Portuguesa busca encerrar jejum de quatro anos contra o Botafogo

Lusa tem vantagem no retrospecto geral, mas não vence o clube de Ribeirão Preto há quatro temporadas

11
Foto: Celio Messias/Ag. Paulistão

A Portuguesa vai a campo contra o Botafogo de Ribeirão Preto neste sábado (1), às 16h, na Mercado Livre Arena Pacaembu, pela sexta rodada do Paulistão em um confronto repleto de história. As equipes já se enfrentaram 105 vezes, e o retrospecto é favorável à Lusa, que soma 46 vitórias, 23 empates e 36 derrotas. O saldo de gols também é positivo para os rubro-verdes: 168 marcados e 146 sofridos. As informações são do historiador Sergio Luiz Henriques, do Museu Histórico da Portuguesa.

+ Bourgeois e Cauan divergem sobre objetivos da Portuguesa

A primeira partida entre os clubes aconteceu em 1955, em um amistoso no antigo estádio Luís Pereira, onde o time de Ribeirão Preto venceu por 2 a 1. Curiosamente, o placar do último encontro entre as equipes, ocorrido no ano passado no estádio Santa Cruz, foi o mesmo, novamente com derrota lusitana.

A maior goleada da Lusa contra o Botafogo aconteceu em 1958, no estádio da Ilha da Madeira, onde os rubro-verdes aplicaram um contundente 8 a 2. Já as maiores derrotas aconteceram em 1962, no estádio Luís Pereira, e em 2016, no Canindé, ambas por 5 a 0.

Receba as notícias da Portuguesa de GRAÇA no seu WhatsApp!
Siga o canal do NETLUSA agora mesmo!


Apesar da vantagem histórica, a Portuguesa não vence o adversário há quatro anos. O último triunfo ocorreu em 2021, no Canindé, quando a Lusa venceu por 2 a 1, pelo jogo de ida da semifinal da Copa Paulista. Desde então, as equipes se enfrentaram em três oportunidades, com três derrotas lusitanas: 3 a 1, pela partida de volta da mesma semifinal, em 2021, 2 a 0, pelo Paulistão de 2023, e 2 a 1, pelo Paulistão do último ano.

Agora, os rubro-verdes tentam encerrar esse jejum atuando na Mercado Livre Arena Pacaembu, estádio onde o retrospecto contra o rival é amplamente favorável: em 12 partidas, foram oito vitórias, dois empates e apenas duas derrotas. O último confronto entre Portuguesa e Botafogo no estádio aconteceu em 1989, com goleada da Lusa, por 6 a 0. O time de Ribeirão Preto, por sua vez, não vence a equipe paulistana nesse estádio desde 1977, quando fez 3 a 1 pelo Campeonato Paulista.

Individualmente, Silvio é o maior artilheiro da Lusa no clássico, com 11 gols, enquanto Ditão é o jogador que mais vestiu a camisa rubro-verde nesse duelo, com 21 partidas disputadas.

A partida entre Portuguesa e Botafogo terá a transmissão do NETLUSA pelo YouTube (apenas áudio).


guest
11 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários