.

A Portuguesa estreou nesse torneio em 2004. Na ocasião, a Rubro-Verde escalou um time B para o torneio. Contudo, em razão do time luso ter sido eliminado precocemente do Campeonato Brasileiro da Série B, decidiu disputar a Copa Paulista com o time principal. Estreou no Canindé contra o Mirassol, venceu por 6 a 1. Inclusive, esta foi a maior goleada da Lusa nesse torneio.

A partir do momento em que ficou sem divisão nacional, em 2017, a Lusa passou a encarar esse torneio como uma forma de voltar ao cenário futebolístico brasileiro e disputou todas as edições seguintes.

A partida entre Portuguesa e Juventus terá a transmissão do NETLUSA (sem imagens) com narração de Gomão Ribeiro e comentários de João Geraldes.

12 comentários

  1. Aqui na netlusa está concentrada 100 % de haters que odeiam nossa Lusa, tudo está errado, todo jogador é ruim, tudo vai mal, bando de gente odiosa.
    estou cancelando minha inscrição, me faz mal tanto imbecil junto, tchau seus manezoes, tudo portuga mal amado

  2. Antes time grande não participava e agora já faz muitos anos que a Portuguesa se apequenou, por isso que a próxima será Paulista Cup e estaremos lá. Enquanto isso, chegando mais um contratado para compor o Depto. Médico do clube. O presidente então, deve estar lá pelos lados do Morumba tentando obter empréstimo de sub 20. Atenção!! Copa do Brasil da um caminhão de dinheiro a cada fase. Acordem dirigentes, chega de sueca, dominó, dancinha folclórica e vinho, vamos trabalhar, não atingiram as metas ainda! RH manda metade embora.

  3. Kd a turminha do vamos apoiar??? Que é feliz na base do pão com água??? Já compraram ingressos??? Boralá verdadeiros torcedores da Lusa!!! Aki só tem corneteiros, ninguém ajuda, querem o fim do clube…etc…etc…etc!!! Ñ esqueçam de levar na Javari a portuguesada da V. Maria…aquela lembrada por excelência por OTD.

      • As previsões do Luiz deu bom, SANTOS FDP FORA DO G4. Irmãozinho Luiz Gustavo profetize a ida do Castanheira à Mirasol pra fazer estágio de como se faz futebol, mas avise: Sem pau mandado, turminha dos paga pau e principalmente a portuguesada que colocou ele no clube…..os da V.Maria!!! Tá ouvindo aí no inferno LUPA TRAIDOR.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here